Arroz Selvagem com Espargos e Manga

O arroz selvagem com espargos e manga é uma receita vegana muito fácil e rápida de fazer, que pode usar para complementar outros pratos ou simplesmente servir de refeição para almoço ou jantar para os dias de verão.

arroz selvagem com espargos e manga
Créditos de fotografia cozinha travessa

Ingredientes

1 chávena de arroz selvagem e outra de arroz branco
2 litros de água
2 chávenas bem cheias de arroz branco pronto
6 espargos (usei dos congelados)
1 manga média
Cebola e alho picado
Cebolinha picada
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

Preparação:

Coloque ao lume a água até ferver e junte-lhe a chávena de arroz selvagem.

Quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Escorra e reserve.

Corte os espargos com uns 2 cm de espessura e a manga em cubos. Reserve.

Numa panela coloque o azeite, a cebola e o alho picados. Deixe refogar e misture os dois tipos de arroz: o selvagem e o normal (que já deve estar pronto). Adicione os espargos e os cubos de manga, adicione a cebolinha picada e está pronto.

Rendimento: 4 porções

O que é o arroz selvagem?

Oficialmente, este produto não é de facto um arroz, mas sim um tipo de erva aquática, bastante consumido entre os indígenas da América do Norte. Há também uma espécie originária da China, onde se consome o caule do arroz selvagem como se fosse um vegetal.

O arroz selvagem é cultivado em ambientes semi-aquáticos, normalmente em lagos rasos ou nas beiradas de rios de pouca movimentação. Por isso, e também por ainda ser um produto pouco consumido, o arroz selvagem tende a ter um custo mais elevado que o arroz branco ou o integral.

Mesmo assim, suas propriedades nutricionais são equivalentes às de outros grãos integrais e por isso é uma ótima alternativa para quem opta por refeições saudáveis.

Benefícios do arroz selvagem

O arroz selvagem é rico em proteínas, em aminoácido lisina e fibras, com baixo teor de gordura. assim como os outros tipos de arroz, é isento de glúten.

É ainda boa fonte de fósforo e potássio, e das vitaminas, como a tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3).

O arroz selvagem possui altas doses de vitaminas A, C e E, compostos essenciais para nossa saúde, que colaboram com um sistema imunológico forte e saudável.

O nível de antioxidantes chega a ser até 30 vezes maior que o do arroz branco e isso pode ajudar na prevenção de alguns tipos doenças crónicas.

Juntamente com o facto de que o arroz selvagem possui menos calorias que o arroz branco ou integral, fazem deste alimento um excelente aliado para quem deseja emagrecer com saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.