Riboflavina, também conhecida como vitamina B2, faz parte da família das vitaminas do complexo B e desempenha um papel muito importante na produção de energia, ajudando na conversão dos hidratos de carbono em glicose, que alimenta muitas funções do organismo.
Acção
A vitamina B2 é uma vitamina solúvel em água que o corpo humano precisa de uma dosagem diária uma vez que não é capaz de ser armazenada no corpo. Ela desempenha um papel importante na produção de energia e representa um nutriente essencial a dieta. Uma vez que desempenha ainda um papel activo na cadeia de transporte de elétrons para produção de energia celular. Além disso, ajuda no processamento de aminoácidos e gorduras. Pode ainda servir como um antioxidante, pois auxilia no atraso do ritmo de envelhecimento.
Principais alimentos
Felizmente, a vitamina B2 não é perdida durante a sua confecção, ao contrário de muitas outras vitaminas. No entanto, ela é destruído pela luz forte e bicarbonato de sódio.
Vitamina B2 podem ser encontradas em diversas fontes alimentares, embora normalmente em quantidades pouco significativas. As fontes mais importantes de riboflavina são produtos lácteos, levedura de cerveja , soja, e fígado. No entanto algumas das suas fontes incluem nas ostras, carnes magras, cogumelos, brócolos, abacate e salmão. Alguns peixes oleosos, incluindo cavala, enguia e arenque também são ricas fontes de riboflavina.
Na lista inclui-se também os ovos, marisco, arroz selvagem, ervilhas secas, milho, sementes de girassol e feijão para adicionar B2 em sua dieta. Os vegetais folhosos verdes escuro, como couve, espargos e espinafre, produtos integrais e cogumelos também são ricos em riboflavina. Repolho, cenouras, maçãs, figos e bagas têm um nível comparativamente baixo de vitamina B2.
Défices de vitamina B2
A falta de riboflavina compromete o bom funcionamento do metabolismo dos hidratos de carbono, lipídos e proteínas, uma vez que esta vitamina é essencial para completar os seu metabolismo.
A deficiência de riboflavina manifesta principalmente como lesões de pele, especialmente sobre a língua e em torno dos cantos da boca, alguns destes sintomas incluem olhos vermelhos, alta sensibilidade à luz, lábios ressequidos, inflamação na boca e aftas. Mas outros sintomas mas comuns incluem cabelos opacos ou de tendência oleosa, rugas prematuras, e unhas quebradiças. A deficiência de riboflavina pode resultar em mau funcionamento das glândulas supra-renais, que por sua vez tem por consequência condições como anemia, fadiga crónica e desenvolvimento de cataratas.
Se não for tratada, pode levar a um inchaço da língua, caspa, dermatite seborreica, e até mesmo a diminuição da função nervosa. Tonturas, perda de cabelo, perda de sono, má digestão.
Principais benefícios
A riboflavina tem um papel fundamental a desempenhar na manutenção da saúde humana em geral.
Ajuda na produção de energia desempenhando um papel importante na produção de energia celular, através da activação no metabolismo de gorduras, hidratos e proteínas.
A vitamina B2 é essencial para a formação de novos glóbulos vermelhos, o que aumenta a circulação sanguínea e oxigenação de vários sistemas de organismo. Também ajuda no sistema imunitário através da produção de anticorpos aumentando as suas reservas e reforçando assim o sistema de defesa contra infecções.
A riboflavina é muito importante para assegurar o crescimento e desenvolvimento adequado dos órgãos reprodutivos, e o crescimento dos tecidos do corpo, como a pele, tecido conjuntivo, olhos, mucosas, sistema nervoso e do sistema imunitário. Além disso, garante também uma pele saudável, unhas e o crescimento do cabelo.
Acção preventiva
A vitamina B2 pode ajudar a prevenir muitas doenças comuns, como dores de cabeça, enxaqueca, cataratas, acne, dermatite, artrite reumatóide e eczema. Pode ainda ajudar a regular a atividade da tireóide e desempenha um papel importante para a visão, garantindo córneas saudáveis e visão perfeita e do sistema digestivo através da manutenção e equilíbrio nas membranas da mucosas.
Ajuda na absorção de minerais, como o ferro, ácido fólico e outras vitaminas, tais como B1, B3, B6 e desempenha um papel importante na reparação de tecidos, na cicatrização de feridas e outras lesões que podem levar um longo período de tempo para se recuperar na totalmente.
Nota: Lembre-se de ter uma dieta saudável e equilibrada para garantir o fornecimento diário de riboflavina, uma vez que organismo necessita desta vitamina para a sua funcionalidade e manutenção.
A sua saúde agradece….