Vitamina B9 ou Ácido fólico

O ácido fólico, também conhecido como folacina ou vitamina B9, faz parta das vitaminas do complexo B. É encontrado em vísceras de animais, folhagens verdes, legumes, frutas secas e grãos integrais. No organismo, possui um papel fundamental na formação de proteínas estruturais da hemoglobina e prevenção de defeitos de formação fetal durante a gravidez.

Esta vitamina degrada-se com facilidade em alimentos conservados em temperatura ambiente e quando submetido a altas temperaturas. Por pertencer à família de vitaminas solúveis em água, como as suas “irmãs” do complexo B. Torna-se necessário incluir esta vitamina no seu plano alimentar diário para que o organismo a possa utilizar para funções essenciais ao bom funcionamento e quando ingerida em valor excedente é excretada através da urina. 

Acção

O ácido fólico é a forma sintética desta vitamina e é a molécula mãe de várias moléculas derivadas denominadas de folatos. O ácido fólico é uma molécula muito estável e com elevada actividade biológica. Os folatos ocorrem naturalmente sob a forma de ácido tetrahidrofólico, com actividade biológica variável.

O folato atua como coenzima em várias reações metabólicas e desempenha um papel importante no metabolismo dos aminoácidos. Participa também na síntese de ácidos nucleicos (moléculas que transportam a informação genética nas células), assim como na formação da células sanguíneas e de alguns dos constituintes do tecido nervoso. Esta vitamina é essencial para o desenvolvimento e bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea.

Quando associado com outras vitaminas do complexo B (em especial, a vitamina B12 e a Biotina- B7) e a vitamina C, sua absorção é mais eficiente.

Já substâncias como nicotina, cafeína, antiácidos, laxantes, anticoncepcionais, antibióticos e quimioterapia, sua absorção diminui.

Principais alimentos

Para tornar a sua alimentação rica ácido fólico, deve-se incluir alimentos como fígado e rim, estes são uma grande fonte de vitamina B9, mas existem ainda outras boas fontes dessa vitamina como os vegetais verdes, queijo e cogumelos. Feijão, legumes, levedura de cerveja, soja, feijão branco, feijão-frade, agrião, grão, espargos, espinafres, couve-lombarda, favas, couves-bruxelas, gema de ovo, lentilhas, beterraba, brócolos, couve-flor, ervilhas, arroz integral, e em frutas temos, as laranjas e bananas. 

ácido fólico

Défice de vitamina B9

Os sintomas iniciais da deficiência de folato podem incluir cansaço, irritabilidade e anorexia (perda de apetite). A deficiência grave pode resultar no aparecimento de anemia megaloblástica (caracterizada por glóbulos vermelhos e brancos grandes e imaturos).

Os sintomas comuns de uma deficiência crónica de folato são fadiga e apatia. Nas crianças podem ocorrer atrasos no desenvolvimento. A deficiência de folatos tem também sido associada a problemas neurológicos, como demência, paranóia, depressão e perda de memória.

Além dos mencionados acima, uma deficiência de vitamina B9, também pode levar a problemas graves, como palpitações cardíacas, defeitos de nascimento, osteoporose, cancro do intestino e leucopenia. Além disso, está também relatada deficiência desta vitamina em pacientes com problema de esterilidade e infertilidade. 

Principais benefícios

Os benefícios para a saúde do ácido fólico, incluem a prevenção de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, cancro e defeitos de nascimento durante a gravidez. Ela também ajuda a construir músculos, formação de hemoglobina, e até mesmo proporciona alívio de distúrbios mentais e emocionais.

A vitamina B9 é uma ferramenta importante para melhorar o funcionamento do coração. Fá-lo através da remoção de homocisteína, que é uma das principais causas de ataques cardíacos em idade precoce. Controla o nível de deposição do colesterol no coração, assegurando assim que o sistema cardiovascular esteja a salvo de vários distúrbios.acidofolico_b9

Além de causar ataques cardíacos, homocisteína também é responsável por causar derrames, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos, aumentando assim a probabilidade de fracturas frequentes. A vitamina B9, como mencionado antes, ajuda a controlar a quantidade deste produto químico no organismo e reduz o receio de sofrer um acidente vascular cerebral.

Acção preventiva

A vitamina B9 é considerada um componente essencial para a redução da ocorrência de cancro. Incluindo o cancro do colo do útero, cancro do cólon e cancro do pulmão. Assim, Por isso é recomendação médica para estes casos incluir esta vitamina em quantidades suficientes em dieta diária.

O ácido fólico, é uma das mais importantes vitaminas para a gravidez ou para a mulher que pensa engravidar. Benéfica, especialmente durante a etapa da gestação, dai que seja imprescindível na dieta diária de toda a grávida.

Ajuda também a produzir células sanguíneas adicionais e é crucial para o rápido crescimento, tanto da placenta como do feto. Esta vitamina torna-se importante para limitar defeitos de gestação durante a gravidez e no nascimento de uma criança.

O ácido fólico é uma vitamina B que ajuda a prevenir os defeitos da medula espinhal e o cérebro, chamados “defeitos do tubo neural” (DTN), tais como a espinha bífida ou a anencefalia (falta de cérebro).. Assim , a vitamina B9 efetivamente melhora as chances de dar à luz uma criança saudável.

Para o desporto

A vitamina B9 é considerada como sendo um componente de construção do músculo, uma vez que ajuda no crescimento e manutenção dos tecidos musculares.

Esta vitamina é essencial na formação dos glóbulos vermelhos. torna-se responsável por melhorar os nível de hemoglobina no corpo humano. A hemoglobina ajuda na transferência de oxigénio das células, órgãos e sistemas necessário para um bom funcionamento. 

Além disso, contribui para a construção e reparação de células da pele no corpo humano. A vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, têm assim um papel importante na renovação celular. 

É ainda considerada uma coenzima, que funciona de forma eficaz, em associação com as enzimas para realizar actividades importante do corpo, como a síntese de ADN.

A vitamina B9 é útil no tratamento de vários distúrbios mentais e emocionais. Como por exemplo, no tratamento de ansiedade e depressão.

Recomendação

A recomendação para a ingestão diária de folato para um adulto é de 3,1 mcg/kg de peso corpóreo. A ingestão nessa quantidade proporciona um armazenamento suficiente para prevenir a deficiência por 3 a 4 meses, mesmo após que a ingestão de folato seja correspondente a zero.

Segundo a recomendação de ingestão dietética norte-americana (National Academy of Science), uma quantidade de 400 mcg/dia de folato dietético equivalente (DFE) seria o suficiente para a população adulta de qualquer género.

No entanto o “Centers for Disease Control” (CDC), recomenda que no, período periconcepcional (correspondente a 28 dias antes da concepção até o segundo período de falha menstrual), o uso de suplementação extra de 0,4 a 0,8 mg/dia de ácido fólico para mulheres em idade fértil que não tiveram filhos anteriormente com defeito do tubo neural, e de 4 mg/dia para gestantes que apresentarem antecedentes de defeito do tubo neural, para prevenção adequada da recorrência desta malformação, segundo recomendações também da Academia Americana de Pediatria.

Advertencia

O excesso de folato é excretado pelos rins, porém, parte pode ser armazenada no organismo, principalmente pelo fígado. Há relatos de casos raros de hipersensibilidade ao folato em doses habituais de 1 a 10 mg/dia, com aparecimento de febre, urticária, prurido e insuficiência respiratória.

O alcoolismo é uma das situações que predispõe carência de folato dado que diminui a absorção e aumenta a excreção desta vitamina.

Suplementos alimentares de ácido fólico que ofereçam uma quantidade mínima de 350 mcg podem interferir com a absorção de zinco.

Nota: A vitamina B6 é uma das vitaminas mais importantes para a manutenção do seu estado de saúde mental e fisico, é essencial incluir esta vitamina em seu plano alimentar, não pode deve ser deixada de fora de uma dieta saudável !

A sua saúde agradece…

1 COMENTÁRIO

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.