Sabia que…. o abacate também é chamado «pera jacaré» por causa da sua forma de pêra e pele verde?

A maioria das pessoas não conhece ou pensa que o abacate é um alimento gorduroso e por isso faz mal, mas não é bem assim.

O abacate é originário do centro-sul do México, algures entre o ano 7000 e 5000 a.C. os arqueólogos no Peru descobriram sementes de abacate enterradas em sepulturas Incas datadas de 750 a.C.

O seu nome é derivado da palavra asteca «Ahuacuatl», que significa «árvore testículo». O significado tem origem na forma do fruto e supõem-se que tenha qualidades afrodisíacas. Existem mais de 500 variedades de abacates em todo o mundo.

Principais tipos de abacate

abacates

Por que razão deve comer Abacate

O abacate contém dois tipos de gordura insaturada (mono e poli-insaturada), que ajudam a controlar os níveis de triglicéridos e colesterol presentes no sangue, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

É ainda rico em proteína, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitamina E que previne o dano celular, e K.

São igualmente ricos noutros nutrientes e químicos vegetais como beta-sitosterol, um fitoquímico que contém propriedades que reduzem o colesterol e pode ajudar a reduzir o tamanho da glândula da próstata e inibe o crescimento o crescimento do cancro da próstata. Com luteína, um fitoquímico que ajuda a combater a degeneração macular.

Com carotenoides, que ajudam o corpo a absorver nutrientes solúveis em gordura e protegem contra o cancro,  problemas oculares e doença cardíaca.

Além disso é rico em ómega 9, que aumenta o HDL (bom colesterol), e redução do LDL (mau colesterol) enquanto, ao mesmo tempo, auxilia o metabolismo da glicose reduzindo assim a resistência à insulina. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, regenera tecidos e melhora a circulação sanguínea, combatendo o envelhecimento precoce.

O abacate também é rico em fibras que auxiliam no trânsito intestinal, melhoram o processo de digestão e aumentam a sensação de saciedade.

Outras propriedades benéficas para a saúde

Estudos laboratoriais efectuados em tecidos gengivas humanas revelaram que o abacate ajudava a reduzir a ocorrência de gengivites  e outras doenças periodontais.

Um estudo de 2001 publicado no journal of Dermatology revelou que um creme contendo vitamina B12 e óleo de abacate mantinha as erupções da psoríase afastadas por mais tempo quando comparadas com cremes à base de vitamina D.

Um estudo aleatório realizado em humanos revelou que os indivíduos diabéticos que consumiam uma dieta rica e gordura monoinsaturada, principalmente constituída por abacates, conseguiam ter um controlo muito melhor da glicose e dos triglicéridos no sangue, comparado com os indivíduos que consumiam um adieta com baixo teor de gordura e rica em cardoidratos.

Dicas e sugestões

Como escolher?

escolher_abacate

  • Os abacates maduros devem ser mantidos no frigorífico
  • Se for comprado verde, pode embrulho-lo em papel escuro até ficar maduro, ou conservá-lo à temperatura ambiente alguns dias.
  • corte o abacate ao comprimento e torça pra separar as duas metades. Para remover o caroço, espete-lhe uma faca e torça. Para remover a polpa, escave com uma colher.
  • Se o abacate não for consumido de imediato, adicione-lhe limão para não escurecer.
  • Coloque cubos de abacate nas saladas
  • Corte em fatias e coloque em sandes ou em bolachas crackers com queijo.
  • Espalhe no pão como substituto dia manteiga ou maionese.

Receita

Guacamole saudável, rápido e fácil de fazer;

Ingredientes
3-4 Abacates,
1 Pequeno molho de coentros, picados finamente
2 Tomates, cortados em cubos guacamole
2 Dentes de alho, picados finamente
1 Cebola média, picada finamente
1 Colher de sopa de suco de limão
Sal, q.b.

Como fazer guacamole saudável
Retire todo o miolo dos abacates, removendo a casca e o caroço. Use um garfo para amassar levemente em uma tigela de tamanho médio.

Adicione a cebola, alho, coentro, suco de limão e sal; misture bem.

Adicione os tomates em cubos e misture tudo uma última vez, ate obter uma consistência homogênea.

O guacamole é um complemento muito saudável para muitos pratos, sanduíches, burritos, tacos, hamburgueres, uma tigela de feijão ou um lado de batatas fritas sendo apenas algumas das idéias mais populares.

Guacamole  – Informação nutricional
Tamanho da dose 135 g, ou cerca de 1/8 da receita acima.
Calorias: 150
Gorduras totais 13 g
Gordura Saturada: 1,8 g
Colesterol: 0 mg
Sódio: 27 mg
Carboidratos Totais 10,2 g
Fibra Dietética: 6,6 g
Açúcares: 2 g
Proteína: 2,3 g

Adicione abacate à sua alimentação e aproveite todo os seus benefícios !

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.