A salada de arroz vermelho é uma receita vegana muito fácil de fazer, que pode usar para complementar outros pratos ou simplesmente servir de refeição.Arroz vermelho é o que é conhecido como “koji” em Japonês, que significa “grão ou feijão coberto com uma cultura de bolor”. Adquire a sua cor ao ser cultivado com o bolor de Monascus purpureus.
Ingredientes
Para o arroz:
150 g de arroz vermelho
2 dentes de alho finamente picados
1 folha de louro
Agua dos legumes cozidos
Azeite, sal e pimenta a gosto
Para a salada:
150 g de cogumelos 100 g de cogumelos frescos
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
30 g de castanhas cozidas 1 molho de espargos cozidos
Preparação
Arroz:
Coza num tacho as castanhas e espargos, e aproveite a água para cozer o arroz.
Num tacho com azeite aquecido doure o alho e acrescente em seguida o arroz. Deixe apurar por 2 minutos e acrescente metade da água quente dos legumes que cozeu. Levante fervura, abaixe o lume e cozinhe sem tampa. Acrescente água quente aos poucos até que o arroz atinja o ponto “al dente”.
Salada:
Em um tacho com azeite aquecido doure o alho e em seguida a cebola picada. Acrescente os cogumelos e as castanhas. verifique os temperos. Reserve.
Salteie os legumes em uma frigideira com azeite. Misture tudo, tempere com sal e pimenta. Reserve.
Coloque num prato uma porção do arroz e ao meio os legumes. Decore com ervas frescas e mais castanhas. Ao servir, regue com um fio de azeite, se quiser.
Rendimento: 8 porções
Sugestões
Pode fazer as suas variedades, em vez de cogumelos por que não espinafres, couve brócolos..
Benefícios do Arroz vermelho
O arroz vermelho, ao fazer parte da uma dieta regular, promove a melhoria das funções intestinais e digestivas, evitando entre outras alterações gastrointestinais, o inchaço. Ainda possui duas vezes mais zinco e cinco vezes mais ferro do que o tradicional arroz branco.
Bom apetite!..