Arroz Basmati Verde

O arroz basmati verde é uma receita vegana muito fácil e rápida de fazer, que pode usar para complementar outros pratos ou simplesmente servir de refeição para almoço ou jantar para os dias de verão.

Com legumes cozidos ao vapor que preservam todas as qualidades nutricionais do alimento

Ingredientes

Arroz basmati cozido
Brócolos
Ervilhas frescas
Abóbora
Curgete
Gengibre
Camarão (em caso da opção vegan, retirar)
Noz moscada q.b
1/2 cebola
Azeite

Preparação

Cozinhe os brócolos, as ervilhas curgete e a abóbora aos quadradinhos, ao vapor.

Dica: Como fazer legumes ao vapor facilmente,

Uma forma muito simples de fazer os legumes ao vapor, e depois de partir os legumes colocar num recipiente de vidro com 2 colheres de sopa de água, tapar com película transparente aderente e levar ao microondas por 3 mim.

Terá legumes cozidos, al dente mas preservando todas as suas qualidades nutricionais de uma forma rápida e fácil.

Veja como fazer.

Depois de cozido os legumes ao vapor. Aloure meia cebola com um fio de azeite e junte os  camarões e depois de cozinhados, os legumes ao vapor.

Junte gengibre ralado e noz de moscada e pimenta, que vai dar intensidade ao arroz. Regue com um fio de azeite, misture tudo e é só servir.

Arroz basmati

O arroz é um alimento composto, sobretudo, por hidratos de carbono. E diz a regra que a versão integral dos produtos em que este macronutriente é predominante é sempre a melhor, porque é mais nutritiva e nos deixa sem fome durante mais tempo.

Mas existem vários tipos de arroz, é quais as diferenças?

Temos o arroz branco que podem ser, carolino, agulha ou ainda o basmati, integral, vermelho.

Arroz Integral ou basmati?

A maior diferença do arroz branco para o integral, está essencialmente na diferença em fibra, no indicie glicérico e na sua confecção, ou seja, o tempo de cozedura. Sendo o arroz integral, mais demorado para cozer, e não tem um sabor muito apelativo. Mas é referenciado como um dos mais saudável.

Mas apesar de o arroz integral ser mais nutritivo “uma vez que apenas lhe é retirada a casca e não é polido, preservando a película que envolve o gérmen onde estão presentes as fibras”, o arroz basmati é” também bastante rico em fibra”.

O basmati tem menor índice glicémico, inibindo picos de glicémia [açúcar] constantes e evitando picos de fome. Ou seja, deixa-nos mais saciados e não sentimos a necessidade de estar sempre a comer.

Em 100 gramas de arroz basmati estão presentes 120 calorias, das quais 85% são hidratos de carbono. Em 100 gramas de arroz integral, estão presentes 110 calorias, das quais 86% são hidrato de carbono. Por outro lado, o arroz integral tem apenas 2,32 gramas de proteína por cem gramas, enquanto o basmati tem 3,52.

Resumindo: o arroz basmati consegue ser, em simultâneo, saboroso, rápido de cozinhar, ficar sempre soltinho e, mesmo assim, ser rico em fibra e ter um baixo índice glicémico, que é a principal característica que torna os produtos integrais mais saudáveis.

arroz basmati verde

Dica

Podem optar por outros legumes, como beringela assada, espinafres, feijão, cenoura…

Bom apetite!..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.