Vitamina B5 ou Ácido pantotênico

A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, faz parte da família das vitaminas no complexo B. Alguns dos seus benefícios de saúde incluem o alívio de distúrbios respiratórios tais como asma, perda de cabelo, alergias, stress e ansiedade e problemas cardíacos. Ela também ajuda a aumentar a imunidade, reduzir osteoartrite e sinais de envelhecimento, aumentar a resistência a vários tipos de infecções, estimular o crescimento físico, e lidar com perturbações de diabetes e de pele

A vitamina B5 é amplamente conhecida por ser benéfica no tratamento de perturbações mentais graves, como o stress e ansiedade crónica. Uma dieta saudável deve conter uma quantidade adequada de vitamina B5 para garantir uma boa saúde e bom funcionamento de todos os sistemas do organismo. Ela executa uma ampla variedade de funções no corpo, incluindo na produção de neurotransmissores no cérebro, é imprescindível para o metabolismo de proteínas, gordura e hidratos de carbono. Além de estar envolvida na construção celular, na produção de colesterol e anticorpos.

Acção

A sua função no organismo é ajudar a converter alimentos em glicose, para ser utilizada como energia, como todas as vitaminas B fazem. O ácido pantotênico é solúvel em água (hidrossoluvel), o que significa que qualquer excesso não é armazenado no corpo, mas excretada do corpo através da urina. 

Esta vitamina é também essencial para a produção de Coenzima A. Sua forma ativa no metabolismo é a acetil coenzima A (acetil-CoA), e todos os tecidos são capazes de sintetizá-la a partir do ácido pantotênico; que deve ser proveniente da alimentação. A acetil CoA, transportadora do grupo acil, pode participar do metabolismo de hidratos por fazer parte do ciclo de Krebs, e também é utilizada na síntese de ácidos gordos ou do colesterol e na acetilação de álcool, aminas e aminoácidos.

Principais alimentos

A vitamina B5 está disponível nos alimentos de duas formas: livre, em gema de ovo, leite, levedura, cogumelo, abacate, semente de girassol, batata doce, alguns cereais e legumes; ou na forma ligada como Acetil CoA, em tecido animal, como fígado, rins e miúdos em geral.

 

vitamina-b5

As mais importantes fontes de vitamina B5 incluem cogumelos , brócolos , repolho, legumes, salmão e couve. Incluindo alimentos como ovos, peixe, levedura de cerveja, nozes , leite e produtos lácteos, como queijo. Mas também se pode obter a vitamina a partir de trigo, amendoim, soja, melaço e couve.

Défice de vitamina B5

A deficiência dessa vitamina pode diminuir a síntese de lipídios e a produção de energia, e levar a alguns sinais clínicos que envolvam a pele, fígado e o sistema nervoso no entanto, esses casos são raros uma vez que conseguimos os valores mínimos necessários para o equilíbrio orgânico através da alimentação.

O sintoma mais comum de falta desta vitamina está no síndrome do pé ardente, em que uma pessoa experimenta falta de sensação nos pés, acompanhada de dor intensa ou dormência. Junto com isso também uma constante sensação de fadiga e fraqueza em todo o corpo. Outros sintomas importantes incluem insónia, anemia, vómitos, contração dos músculos e problemas de pele.

Principais benefícios

A vitamina B5 tem a reputação de reduzir o stress e outros problemas mentais graves, como ansiedade e depressão. Ela faz isso através da regulação das hormonas responsáveis ​​por causar essas condições mentais.Vitamina B5

Ajuda a regular o nível de colesterol e também a controlar a pressão arterial.

Esta vitamina é capaz de aumentar a resistência do corpo humano para executar diversas tarefas de uma forma eficiente e saudável. Uma das grandes vantagens desta vitamina é a capacidade de reduzir a fatiga e o cansaço fisico, muito útil para quem é desportista ou atleta. A Vitamina B5 aumenta a resistência através da activação da actividade metabólica. 

Mais o mais importante benefício, da vitamina B5 é manter a pele saudável e de aparência saudavel. Também ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento prematuro da pele, como rugas e manchas da idade. E estudos também têm demonstrado que a vitamina B5 desempenha um papel importante na pigmentação do cabelo e impede-o de perder a sua cor.

A vitamina B5 também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano.  Auxiliando no combate de uma série de infecções e doenças. E para diminuir as possibilidades de contrair algo perigoso, certifique-se de que o seu sistema imunológico está funcionando adequadamente através da ingestão de alimentos que são ricos em vitamina B5.

Recomendações:

As recomendações desse nutriente são: 5 mg/dia para as mulheres e para homens é de, 6 mg/dia. Durante a gestação  e período de lactação é de 7 mg/dia (DRI, 1998).

Sua toxicidade pode causar desconforto intestinal leve e diarréia, contudo esses sinais só foram observados com a ingestão de doses muito elevadas (10 mg/dia).

Nota: A vitamina B5 é uma das vitaminas mais versáteis e flexíveis, e não pode ser deixada de fora de uma dieta saudável !

A sua saúde agradece…

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.