Sementes Chia, um alimento funcional

A chia é o nome popular da Salvia Hispânica, uma planta herbácea da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colômbia.
A planta é mais conhecida por sua semente, que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. A palavra chia deriva da palavra – nahuatl chian, que significa “oleoso”.

Por que razão deve comer sementes chia

As sementes da chia são consideradas um alimento funcional dada as suas características, entre os seus principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ómega-3.

Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água) devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem procura emagrecer, uma vez que pode intensificar a sensação de saciedade.

Como as sementes de chia absorvem tanta água (cerca de 12x seu próprio volume) e têm fibras altamente solúveis, que ajudam, na digestão de hidratos de carbono e, consequentemente, na libertação de energia para o organismo.

Junte sementes de chia ao seu pequeno almoço no iogurte ou batido, e terá uma sensação de conformo e saciedade por mais tempo.

Análise nutricional (100g):

  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Carboidratos: 44g;
  • Lípidos: 31g.

As sementes de chia, quando utilizadas de maneira integral, podem ter diversos usos na cozinha. Deste enriquecer os sumos ou iogurtes para pequeno almoço e lanches, incorporar em bolos e pão caseiro ou adicionar as saladas e massas.

Quais os benefícios das sementes chia

Para além de melhorar o trânsito intestinal, melhora também o colesterol e até produz uma diminuição do apetite, porque a chia é nutricionalmente muito rica em fibras e vitaminas.

Assim os principais benefícios da chia, incluem:

  • Controla a diabetes: devido ao elevado conteúdo em fibras, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue;
  • Melhora a saúde intestinal: também devido ao conteúdo de fibras, pois tem a capacidade de aumentam os movimentos intestinais, evitando por exemplo, a prisão de ventre;
  • Ajuda a emagrecer: porque conseguem absorver uma grande quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade para comer;
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares: contém ómega 3 que é capaz de reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, evitando o desenvolvimento de doenças como hipertensão, por exemplo;
  • Evita o envelhecimento precoce: devido aos seus antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células.

Advertência

Qualquer pessoa pode ingerir as sementes. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. saiba que…. cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias.  Principal atenção para as pessoas com síndrome do intestino irritável, que tevem ficar atentas com o consumo de sementes em geral.

As suas características e benefícios fazem desta semente um excelente complemento nutricional, natural e económico.

Aproveite ! Viva a vida mais saudável …

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.