Espelta, um alimento funcional

Sabia que…. a Espelta é uma óptima fonte de fibra dietética e uma grande fonte de proteína, comparada com o trigo.

Um dos cereais mais populares da Europa, onde também é conhecido como “Farro” em Itália e “Dinkle” na Alemanha. A sua origem remonta ao tempo da Mesopotânia, é um aparente próximo do trigo e tem muitas propriedades e semelhanças a nível de sabor o que o faz uma excelente alternativa para as pessoas que têm sensibilidade ao trigo.

Por que razão devo comer Espelta

A Espelta é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, riboflavina (B2), niacina (B3), tiamina (B1), vitamina E e também uma boa fonte de ferro, zinco, fósforo, magnésio, cobre e do aminoácido triptofano. A espelta é também uma óptima fonte de fibra dietética e uma grande fonte de proteína, comparada com o trigo.

Este cereal apresenta mais nutrientes em comparação com o trigo comum, bem como um índice mais baixo de glúten. De sabor agradável, é muito nutritivo e facilmente digerido e também tem um efeito de limpeza sobre todo o organismo.

É muito rico em proteína (17% em média em comparação com 12% no trigo) Contém 8 aminoácidos essenciais, tais como cistina e metionina , tornando-se uma interessante fonte de proteína. E por fornecer vitamina B2, estes aminoácidos são melhores metabolizados pelo corpo. Seu alto teor de triptofano contribui para a melhora do humor.

É muito rico em oligoelementos como o cobre e especialmente de magnésio, com valores de 10 a 15 vezes maior do que o trigo.

E segundo um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology, ingerir alimentos ricos em fibras insolúveis, como a esperta, podem ajudar a evitar pedras na vesícula.

Remédios caseiros

Há mais de 800 anos, uma freira beneditina de nome Hildegard von Bingen (Santa Hildegarda) escreveu sobre os poderes curativos da espelta: «è rico e nutritivo e mais suave do que qualquer outro geral. Produz um corpo forte e um sangue saudável para quem o comer e torna o espirito do homem leve e alegre. Se alguém estiver doente ferva um pouco de espelta, misture-a com ovo e isso irá cura-lo como um excelente unguento.» Os antigos romanos e Gregos ofereciam espelta como presente aos deuses pagãos da agricultura para estimular as olheiras e a fertilidade.

Dicas de utilização

  • A espelta encontra-se disponível em forma de grãos inteiros, farinha, pão e massas.
  • A farinha de teve ser conservada no frigorifico e os grãos num recipiente hermético em lugar fresco, seco e escuro.
  • cozinhe os grãos e utilize-os como pratos de acompanhamento em vez de arroz ou batatas.
  • Use a farinha em receitas de pão, bolos, muffins e panquecas.

Muito rica a nível nutricional, pode ser utilizada por desportistas que necessitem de ingestão de proteína, sendo alternativa a proteína animal. E pode ainda ser utilizada para compor pratos nutritivos e equilibrados numa alimentação saudável. Excelente alternativa ao trigo pode fazer da espelta o seu substituto.

A sua saúde agradece…

2 COMENTÁRIOS

  1. Nice post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely helpful info specifically the last part 🙂 I care for such information a lot.
    I was looking for this particular info for a long time.

    Thank you and best of luck.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.