A adolescência é um período da vida para muitos, muito conturbado. Com alterações, hormonais, emocionais, físicas e mentais que tem também algumas influencias sociais, como ser-se magro ou fit. E muitos são os adolescentes que se deixam influenciar por os estereótipos que se vai apresentado nas revistas ou em programas da televisão.
Mais de 30 por cento das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso, segundo os resultados de uma investigação da Escola Nacional de Saúde Pública.
O estudo, dirigido para o grupo etário dos nove aos 18 anos, abrangeu todos os distritos portugueses e incluiu a análise a 5708 adolescentes escolarizados.
Os resultados indicam que a prevalência de pré-obesidade infanto-juvenil é de 22,6 por cento e que a prevalência da obesidade é de 7,8 por cento (1).
Outro estudo divulgado este ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade revelava que quase um terço das crianças portuguesas entre os dois e os cinco anos estão em estado de pré-obesidade.
Facto é que os dados estadísticos para a obesidade infantil nos mostram que cada ano que passa há um aumento significativo. E não sendo só uma questão de estética, a mais importante de todas é a questão de saúde, pois estes adolescentes correm o risco de desenvolver doenças como, diabetes tipo 2, cardiopatias, problemas articulares entre outros.
“Somos o que comemos “
Como perder peso na adolescência?
Se é um adolescente com excesso de peso, então saiba que não precisa morrer de fome para perder peso. O que precisa fazer é seguir algumas regras básicas ou seja, dieta equilibrada e exercício.
Uma combinação saudável destes dois irá ajudá-lo a atingir o peso desejado. E apesar de ser um caminho difícil e demorado, a adolescência é uma das últimas grandes oportunidades de controlar o peso, para que o adulto não venha a tornar-se obeso.
Evite saltar refeições:
Saltar refeições é realmente contraproducente quando se trata de perder peso. Na verdade, deve se comer pequenas porções frequentes a cada 3 a 4 horas em um dia.
E deve se tentar consumir pelo menos cinco refeições por dia.
Comer várias porções pequenas também manterá o nível de açúcar no sangue estável.
Pequeno Almoço
A maioria dos adolescentes não dá grande importância ou simplesmente não tomam pequeno almoço. Mas esta é uma das principais refeições para um adolescente, que ainda se encontra em desenvolvimento e em fase escolar.
E saltar esta refeição com a intenção de cortar nas calorias é um erro, que contribui para a menor concentração nas aulas e uma maior assimilação de nutrientes por vezes menos saudáveis. Para além da sensação de fome que vai ter durante o período da aula.
Alguns estudos também observaram que as pessoas que comem pequeno almoço tendem a ter um menor IMC (Índice da Massa Corporal).
Beber líquidos
A água é o melhor líquido que não só hidrata o corpo, mas também remove as toxinas do organismo.
É aconselhável beber pelo menos 2 litros de água em um dia.
O chá verde também é uma ótima opção para perder peso. Sumos de frutas e vegetais são desprovidos de fibra e tem maior teor de frutose, assim comer frutas e vegetais inteiros é uma opção melhor.
Deve-se evitar completamente as bebidas gaseificadas, refrigerantes e sumos processados que só vai contribuir para um aumento da ingestão de calorias. Mesmo as que são rotuladas de light, 100% natural ou zero, apenas assimilação de açúcar no organismo e por consequência, o aumento de peso.
Não comer depois das 20h
Petiscar depois do jantar não é certamente propício para perda de peso. Por isso, é aconselhável que o jantar, como refeição completa e equilibrada terminar por volta das 20.00h. Para ainda dar tempo do gastar algumas das calorias consumidas.
E caso sinta necessidade ou tenha fome antes de deitar, opte por uma chavena de chá (sem açúcar e sem cafeína ou teína) ou um iogurte.
Lave os dentes após o jantar para garantir que não tem tentação de petiscar bolachinhas antes de deitar.
Exercício regular
Para perder peso com êxito, precisa fazer do exercício uma parte de sua rotina diária.
A atividade física é importante para o desenvolvimento quer seja do corpo ou da mente.
Qualquer que seja a actividade escolhida, seja levantar pesos, nadar ou correr em passadeira. Ou optar por exercícios simples como agachamentos, crunches e abdominais em casa. Mesmo dançar é um grande exercício que funciona em todos os músculos do corpo.
O importante é escolher uma actividade que goste e praticar pelo menos 3 a 4 dias por semana, em vez de ficar no sofá ou passar horas em jogos de computador.
Aproveitar ao máximo as aulas de educação física durante o período escolar. Caso não goste ou não seja possível ir ao ginásio ou fazer exercício em casa.
Andar o máximo que puder
Caminhar também é uma ótima maneira de gastar calorias.
Uma pessoa média pode queimar 6 calorias andando por um minuto. Comece por caminhar 1 km por dia em ritmo acelerado. Reduzir a velocidade se se sentir sem fôlego e aumentar a distância gradualmente.
Ou instale uma daquelas aplicações no telemóvel (pédometro) para contar os passos. Comece com 1500 passos por dia, e estipule objetivos novos todas as semanas para ir melhorando.
Utilizar as escadas em vez de elevador, sempre que possível também é uma ajuda.
De acordo com certos estudos, andar 15 minutos por dia pode aumentar a expectativa de vida em 3 anos. Esta é uma das maneiras fáceis de perder peso para adolescentes!
Evitar as dietas de moda
Se a intenção é perder peso a longo prazo e não para ficar nem no bikini, seguir a dieta da moda não é a melhor estratégia.
Muitas das dietas de moda prometem uma perda de peso rápido e até podem produzem resultados. Mas estes resultados são de curta duração e frequentemente acompanhados por deficiências nutricionais e riscos para a saúde.
Como adolescente, precisa de um fornecimento adequado de todos os nutrientes vitais para satisfazer as necessidades de crescimento do corpo. As dietas da moda são nutricionalmente desequilibradas e, portanto, o peso perdido no curso da dieta é provavelmente recuperado depois de deixar de fazer a dieta.
Portanto, é importante escolher o um plano de alimentar que vá incorporar uma dieta saudável e equilibrada com mais atividade física.
Evitar bebidas gaseificadas, doces e alimentos processados
Esta é a parte mais difícil para quem é adolescentes, deixar de comer com frequência cereais, pizza, hambúrguer, coca-cola, batatas fritas, bolos, bolachas e gomas.
Por mais deliciosos que eles possam ser, eles são ricos em gorduras saturadas e açúcares que levam ao aumento de peso e obesidade mas também ao aumento de colesterol e por consequência a problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2e síndrome metabólico.
Devem ser substituídos por opções mais saudáveis, como frutas e legumes. Apesar de não parecer uma alternativa muito atraente, mas optar por alimentos mais saudável não só contribuem para a redução de peso como também para um melhor qualidade de vida e estado de saúde.
Comer alimentos o mais natural possível, evitando os alimentos processados é por si só já um grande contributo para perder peso na adolescência.
O que comer na escola
O tempo que se passa na escola é muito grande e na hora dos intervalos muitos são os que vão ao bar para comer. Na maioria os bolos são o que mais salta a vista na vitrine mas optar por um pão com fatia de queijo ou fiambre, iogurte ou peça de fruta é uma alternativa mais saudavel e saciante do que os bolos.
Almoçar no refeitório da escola também pode ser outro desafio. E muitos são os estudantes que devido ao seu horário carregado não tem alternativa de ir a casa comer ou até mesmo levar almoço de casa, e anuncia solução é comer na escola. Por isso hoje em dia, já é possível optar por prato vegetariano dia em que as alternativas ao peixe e a carne sejam em fritos. Mas o “truque” é optar por preencher o prato com as saladas e a carne ou peixe.
Motivação
Nunca desistir!!!!
Pois pode ser difícil e demorar algum tempo e algumas ocasiões a ideia de desistir vai aparecer mas o mais importar e nunca deixar de escolher a alimentação mais saudavel e fazer exercício fisico tanto quanto possível. Os resultados viram !