Nutrição Funcional

nutrição funcional
Nutrição Funcional não é mais do que o que toda a abordagem nutricional deveria ser. É personalizada, preventiva e quando já existe sintoma/doença procura as causas para as ajudar a ultrapassar tendo como ferramenta os alimentos e os nutrientes (nos alimentos ou suplementos se necessário).

Cada organismo é constituído por um conjunto de células. Os alimentos e os nutrientes e muitas outras substâncias que os constituem, influenciam o corpo ao nível celular. Os milhares de compostos que ingerimos pela alimentação influenciam a forma como as nossas células funcionam e isso condiciona estados de saúde/doença.

A alimentação pode ajudar o organismo a funcionar melhor ou ser a sua maior fonte de tóxicos.

Nutrição Funcional é mais que contar calorias. Aqui encontra a sua consulta de nutrição personaliza, somente pensada em si com o recurso a nutrição ortomolecular e nutrigenética com planos alimentares a sua medida com objetivo preponderante na manutenção e recuperação da saúde e bem-estar.

Nutrição Integrativa - Nutrição Funcional

A Nutrição Integrativa não se limita à prescrição de dietas de alimentos tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença em outra), a nutrição integrativa rastreia sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona a situações de carências ou excessos de determinados nutrientes.

Mais que uma abordagem personalizada da nutrição, pretende restabelecer a saúde e bem-estar físico, mental e emocional de cada indivíduo.

Viva mais feliz!

Nutriçao integrativa - Nutrição funcional

Alimentos funcionais ou nutracêuticos, qual a diferença ?

Os alimentos funcionais fazem parte de uma nova concepção de alimentos, lançada pelo Japão na década de 80, através de um programa de governo que tinha como objetivo desenvolver alimentos saudáveis para uma população que envelhecia. Estes alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão, diabetes, cancro ou osteoporose.

Por sua vez, o nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.Vários nutracêuticos podem ser produzidos através de métodos fermentativos com o uso de microrganismos, fibras dietéticas, ácidos gordos poliinsaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros.

O alvo dos nutracêuticos é significativamente diferente dos alimentos funcionais, por várias razões:
Na prevenção e o tratamento de doenças são relevantes os nutracêuticos, apenas na redução do risco da doença, e não na prevenção e tratamento da doença, aqui estão envolvidos com os alimentos funcionais. Enquanto que os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum.

Revista Eletrónica de Farmácia Vol 3(2), 109-122, 2006