Millet
Cereal, também conhecido por milho miúdo e milheto. Não tem glúten e a sua quantidade de fibra cria a sensação de saciedade e pode ajudar em dietas de emagrecimento.
É constituído por: 15% de proteína, vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais, lecitina, alguma vitamina. E e tem elevados valores de minerais como: o ferro, o magnésio, o fósforo e o potássio.
Como fazer!
2 porções de água por cada porção de Millet
enxaguar e alourar
adicionar água ao tacho
e cozer tapado em lume brando aproximadamente 20 mim
Cevada
Com o nome famoso por ser um componente da cerveja, a cevada é um cereal integral bastante nutritivo cuja planta lembra muito o trigo. Não contém glúten e nem cafeína, rica em selénio, magnésio, manganês, cobre e tiamina.
Como fazer!
3 porções de água por cada porção de cevada
num tacho com lume brando, tapado
deixar cozer, 30-40 mim a cevada perolada e 90 mim cevada descascada
Aveia
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras e que proporcionar mais saciedade que ajuda na perder peso, previne vários tipos de doença, dá muita energia, é óptimo para quem faz desporto.
Como fazer!
2 porções de água por cada porção de aveia
cozer tapado em luto brando, aproximadamente 10-20 mim
ir mexendo sempre
Trigo sarraceno
Embora muita gente pense que o trigo-sarraceno é um cereal, ele é na verdade a semente de um fruto aparentado com o ruibarbo e as azedas. Não contém glúten, é considerado energizante e nutritivo fonte de proteínas de alto valor biológico e de ferro mas também de manganês, magnésio.
como se faz!
1,5 porção de água com cada porção de trigo sarraceno
lavar bem e enxaguar
tostar ou alourar
colocar a água
deixar cozer tapado em lume brando por 10-20 mim
Quinoa
A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente. Não contém glúten, uma boa fonte em vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, ferro e ácidos gordos ómega 3 e 6. Rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas.
como se faz!
2 porções de água por cada porção de quinoa
enxaguar e alourar
adicionar a água a ferver
cozer tapado em lume brando por aproximadamente 20 mim
Arroz branco
O arroz branco popular e consumido com muita frequência em todo mundo, tem 7% de proteínas em relação aos outros cereais, também é pobre em sódio e em gordura, também contém fibras. O seu consumo diário proporciona uma grande quantidade de vitaminas essenciais para um bom funcionamento do organismo.
Como se faz!
2 porções de água por cada porção de arroz
lume brando, tapar a panela
cozer por 15 mim
desligar e deixar repousar por 5 mim
Arroz Integral
O arroz integral, é menos rico em amido mas oferece as vantagens como o selénio, que por sua vez, previne doenças do coração e artrite reumatóide. Também tem um alto teor em magnésio, que ajuda o organismo a criar ácidos gordos essenciais e o seu alto nível de antioxidantes fazem com que o arroz integral se compare com o chá verde.
Como se faz!
2 porções de água por cada porção de arroz
lume brando, tapar a panela
cozer por 30 mim
desligar e deixar repousar tapado por 10-15 mim
Arroz selvagem
O arroz selvagem é rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e ajudam a reduzir os índices de colesterol e é uma boa fonte de minerais, como o ferro, o fósforo e o potássio. Além disso, este cereal é uma excelente fonte de proteínas, que ajudam a ganhar massa muscular e participam ativamente da síntese de novas células do sangue.
Como se faz!
4 porções de água por cada porção de arroz
lume brando, tapar a panela
cozer por 45 a 60 mim ou até os grãos de arroz abrirem
escorrer o excesso de água
a sua saúde agradece…