Alimentos Funcionais

[spacer height=”10px”]

chia

Sementes Chia, um alimento funcional

A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colômbia.

A planta é mais conhecida por sua semente,que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.

Por que razão deve comer

A semente da chia é considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas (entre os principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e omega-3).

Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água) devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.

Como as sementes de chia absorvem tanta água (cerca de 12x seu próprio volume) e têm fibras altamente solúveis,que ajudam, na digestão de hidratos de carbono e, consequentemente, na libertação de energia para o organismo.

Junte sementes de chia ao seu pequeno almoço no iogurte ou batido, e terá uma sensação de conformo e saciedade por mais tempo.

aproveite ! Viva a vida mais saudável …

 

 

cacau

Cacau, um alimento funcional

O nome científico para a semente de cacau é Theobroma cacao, que, literalmente, se traduz como “alimento dos deuses”. E o seu maior constituinte é um químico chamado teobromina, que actua no cérebro favorecendo a libertação de endorfinas, que proporcionam uma sensação de bem-estar. Para alem disso, os grãos de cacau são carregados com antioxidantes poderosos, bem como, importantes minerais e vitaminas. Para ter uma ideia, o cacau contém mais antioxidantes, polifenóis, catequinas e epicatequinas que o vinho tinto, morango, romã e chá verde, combinados.

Além de ser rico em magnésio, o cacau também está repleto de flavonoides e contém dois nutrientes, teobromina e anandamida que aceleram o metabolismo, ajudando o corpo a metabolizar o açúcar e reduzir a resistência à insulina.Contém ainda quantidades significativas de triptofano, um aminoácido essencial que colabora para produção de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores que servem como um “escudo de defesa contra o stress”, e desempenha um papel importante na regulação do humor.

 

beringela

Beringela, um alimento funcional

Sabia que…..os espanhóis chamavam à beringela “beringelas”, “as maças do amor”; enquanto que outros europeus lhe chamavam “mala insana”, “maça louca”, porque achavam que causava insanidade.

Por que deve comer Beringela

A beringela é rica em potássio, cobre folato, magnésio e fibras. Contem flavonóides e fenos tais como ácido cafeeiro e ácido clorogénico, que podem combater o cancro e bactérias nocivas e protegem as células de danos.

Apesar do sabor um pouco amargo e textura esponjosa, é uma boa alternativa culinária.

tempere a sua vida, e viva mais saudável….

Tomate

 Tomate, um alimento funcional

Sabia que …. o tomate vem da família Solamacae, que também inclui pimentos, batatas e a beringela? e que existem mais de 1000 variedades de tomate que diferem no tamanho, forma cor, que podem ser vermelho, amarelo, cor-de-larana, verde e castanho.

Acredita-se que o tomate seja natural da America do sul, mas foi inicialmente cultivado no México. Foram os exploradores espanhóis que trouxeram as sementes de tomate para a Europa e introduzido em Itália no século XVI, mas os italianos receavam comê-lo, porque os tomates pertenciam á família da erva-moura (a Belladona-planta com propriedades venenosa quando ingerida em excesso) e acreditava-se que eram venenos.

 

Por que razão deve comer Tomate

O tomate é rico em vitamina C e potássio. É uma boa fonte de químicos vegetais como fitoteróis, betacarotenos e licopene, um potente antioxidante que se torna mais abundante quando os tomates são cozinhados. Estudos epidemiológicos demonstram que o licopene reduz o risco de cancro da próstata e também tem propriedades cardioprotetoras, antimutagénicas, anticarcinogénicas e anti-inflamatórias. O tomate contém ainda polifenóis que se têm revelado eficazes em deter o crescimento do cancro do fígado e da próstata em estudos de linha de células.

Não utilize utensílios de alumínio para cozinhar tomates, pois o seu ácido vai interagir como o metal e pode fazer com que o alumínio passe para os alimentos.

[spacer height=”10px”]Beldroega - nutrição integrativa-nutrição funcional[spacer height=”20px”]

Beldroega, um alimento funcional

Sabia que…. A beldroega é uma planta de origem européia considerada uma espécie invasora sendo, por esta razão, desprezada pela maioria da população.

Utilizada na preparação de saladas e sopas, possui um sabor semelhante ao espinafre e seu uso na culinária figura em algumas receitas da gastronomia portuguesa tradicional, essencialmente na zona do Alentejo, aparecendo especialmente em saladas e sopas, embora este uso fique muito longe do uso que se devia fazer, baseado no seu valor nutricional intrínseco.

Por que razão deve comer Beldroega

As folhas de beldroegas, por serem ricas em vitaminas e sais minerais, apresentam vários benefícios nutricionais:

A grande quantidade de vitamina A, contribui para a saúde da visão e para uma correta função imunológica.
As vitaminas do complexo B têm uma função essencial na digestão e absorção de vários nutrients e as vitaminas C e E, possuem um grande potencial antioxidante, prevenindo diversos tipos de doenças.
Com levado teor de magnésio, importante para a saúde muscular e óssea e boa fonte de cálcio, potássio (controlo da pressão arterial), ferro (transporte celular de oxigénio) e zinco (saúde imunitária).
São ainda ricas em ácidos gordos omega-3 (ácido alfa-linolénico)

Já experimentou sopa de beldroegas ???

Alimento funcional - Nutrição Integrativa

Alho, um alimento funcional

Sabia que … O alho começou por ser conhecido como a “rosa malcheirosa” ?

Por que razão deve comer alho

Embora o algo contenha muitos nutrientes, teria que comer uma grande quantidade para atingir um nível apreciável nutrição. Mas o que falta no alho em valor nutricional é mais do que compensado com os fitoquímicos que contribuem para à proteção do organismo, como a alicina, que combate às bactérias; a saponina, que limita a absorção do colesterol; e o ácido cumárico, preventivo contra o cancro, para referir apenas alguns benefícios.

 

Espelta Alimento funcional - Nutrição Integrativa

[spacer height=”20px”]

Espelta, um alimento funcional

Sabia que…. a Espelta é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, riboflivina, niacina, tianina e também uma boa fonte de ferro, magnésio, cobre e do aminoácido triptofano. A espelta é também uma óptima fonte de fibra dietética e uma grande fonte de proteína, comparada com o trigo.

Um dos cereais mais populares da Europa, onde também é conhecido como “Farro” em Itália e “Dinkle” na Alemanha. A sua origem remonta ao tempo da Mesopotânia, é um aparente próximo do trigo e tem muitas propriedades e semelhanças a nível de sabor o que o faz uma excelente alternativa para as pessoas que têm sensibilidade ao trigo.

Por que razão devo comer esperta

Segundo um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology, ingerir alimentos ricos em fibras insolúveis, como a esperta, podem ajudar a evitar pedras na vesícula.

Hortelã - Alimento funcional - Nutrição Integrativa

Hortelã, um alimento funcional

Sabia que…. existem pelo menos 25 a 30 espécies de hortelã conhecidas. Hortelã-verde, hortelã-pimenta, hortelã limão ou bergamota, hortelã-ananás e pennyroyal são as espécies mais cultivadas e conhecidas.

Por que razão deve comer Hortelã

A hortelã contém compostos fenólicos que têm uma forte atividade antioxidante. As suas muitas vitaminas e minerais incluem a vitamina A, o cálcio, o folato, o potássio e o fósforo. Muito popular para problemas intestinais, incluindo gases, indigesto, cólicas, diarreia, vómitos, síndrome do intestino irritável e intoxicação por alimentos. Também tem sido usada para infecções respiratórias e problemas menstruais, para referir apenas alguns dos seus benefícios.

Amendoim - Alimento funcional - Nutrição Integrativa[spacer height=”20px”]

Amendoim, um alimento funcional

Sabia que…. o amendoim não é verdadeiramente um fruto seco. Tecnicamente é uma leguminosa juntamente com os seus primos feijões e ervilhas, todos pertencentes à família Leguminosae. As leguminosas são sementes comestíveis contidas nas vagens.

Por que razão deve comer amendoins

Os cientistas da Universidade de Florida descobriram que os amendoins competem com as frutas nos seus níveis de antioxidantes. Estes investigadores identificaram elevadas concentrações de polifenóis, em particular ácido p-cumárico. Assá-los pode aumentar o nível de polifenóis, fazendo subir o conteúdo total de antioxidantes em 22%. Os amendoins são uma excelente fonte de betasitosterol, conhecido por ter propriedades anticancerígenas. São também uma boa fonte de resveratrol, um antioxidante também encontrado na uva que pode ajudar a combater a doença cardíaca.

Nota: à que ter em consideração a quantidade a ingerir e a sua apresentação, uma vez que o amendoim salgado ou picante utilizado como aperitivo devido a quantidade de sal e piri piri perde os seus benefícios.