As infecções do trato urinário afetam milhões de pessoas todos os anos.
Embora sejam tradicionalmente tratadas com antibióticos, existem também muitos remédios caseiros disponíveis que ajudam a tratar e a evitar recorrências.
O que é uma infecção do trato urinário?
A infecção do trato urinário (ITU) ou como tradicionalmente é mais conhecida por infecção urinária, caracteriza-se pela presença acentuada de micro-organismos nas vias urinárias, habitualmente bactérias patogênicas, seja na bexiga, próstata, sistema coletor ou rins.
A ITU é uma patologia extremamente frequente que ocorre em todas as idades, havendo, contudo, maior prevalência desse problema em três grupos etários: crianças até os seis anos de idade, mulheres jovens com vida sexual ativa e adultos idosos com mais de 60 anos de idade.
Bactérias do intestino são a causa mais comum de ITUs, mas fungos e vírus também podem causar infecção (1).
As duas estirpes de bactérias Escherichia coli e Staphylococcus saprophyticus respondem por cerca de 80% dos casos (2).
Tipos de infecção urinária
A infecção urinária torna se complicada quando ocorre num aparelho urinário com alterações estruturais e funcionais. Habitualmente, as cistites são infecções mais simples enquanto as pielonefrites, ao contrário, são mais frequentemente complicadas, pois em geral resultam da ascensão de micro-organismos do trato urinário inferior e estão frequentemente associadas com a presença de cálculos renais.
A uretrite consiste na inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. E pode ser causada pela bactéria Nesseria gonorrheae e as não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes. E ainda existem casos mais raros como as uretrites traumáticas.
Sintomas da infecção urinária
Os sintomas comuns da ITU incluem (1):
- Uma sensação de ardor ao fazer xixi
- Micção frequente
- Urina escura ou turva
- Urina com forte odor
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
- Dor pélvica
Tratamento
O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade também, mas normalmente o tratamento é feito à base de antibióticos.
No entanto, estudos indicam que os probióticos (micro-organismos vivos) podem ajudar a prevenir e tratar as infecções do trato urinário. Normalmente existem mais de 50 microrganismos diferentes na região urogenital.
Dependendo da idade e exposição a diferentes fatores, a composição desses micro-organismos muda. A ingestão de probióticos ajuda na manutenção de bactérias saudáveis, protegendo o organismo contra as bactérias patogênicas, causadoras das infecções.
Como pode a nutrição ajudar?
Além disso, uma dieta rica em alimentos antioxidantes, com frutas, verduras, legumes, sementes e cereais integrais é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.
Cranberry – Arandos
A baga cranberry, ou como também é conhecia por Arandos, por exemplo, é um alimento muito indicado para pessoas com infecção urinária, pois é rico em proantocianidina, substância que inibe a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo as infecções do trato urinário e apresenta os antioxidantes: vitaminas C, vitamina E, flavonoides e ácidos fenólicos.
Beber muitos líquidos e alimentos diuréticos
A água e alimentos diuréticos nos ajudam a eliminar corpos estranhos das vias urinárias e a combater a retenção de líquidos. Por isso é indispensável consumir no mínimo 2 litros de água por dia e introduzir chás diuréticos como o de cavalinha e hibiscus e alimentos como: espargos, abacaxi, aipo, alfafa, pepino, etc.
Aumentar a ingestão de vitamina C
Algumas evidências mostram que o aumento da ingestão de vitamina C pode proteger contra infecções do trato urinário.
A vitamina C, aumenta a acidez da urina, combatendo assim as bactérias que causam a infecção (3).
Um estudo de 2007, realizado em mulheres grávidas, demonstrou os efeitos de tomar 100 mg de vitamina C todos os dias.
Revelou que a vitamina C tinha um efeito protetor, reduzindo o risco de ITU para mais de metade nas grávidas que tomavam vitamina C em comparação com o grupo controle (4).
A ingestão de frutas e vegetais, especialmente ricas em vitamina C são uma boa maneira de aumentar a sua prevenção. Pimentos vermelhos, laranjas, toranjas e kiwis contêm uma boa quantidade de vitamina C .
Hábitos saudáveis
Prevenção de infecções do trato urinário começa com a prática de alguns hábitos de higiene.
Primeiro, é importante não passar muito tempo com vontade de urinar. Isso pode levar a um acúmulo de bactérias, resultando em infecção.
Limpar-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário.
Fazer xixi após relações sexuais também pode reduzir o risco de ITU, impedindo a propagação de bactérias (5).
Além disso, aqueles que são propensos as infecções urinarias devem evitar o uso de espermicida, uma vez que tem sido associada a um aumento de ITUs.
Evitar usar calças muito apertadas, optar pelas de algodão e trocá-las diariamente.
Suplementos naturais
Para além dos alimentos, pode também optar por suplementos naturais que ajudam a combater ou a diminuir o risco de desenvolver uma infecção urinária.
Aqui estão alguns suplementos que foram estudados:
- D-manose: É um tipo de açúcar encontrado nas bagas de brandos ou cranberries e tem se mostrado eficaz no tratamento de infecções urinárias e prevenção de recorrência (6).
- Extrato de cranberry: O suco de cranberry, ou extrato de cranberry funciona impedindo as bactérias de aderir ao trato urinário.
- Folha de Bearberry: Também conhecida como uva-ursina. Um estudo mostrou que uma combinação de folha de bearberry, raiz de dente-de-leão e folha de dente de leão diminuiu a recorrência de ITU (7).
- Extrato de alho: O alho mostrou ter propriedades anti-microbianas e capaz de bloquear o crescimento de bactérias para prevenir ITU (8).
As infecções do trato urinário são um problema comum e pode ser frustrante para lidar.
No entanto, mantendo-se hidratado, praticando alguns hábitos saudáveis e complementando sua dieta com alguns alimentos que ajudam na sua prevenção ou combate, são boas maneiras de reduzir o risco de obter.