Vitamina B7 ou Biotina

A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como uma coenzima e faz parte da família das vitaminas do complexo B. Por ser um catalisador para várias reacções metabólicas do organismo humano para extrair energia e uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, com solubilidade em água, a sua concentração no organismo pode ser diminuta, portanto, precisa de reposição. Pois a falta de biotina na dieta normal pode conduzir a problemas de saúde sendo necessária incluir a quantidade recomendada desta vitamina na dieta diária. 

Acção

A biotina é uma vitamina sulfurada, importante como coenzima para o metabolismo protéico, lipídico e energético do organismo. Esta vitamina é sintetizada no organismo por bactérias do cólon. Esse fato é comprovado pelo aumento da excreção urinária e fecal em cerca de 3 a 6 vezes em relação à ingestão alimentar. No entanto, a biotina sintetizada pela flora intestinal não está disponível para absorção, pois permanece ligada dentro das bactérias e a síntese ocorre longe do local de absorção da vitamina.

Além de ser sintetizada por microorganismos, a biotina é sintetizada pelos vegetais e largamente encontrada nos alimentos, mas em menores concentrações.

Principais alimentos

Para incluir quantidade recomendada de biotina na alimentação, deve se consumir alimentos como gema de ovo, peixe, leite, carne. É relevante salientar que as claras de ovos restringir a absorção de vitamina B7 e deve, portanto, ser evitada em grandes quantidades. No entanto a necessária do organismo desta vitamina varia de pessoa para pessoa. Há ainda outras fontes dessa vitamina, que incluem o arroz integral, aveia, soja, nozes, levedura de cerveja, batata, bananas, brócolos, espinafre e couve-flor.

 

biotina

Défices de vitamina B7

A carência de vitamina B7 pode manifesta em um variado número de sintomas tais, como fadiga, depressão, dores musculares, perda de cabelo, depressão e anemia. Sendo esta necessária para o bom funcionamento das células do nosso corpo, através da metabolização das gorduras, dos hidratos de carbono e das proteínas, para produzir energia para o bom funcionamento do organismo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos, quando em défice todo este bom funcionamento fica comprometido.

A sua deficiência pode causar ainda alterações na visão, audição, retardar o desenvolvimento e causar aparecimento do couro cabeludo seco ou caspa e dermatites.

Principais benefícios

há claros benefícios da biotina para a saúde do sistema circulatório e do coração. Bons níveis de biotina no corpo contribuem para uma redução dos níveis de colesterol, o que diminui significativamente o risco e severidade da hipertensão, bem como da arteriosclerose.

A biotina também tem entre as suas funções a manutenção de níveis de açúcar regulares no sangue. Essa manutenção, que evita momebiotinantos de excesso ou de escassez de açúcar, reduz a pressão sobre os níveis de insulina. Dessa forma, um dos benefícios da biotina é prevenir e reduzir a severidade da diabetes tipo 2.

Os benefícios da biotina para a perda de peso se dão sobretudo através de suas funções no metabolismo. A ativação das enzimas para que serve a biotina garante a absorção dos nutrientes necessários, evitando que o corpo tenha reações negativas que levam ao acúmulo de gordura a ao aumento exagerado do apetite.

Outro ponto importante para o emagrecimento é o controle que a biotina exerce sobre os níveis de açúcar no sangue. Os altos níveis de açúcar favorecem acumulação de gordura e ao controlar os níveis de insulina, a hormona que estimula a absorção de açúcar que leva a acumulação de gordura do organismo e também  inibe o apetite proporciona-se a redução de peso.

Para área do desporto

A biotina é de grande importância para desportistas e atletas no aumento da massa muscular, sobretudo na reparação dos tecidos danificados. A recuperação dos tecidos se encaixa perfeitamente no treino de hipertrofia, cujo princípio é provocar pequenos danos musculares, que levam ao aumento da massa muscular através da sua reparação. Garante ainda que o corpo tenha a energia necessária para a síntese proteica, factor essencial para o crescimento dos músculos.

A biotina também é raramente chamada de vitamina H, nome que recebeu em virtude das palavras Haar Haut, termos alemães para cabelo e pele. Desde o começo dos estudos sobre a biotina, que foram reconhecidas as suas funções na manutenção da saúde da pele, do cabelo e das unhas.

Os benefícios da biotina para esses tecidos mostram se através da redução da queda de cabelo, bem como na sua fortificação, que passam a ser menos quebradiças. Além disso, a pele também se torna mais sadia, evitando uma série de problemas estéticos como a acne ou dermatites.

Advertencia

A ingestão frequente de bebidas alcoólicas reduz significativamente a absorção dessa vitamina.

Nota : Quando confeccionados, os alimentos com biotina podem perder parte das suas propriedades no processo, pois ela é hidrossolúvel e não fica armazenada no organismo sendo excretada na urina quando ingerida em excesso. No entanto uma alimentação saudável e equilibrada dá ao organismo a quantidade necessária desta vitamina para todas as suas funções. 

A sua saúde agradece….

1 COMENTÁRIO

  1. oi gente adoreia a matéria,estou fazendo o uso da biotina em capsulas e já vejo resultado, compro em seti baratinhohttp://www.nutritivasaude.com.br/vitamina-b7-biotinafortalece-unhas-e-cabelos60caps-500mg-unilife recomendo,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.