Vitamina B2 ou Riboflavina

Vitamin B2

Riboflavina, também conhecida como vitamina B2, faz parte da família das vitaminas do complexo B e desempenha um papel muito importante na produção de energia, ajudando na conversão dos hidratos de carbono em glicose, que alimenta muitas funções do organismo.

Acção

A vitamina B2 é uma vitamina solúvel em água que o corpo humano precisa de uma dosagem diária uma vez que não é capaz de ser armazenada no corpo. Ela desempenha um papel importante na produção de energia e representa um nutriente essencial a dieta. Uma vez que desempenha ainda um papel activo na cadeia de transporte de elétrons para produção de energia celular. Além disso, ajuda no processamento de aminoácidos e gorduras. Pode ainda servir como um antioxidante, pois auxilia no atraso do ritmo de envelhecimento.

Principais alimentos

Felizmente, a vitamina B2 não é perdida durante a sua confecção, ao contrário de muitas outras vitaminas. No entanto, ela é destruído pela luz forte e bicarbonato de sódio.

 

Riboflavina

Vitamina B2 podem ser encontradas em diversas fontes alimentares, embora normalmente em quantidades pouco significativas. As fontes mais importantes de riboflavina são produtos lácteos, levedura de cerveja , soja, e fígado. No entanto algumas das suas fontes incluem nas ostras, carnes magras, cogumelos, brócolos, abacate e salmão. Alguns peixes oleosos, incluindo cavala, enguia e arenque também são ricas fontes de riboflavina. 

Na lista inclui-se também os ovos, marisco, arroz selvagem, ervilhas secas, milho, sementes de girassol e feijão para adicionar B2 em sua dieta. Os vegetais folhosos verdes escuro, como couve, espargos e espinafre, produtos integrais e cogumelos também são ricos em riboflavina. Repolho, cenouras, maçãs, figos e bagas têm um nível comparativamente baixo de vitamina B2.

Défices de vitamina B2

A falta de riboflavina compromete o bom funcionamento do metabolismo dos hidratos de carbono, lipídos e proteínas, uma vez que esta vitamina é essencial para completar os seu metabolismo.

A deficiência de riboflavina manifesta principalmente como lesões de pele, especialmente sobre a língua e em torno dos cantos da boca, alguns destes sintomas incluem olhos vermelhos, alta sensibilidade à luz, lábios ressequidos, inflamação na boca e aftas. Mas outros sintomas mas comuns incluem cabelos opacos ou de tendência oleosa, rugas prematuras, e unhas quebradiças. A deficiência de riboflavina pode resultar em mau funcionamento das glândulas supra-renais, que por sua vez tem por consequência condições como anemia, fadiga crónica e desenvolvimento de cataratas.

Se não for tratada, pode levar a um inchaço da língua, caspa, dermatite seborreica, e até mesmo a diminuição da função nervosa. Tonturas, perda de cabelo, perda de sono, má digestão. 

Principais benefícios

A riboflavina tem um papel fundamental a desempenhar na manutenção da saúde humana em geral.

Riboflavina_B2Ajuda na produção de energia desempenhando um papel importante na produção de energia celular,  através da activação no metabolismo de gorduras, hidratos e proteínas.

A vitamina B2 é essencial para a formação de novos glóbulos vermelhos, o que aumenta a circulação sanguínea  e oxigenação de vários sistemas de organismo. Também ajuda  no sistema imunitário através da produção de anticorpos aumentando as suas reservas e reforçando assim o sistema de defesa contra infecções.

A riboflavina é muito importante para assegurar o crescimento e desenvolvimento adequado dos órgãos reprodutivos, e o crescimento dos tecidos do corpo, como a pele, tecido conjuntivo, olhos, mucosas, sistema nervoso e do sistema imunitário. Além disso, garante também uma pele saudável, unhas e o crescimento do cabelo.

Acção preventiva 

A vitamina B2 pode ajudar a prevenir muitas doenças comuns, como dores de cabeça, enxaqueca, cataratas, acne, dermatite, artrite reumatóide e eczema. Pode ainda ajudar a regular a atividade da tireóide e desempenha um papel importante para a visão, garantindo córneas saudáveis ​​e visão perfeita e do sistema digestivo através da manutenção e equilíbrio nas membranas da mucosas. 

Ajuda na absorção de minerais, como o ferro, ácido fólico e outras vitaminas, tais como B1, B3, B6 e desempenha um papel importante na reparação de tecidos, na cicatrização de feridas e outras lesões que podem levar um longo período de tempo para se recuperar na totalmente.

Nota: Lembre-se de ter uma dieta saudável e equilibrada para garantir o fornecimento diário de riboflavina, uma vez que organismo necessita desta vitamina para a sua funcionalidade e manutenção. 

A sua saúde agradece….

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.