Vitamina B1 ou Tiamina

tiamina_b1

A Tiamina ou também conhecida por vitamina B1, é um nutriente vital humano que pertence ao complexo de vitaminas B. Ela desempenha um papel importante na manutenção do sistema nervoso e melhora o funcionamento cardiovascular, mas também tem outros predicados para o bem funcionamento orgânico.

Acção

Uma das 8 vitaminas solúveis em água, e da família do grupo vitaminico do complexo B a Tiamina ajuda na conversão dos hidratos de carbono em glicose, que por sua vez é usado para produzir energia necessária a realização de diversas funções corporais. A vitamina B1 é também necessária para a quebra molecular dos lipídos (gorduras) e proteínas. Também desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.

Para alem destas funções, proporciona outros benefícios para a saúde, pois mantém o tónus muscular ao longo da parede do trato digestivo e promove a saúde do sistema nervoso, pele, cabelo, boca e fígado. A vitamina B1 melhora também a capacidade do corpo a suportar o stress e por isso isso é muitas vezes chamada de “vitamina anti-stress”.

Principais alimentos

A grande maioria dos alimentos contém tiamina, mas uma boa parte dela é perdida no processamento em que os alimentos são submetidos. A vitamina B1 é solúvel em água e pode ser destruída no cozimento dos alimentos em temperaturas elevadas ou quando fica muito tempo no frigorifico.

tiamina ou vitamina B1

Défice de vitamina B1 

Alguns dos primeiros sintomas de deficiência de tiamina pode manifestar-se em sintomas vagos como, letargia (estado de inconsciência que se assemelha ao sono profundo), irritabilidade, perda de memória, perda de sono ou de apetite, perda de peso, indigestão ou obstipação.  Se deixada sem tratamento destes sintomas iniciais podem levar a uma forma mais grave de deficiência, conhecida como o beribéri. Mas os sintomas podem variar de pessoa para pessoa pois depende de variados factores.

Existem ainda algumas situações que em caso de deficiência necessitam de suplementação que são:

  • a gravidez e a amamentação
  • grandes esforços físicos
  • elevado consumo de álcool
  • elevada ingestão de hidratos de carbono
  • certas doenças (disenteria, diarreia, cancro, náuseas/vómitos, doenças hepáticas, infecções e hipertiroidismo).

Principais beneficios

tiamina_b1

A vitamina B1 é necessaria para o bom funcionamento do sistema enzimático, pois liberta a energia para as variedades funções necessárias a manutenção do organismo.

É rica em propriedades anti-envelhecimento, funciona como um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger o seu corpo contra os sinais de envelhecimento como rugas, manchas senis e outras situações relacionadas com a idade que afetam regularmente os sistemas orgânico.

Melhora a memória pois ajuda no desenvolvimento adequado das bainhas de mielina em torno dos nervos. Sendo também preventivo da doença de Alzheimer. As pessoas que sofrem desta doença têm registado melhoras quando tratadas com suplementos de vitamina B1 a 100 mg por dia. E decorre estudos clínicos e experimentais com placebo-controlados para determinar com mais exactidão qual o mecanismo pelo qual isso ocorre.

Esta vitamina também ajuda na secreção de ácido clorídrico, que é essencial para a digestão completa dos alimentos ingeridos.

Acção preventiva

Função cardíaca adequada, a Tiamina ajuda na produção do neurotransmissor acetilcolina, que é usado para transmitir mensagens entre os nervos e os músculos e é assegurada uma função cardíaca adequada. A deficiência de vitamina B1 pode, portanto, resultar em funções cardíacas irregulares. Pessoas que sofrem se insuficiência cardíaca congestiva, quando administrada a vitamina B1 por via intravenosa, durante sete dias, apresentaram melhorias consideráveis nos seus ecocardiogramas, o que prova que a Tiamina pode prevenir doenças cardíacas.

Quando utilizada juntamente com outros nutrientes essenciais, a Tiamina pode retardar ou evitar a ocorrência de cataratas. 

A vitamina B1 pode melhorar a capacidade de concentração e também ser utilizada no tratamento de vários distúrbios do sistema nervoso, tais como a esclarece múltipla e paralisia de Bell. Por estes motivos é conhecida como a “vitamina moral” por seu impacto positivo sobre os sistema nervoso e proporcionar uma atitude mental saudável.

Desempenha um papel importante na produção de glóbulos vermelhos no sangue, que por sua vez mantém as pessoas saudáveis, activas e energéticas.

A tiamina pode ajudar nas deficiências hepáticas causadas pela cirrose, infecções, hipertiroidismo e efeitos do alcoolismo.

Esta vitamina melhora pode também melhorar significativamente o apetite e agilidade mental.

Nota: A vitamina B1 é uma vitamina solúvel em água, e será expelida através da urina. Portanto, certifique-se que mantém uma dieta equilibrada, e que ingere as quantidades necessárias de vitamina B1 regularmente.

A sua saúde agradece…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.