Quinoa, alimento funcional

 

quinoaSabia que…. foi usada uma mistura de quinoa e gordura para alimentar exércitos Incas, que muitas vezes marcavam durante dias? A mistura era conhecida como “bolas de guerra”.

Composta por 70% carboidratos sob a forma de amido, 20% de proteínas, pouca gordura e isenta de glúten, a quinoa é um alimento muito proteico.

Existem mais de 8000 variedades de quinoa conhecidas, cuja cores variam desde o amarelo pálido ao preto, passando pelo vermelho e o castanho. o grão é macio e cremoso, mas tem uma “cauda” estalada. Tem um sabor suave a noz e uma textura fofa, leve e macia, semelhante à do cuscuz. A quinoa encontra-se disponível em grão, farinha, massa e cereal. E está na moda sob a forma de quinoto, risoto confecionado com quinoa em vez de arroz.

Segundo a American Dietetic Association, a associação dietética norte-americana, «pode ajudar em casos de doença cardíaca, diabetes e prevenção do cancro». Muitos consideram-no um super cereal. A quinoa oferece cerca de 18% de proteína, um valor superior ao de outros cereais, algumas variedades chegam a conter mais de 20%, destaca David Grotto em «101 Super Alimentos que Podem Salvar a Sua Vida», publicado em Portugal pela Academia do Livro.

Potencial da quinoa

A quinoa tem o potencial de desempenhar um papel ativo na erradicação da fome, graças as suas qualidades nutricionais únicas e sua enorme capacidade de se adaptar, o que permite crescer em uma grande variedade de condições agroecológicas e suportar condições adversas como a seca e a alta salinidade.

Produto do interesse gerado pelo Ano Internacional da Quinoa 2013, hoje muitos países da África, Ásia e Oriente estão desenvolvendo projetos para cultivar esse alimento com o apoio da FAO.

“A quinoa tem seguido o camino já traçado anteriormente pelo milho e a batata, dois alimentos que também se originaram nas Américas e que hoje fazem parte da alimentação diária de milhões de pessoas no mundo”, ressaltou o diretor-geral da FAO.

Porque deve comer Quinoa

Como refere David Gotto, a qualidade nutricional tem sido comparada á do leite gordo em pó pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) dos Estados Unidos. A quinoa contém mais proteínas do que qualquer outro cereal. Algumas variedades de quinoa têm mais de 20% de proteínas . E o que é único acerca das proteínas da quinoa é que ela é completa, contendo todos os aminoácidos essenciais, sendo especialmente rica nos aminoácidos lisina, metionina e cistina. A quinoa é rica em ferro, potássio e riboflavina, assim como em vitaminas B6, niacina e tianina. É também uma boa fonte de magnésio, zinco, cobre e mangareis e contém algum flato  (ácido fólico).

A quinoa contém pelo menos 16 saponinas triterpinas que podem ter propriedades anticancro e anti-inflamatórias e inibir a absorção do colesterol. Ideal no combate à obesidade pois é uma boa fonte de fibra que tem um poder de saciedade, que é superior ao do arroz e do trigo.

Pode ser ingerida por doentes celíacos ou para quem sofre de alergia ao glúten ou ainda excelente como alternativa para desportistas, vegetarianos ou adeptos de uma alimentação saudável.

Dicas de utilização da Quinoa

  • A quinoa em sementes e em farinha deve ser conservada num recipiente fechado no frigorifico. Use as sementes no prazo de um ano e a farinha dentro de 3 meses.
  • Os grãos devem ser lavados antes de consumidos para retirar as saponinas, que ficam na camada externa da semente. As saponinas dão um sabor amargo aos grãos e podem levar ao aparecimento de espuma na água. Na America do Sul, a saponina que é removida da quinoa é usada como detergente para lavar roupa e como antipático para promover a cicatrizarão de ferimentos na pele.
  • Tenha cuidado de nao adicionar água demais ou cozinhá-la por muito tempo, pois a quinoa pode ficar empapada. A quinoa leva apenas 15 minutos a cozinhar!
  • Torre numa frigideira seca por 5 minutos as sementes, caso queira dar mais sabor.
  • Excelente para pratos quentes, como sopas, guisados, pratos cozinhados em wok ou em pratos frios como saladas.

Receitas de Quinoa

quinoa_2
FONTE: Guilt-Free Gourmet, Ed. Ryland Peters & Small, Reino Unido, 2012

Uma salada nutritiva para seis pessoas,

  • 1 chávena e meia de quinoa
  • 12 espargos
  • 2 chávenas de favinhas
  • 2 chávenas de ervilhas
  • 1 mão cheia de tomates cereja

Depois de cozer a quinoa e os vegetais, misture-os e tempere tudo com azeite, sumo de limão, xarope de agave ou vinagre balsâmico. Acrescente sal e pimenta a gosto e decore com a salsa e a hortelã.

Bom apetite!

Como integrar a quinoa na sua alimentação durante as refeições principais

Prepare como se fosse arroz, fervendo duas chávenas de água para uma de grão, tapando e deixando ferver em lume brando durante cerca de 15 minutos. Deve ficar al dente.

A quinoa nas saladas

Misture quinoa cozida, arrefecida, com legumes crus ou cozidos picados e ervas frescas. Tempere com molho de vinagrete ou de soja.

A quinoa tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de introduzir na alimentação de adultos e crianças, podendo acompanhar qualquer prato de carne, peixe ou frango, sendo um ótimo substituto para o arroz ou massa.

Experimente e olhe por a sua saúde…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.