Quais as propriedades nutricionais da água de coco?

agua de cocoA água de coco é uma rica fonte de sais minerais e que tem um baixo teor de açúcar, sódio e gordura. Por isso, é uma excelente alternativa para hidratação, principalmente após a actividade física. Além disso, a água de coco natural e industrializada são semelhantes em relação à qualidade nutricional, pois nenhum nutriente é perdido no processo. Apenas o muda o sabor devido aos antioxidantes que são adicionados. 

Para se obter água do coco, terá que ser extraído co coqueiro tunante o pedido de maturação, em média este é conheço com 7 meses e ainda apresenta uma casca verde envolvente. O coco maduro fica até 10 meses no coqueiro.

Propiedades da água do coco

A água de coco é o líquido do endosperma encontrado dentro da cavidade do coco. E corresponde a 25% do peso do fruto, e sua composição básica é de 95,5% de água, 4% de carboidratos, 0,1% de gordura, 0,02% de cálcio, 0,01% de fósforo, 0,5% de ferro, além de aminoácidos, vitamina C e vitaminas do complexo B. No entanto, sua composição varia de acordo com o grau de maturação do fruto.

A água de coco contém açúcares dissolvidos. Ocorre uma queda de apenas 2% nos teores de açúcares da água de coco, no intervalo de sete a doze meses. Isso acontece porque, quando os frutos são verdes, as unidades de sacarose não estão combinadas, havendo quantidade suficiente de frutose livre. Com o progresso da maturação do fruto ocorre a síntese da sacarose a partir da glicose e frutose, favorecendo a queda no teor de açúcar.

De acordo com estudos apresentados, os teores dos minerais: potássio, cálcio, magnésio, manganês e zinco na água mostram se dependentes de  factores como a variedade, safra e idade do coqueiro. E, enquanto o teor de potássio aumenta, os outros minerais diminuem com o aumento da maturação do fruto, influenciando também os de sódio e cobre que ao inverso vão aumentando.

A água de coco não é só uma fonte rica em vitaminas, mas contém ácido ascórbico (vitamina C) e vitaminas do complexo B. De acordo com literatura publicada, a água de coco com seis meses de maturação, pode ser considerada como boa fonte de vitamina C.

Os teores de proteína e gordura na água de coco aumentam com a maturação do fruto e mostram se dependentes da variação entre os tipos e a safra.

No caso dos ácidos gordos de cadeia curta (principalmente láurico e mirístico) aumentam, enquanto os ácidos gordos de cadeia longa (principalmente oleico e linoleico) diminuem em função do aumento da maturação do fruto. Desse modo, enquanto os ácidos oleico e linoleico representam em conjunto 40 a 60% do total de ácidos gordos nos primeiros seis meses. Um coco com 10 meses, os ácidos gordos láurico e mirístico são os predominantes representando em conjunto 50 a 60% do total.

A água de coco apresenta composição de aminoácidos semelhante a do leite, porém com maior porcentagem de arginina, alanina, cistina e serina na água de coco, e em menores proporções de outros aminoácidos.

 Utilização da água de coco no desporto e área médica

A água de coco pode ser utilizada como substituto de água para repor electrólitos nos casos de desidratação. A sua ingestão pode ser utilizada após exercício fisico, além de reidratar, apresenta algumas vantagens em relação as bebidas desportivas com carboidratos e electrólitos, sendo suficientemente adocicada, não causa náuseas, não apresentada sensação de abundância ou desordem gastrointestinal, alem de ser facilmente consumida em grande quantidade.

Estéril, a água extraída de frutos imaturos apresentam uma composição química próxima á do soro glicosado isotônico utilizado nos hospitais, o que possibilita o seu uso em caso médico se necessário. De acordo com alguns estudos, a água de coco (verde) pode ser utilizada em situações de emergência, ou onde não haja possibilidade de atendimento hospitalar, como fluido de hidratação intravenosa.

Em casos de pacientes com disenteria ou outros tipos de diarreia severa, em que os níveis de potássio podem ser baixos, a água de coco pode ser tanto utilizada por via oral quanto por via intravenosa. Com pequenas modificações, serve de veículo adequado para reidratação oral em casos de desidratação pediátrica e também pode ser utilizada para reidratação oral em casos de diarreia moderada.

Além disso, a água de coco também é usada como diurético.  E 100 ml de água de coco possuem apenas 22 calorias.

Contra indicações?

Apesar de ser uma óptima bebida para a saúde, não pode ser ingerida em exagero por quem têm problemas renais, diabetes ou hipertensão. Como é rica em potássio e sódio, a água de coco poderá agravar o quadro de saúde dessas pessoas, que devem ingerir, no máximo, até 3 copos de 200 ml por dia.

Junte água de coco nos seus sumos se necessário, e caso não goste de beber água….. esta é uma alternativa!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.