O ovo e suas propriedades

dicas saudáveis do ovoQuais as propriedades nutricionais do ovo?

A gema tem vários antioxidantes (vitaminas A e E, zinco, ferro, selénio e vanádio), substâncias com o poder de combater o envelhecimento das células; colina, um nutriente que protege a memória e ainda leucina, que evita a perda de massa magra.

Qual o valor calórico?

Apesar de sua fama negativa, os ovos são campeões em um dos critérios mais observados pelas pessoas: um ovo inteiro possui apenas aproximadamente 70 calorias. Considerado o valor nutricional e as propriedades positivas dos ovos, trata-se de um valor consideravelmente baixo. A maior parte dessas calorias encontra-se na gema, de modo que aqueles que só comem as claras dos ovos absorvem ainda menos calorias.

Quais seus benefícios para o desporto e na dieta?

Um ovo inteiro possui aproximadamente 6 gramas de proteína. Esse valor corresponde a quase 8% das necessidades diárias de uma pessoa média, o que faz do ovo uma das melhores fontes de proteínas. Na verdade, o ovo é um alimento praticamente indispensável para uma dieta com altas concentrações de proteína.

Os ovos também se destacam pela qualidade. As proteínas fornecidas pelos ovos são as mais completas que existem na natureza, uma vez que possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas. Como se quantidade e qualidade não bastassem, as demais fontes de proteína também são deixadas para trás quando se trata da disponibilidade das proteínas: a taxa absorção das proteínas do ovo é de quase 100%, de modo que praticamente nada é perdido.

O consumo do ovo aumenta os níveis de colesterol?

As novas pesquisas demonstram que o ovo não é o responsável pelo aumento do colesterol, desde que o seu consumo seja moderado. Um ovo contém 200mg de colesterol e a recomendação é de 300mg/dia. Consumido moderadamente (1 unidade por dia) não fará aumentar o colesterol.

Qual a melhor forma de consumir o ovo?

A forma mais saudável é cozido, apresenta 80 Kcal. Cozido por 2 a 3 minutos não perde muito as qualidades nutricionais. O ovo frito pode chegar a 120 Kcal.

Evite consumir o ovo cru ou mal cozido, a gema do ovo cru pode ser uma fonte de bactérias, inclusive a salmonela, que causa diarreia, vómitos.

Outra dica é não armazenar os ovos na porta do frigorifico. Essa região da porta é a parte menos refrigerada, por isso que os ovos colocados neste local duram menos e estragam se com mais facilidade.

Viva com mais saúde!!!

2 COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.