Sabia que…. segundo reza a lenda, se partir ao meio um morango duplo para partilhar com alguém do sexo oposto, vão apaixonar-se um pelo outro?

Os morangos são um membro da família da rosa e são uma das bagas mais populares do mundo.

São singulares no sentido de serem a única fruta que traz as suas sementes na parte de fora em vez de ser por dentro. Existem mais de 600 variedades diferentes. morango

O morango, cientificamente conhecido como Fragaria ananassa , originou-se na Europa no século XVIII.

É um híbrido de duas espécies de morango selvagem da América do Norte e do Chile.

Morangos são de cor vermelha brilhante, têm uma textura suculenta, um aroma característico e um sabor doce.

Eles são geralmente consumidos crus e frescos, mas também pode ser usado em uma variedade de compotas, geleias, sobremesas e para o sabor dos alimentos.

Por que razão devo comer Morango?

Morangos consistem principalmente de água (91%) e carboidratos (7,7%). Eles contêm apenas pequenas quantidades de gordura (0,3%) e proteína (0,7%).

150 gramas de morangos contém menos de 50 calorias.

Uma dose de oito morangos contém mais vitamina C do que uma laranja.

Os morangos também são ricos em folato (vitamina B9), potássio, manganês e fibra.

Só perdem para a ameixa como fruta mais rica em fenólicos e antioxidantes, sendo especialmente ricos nos flavonoides que combatem o cancro e doença cardíaca, antiocininas, ácido elágico, quercetina, catequina e kaempferol. 

Vantagens nutricionais do MorangoMorangos

O teor de carboidratos dos morangos consiste principalmente em fibras e açúcares simples.

Morangos têm um índice glicémico com uma pontuação de 40, que é relativamente baixa ( 4 ).

Isso significa que os morangos não causam grandes picos de níveis de açúcar no sangue, e são considerados seguros para diabéticos.

No que se refere as fibras, os morangos têm cerca de 26% do teor de carboidratos na forma de fibras .

150 gramas de morangos fornece 3 gramas de fibra, tanto solúvel e insolúvel.

As fibras são importantes para alimentar as bactérias amigáveis ​​no intestino e melhorar a saúde digestiva. Elas também são úteis para a perda de peso, e pode ajudar a prevenir algumas doenças (5 , 6).

Benefícios para a saúde

No cancro

Os pesquisadores de Harvard descobriram que o morango tem qualidades protectoras em relação a vários cancros.

Um estudo celular in vitro usando um extrato de folhas de morango em células de leucemia revelou uma significativa atividade eliminadora do cancro.

Um estudo celular revelou que extratos de morango diminuíram significativamente o crescimento de células de cancro quer do cólon quer da mama.

Os morangos organicamente cultivados tiveram um efeito antiproliferativo significativamente superior ao alcançado pelos morangos convencionalmente cultivados, devido ao seu elevado nível de antioxidantes.

O morango pode desempenhar pode desempenhar um papel na redução do cancro desencadeado por estrogénios, uma vez que ele é rico em ácido elágico (um antioxidante polifenol) que pode funcionar como um bloqueador de estrogénio (7,8).

Verificou-se ainda que os morangos inibem a formação de tumores num modelo animal de cancro oral e em células de cancro do fígado humano (9).

strawberries

Regulação do açúcar no sangue

Quando os carboidratos são digeridos, são divididos em açúcares simples, que são então liberados na corrente sanguínea.

Com o aumento dos níveis de açúcar no sangue, o corpo começa a secretar insulina, que diz às células para “apanhar” o açúcar da corrente sanguínea e usá-lo para o combustível ou armazenamento.

O desequilíbrio na regulação do açúcar no sangue, ou dietas ricas em alimentos que levam a grandes picos de açúcar no sangue, estão associados com o aumento do risco de obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular (10,11).

As morangos parecem diminuir a digestão de glicose e reduzir os picos de glicose e insulina após uma refeição rica em carboidratos, em comparação com uma refeição rica em carboidratos sem morangos (12,13).

Isto implica que os morangos podem ser particularmente úteis para a prevenção da síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Saúde do coração

A doença cardiovascular (doença cardíaca) é a causa mais comum de morte em todo o mundo.

Os morangos também podem melhorar o estado antioxidante do sangue, diminuir o stress oxidativo, inibir a inflamação, melhorar a função vascular, melhorar o perfil lipídico do sangue e reduzir a oxidação nociva do colesterol LDL (14, 15).

A sua prevenção é obra da pelargonidina a principal antocianina dos morangos, que causa a sua cor vermelha brilhante. As antocianinas podem ter benefícios para a saúde do coração (16).

morangos

Efeitos adversos

Morangos geralmente são bem tolerados, mas a sua alergia é bastante comum, especialmente em crianças pequenas.

Tenha em conta que os morangos cultivados em ambientes protegidos (como estufas) podem conter mais resíduos de pesticidas do que os morangos cultivados ao ar livre.

Alergia ao Morango

Morangos contêm uma proteína que pode reagir de forma cruzada e causar sintomas em pessoas que são sensíveis ao pólen ou maçãs, conhecido como alergia ao pólen-alimentar (17,18).

Sintomas comuns incluem, prurido ou formigueiro na boca, urticária, dores de cabeça, inchaço dos lábios, face, língua e garganta, ou problemas respiratórios em casos graves.

Resumo

Morangos são baixos em calorias, e são deliciosos e saudáveis.

Eles são uma boa fonte de muitas vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, alguns dos quais com poderosos benefícios para a saúde.

Os benefícios para a saúde incluem diminuição do colesterol e pressão arterial, inflamação reduzida, diminuição do stress oxidativo e prevenção do cancro.

Além disso, eles podem ajudar a evitar grandes picos de açúcar no sangue e níveis de insulina.

Por todas estas razões, os Morangos são uma excelente adição a uma dieta saudável e considerados um alimento funcional.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.