Manteiga Ghee tem sido elogiada como uma alternativa à manteiga tradicional e que oferece benefícios adicionais, no entanto, algumas pessoas têm questionado se a ghee é superior a manteiga regular, ou se pode que representar riscos para a saúde.

Ela é um óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga, num processo em que inclusive a lactose é removida.

ghee

Também conhecida como manteiga clarificada ou manteiga ghi, é utilizada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor.

O que é manteiga Ghee?

É um tipo de manteiga clarificada. É mais concentrada em gordura do que a manteiga tradicional porque seus sólidos de água e leite foram removidos.

Ela tem sido usada em culturas indianas e paquistanesas há milhares de anos. O termo vem da palavra sânscrita que significa “polvilhado”.

A manteiga ghee foi criada para evitar que a manteiga se estrague durante o tempo quente.

Além de ser utilizada na cozinhar, é usada no sistema de medicina alternativa indiana Ayurveda, onde é conhecida como ghrita.

Devido aos seus sólidos de leite terem sido removidos, ela não necessita de refrigeração e pode ser mantida à temperatura ambiente durante várias semanas. Como o óleo de coco, pode tornar-se sólida quando mantida a baixas temperaturas.

Como se faz manteiga ghee

manteiga-ghee1Colocar manteiga, sem sal, numa tacho de preferencia de aço inoxidável.

  • E deixar ao lume aproximadamente 50 a 60 minutos. Nesse período, não se mexe a manteiga; apenas retira-se cuidadosamente, com o auxílio de uma colher ou de uma espumadeira, toda a espuma que sobe. Pode-se deixar que essa espuma acumule-se um pouco, para depois deve-se retirá-la com cuidado. Depois desse período, a espuma cessará de subir e a manteiga transformará em um líquido amarelo-dourado, transparente e de odor adocicado ou amendoado.
  • Desligar o lume e deixar esfriar o líquido, sem mexer.
  • Depois de alguns minutos, deve-se passar o líquido ainda morno num recipiente limpo e seco, que possa ser vedado.
  • Nesse processo de decantação, despreza-se o precipitado, este precipitado é constituído pelas impurezas da manteiga e recolhe-se apenas o líquido fino e amarelo, que consiste no Ghee. Quando não for mais possível separar o Ghee do precipitado, deve-se recolher o Ghee da superfície com uma colher limpa.
  • Pode-se, a critério, coar o Ghee passando-o num pano limpo e fino, para a remoção de toda a espuma, mas não se deve tentar coar o precipitado, pois ele atravessará o pano.

Diferença entre manteiga ghee e manteiga clarificada

Há quem não as distingue, e a diferença entre elas é de facto pequena. Isso porque conceitualmente sempre definem as duas como sinónimos. E até certo ponto, são mesmo muito parecidas, podemos até dizer que a manteiga ghee é um tipo de manteiga clarificada, mas difere ligeiramente em sua produção.

A manteiga clarificada consiste apenas na remoção, pelo emprego de calor controlado (aquecendo a manteiga), de parte da água e componentes sólidos do leite, resultando em uma gordura pura, livre de toxinas. Já a ghee, inclui o processo de fervura da manteiga juntamente com os sólidos de leite por um tempo prolongado, de modo que eles se caramelizam dando a cor, o aroma e o sabor acastanhado característicos da ghee.

A manteiga ghee ou manteiga indiana preparada a partir da manteiga do leite de vaca, animal sagrado no hinduísmo, é considerada um alimento sagrado no hinduismo, e é usada em rituais de adoração, de purificação, casamentos e funerais, entre outros. Na gastronomia é empregada em quase tudo que é produzido e consumido pelos hindus.

Então a diferença entre a manteiga clarificada e a ghee não se resume apenas em uma diferença de técnica de preparo, mas são diferentes também em sabor, cor e cheiro, já que a ghee possui sabor mais forte, que se semelha ao de amêndoas,  cor mais escura e aroma de castanhas

Quais os maiores beneficios da manteiga ghee para a saúde

Mas, afinal, que benefícios a manteiga ghee oferece à saúde? Quais as razões para substituir a manteiga tradicional por uma clarificada?

Na medicina Ayurveda, o ghee é considerado um alimento regenerador e rejuvenescedor.

Entre os benefícios que oferece à saúde, estão:

  • Fonte de vitamina A, uma das vitaminas responsáveis por aumentar a longevidade, pois é antioxidante e com isso, pode combater os radicais livres, que em excesso são responsáveis pelo envelhecimento celular e até o desenvolvimento de algumas doenças.
  • Possui um tipo de gordura importante para a nutrição da mucosa intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes, por isso precisa estar em ótimo funcionamento, para garantir que todos os nutrientes ingeridos sejam absorvidos de maneira correta.
  • Realça o sabor dos alimentos
  • Não contém sódio e nem lactose
  • Possui fácil digestão, pois estimula a produção de sucos gástricos

Perfil nutricional

A manteiga ghee é composta principalmente de gorduras, mas também contém níveis significativos de vitamina A, vitamina E e vitamina D.

Livre de toxinas, através da recolha da espuma a manteiga de ghee é também rica em gorduras monoinsaturada, ómega-3 além de ácidos gordos como ácido butírico responsável pelo o odor e o sabor peculiar e ácido linoléico conjugado (CLA), que têm também alguns benefícios positivos para a saúde.

Mas não deve consumi-la exageradamente; apesar dos benefícios nutricionais, ela continua sendo um tipo de gordura e tem cerca de 110 calorias por colher de sopa.

Porque deve introduzir a manteiga ghee na sua alimentação

Impulsionador da energia

A ampla gama de gorduras que compõem ghi incluem ácidos gordos de cadeia média, que são muito úteis para o organismo e podem ser processados pelo fígado e convertidos em energia, não sendo acumulado no tecido adiposo ou contribuindo para o aumento de peso.

Para os atletas ou outras praticantes de actividade física moderada ou intensa, a manteiga ghee pode fornecer a energia necessária para o treino.

Em problemas de alergia

Devido a remoção de todo o resíduo de láctico, a manteiga ghee é uma excelente alternativa para pessoas intolerantes à lactose ou aqueles que não podem consumir manteiga. Estes podem desfrutar deste tipo de manteiga sem se preocuparem com os problemas gastrointestinais que normalmente seguem.

Saúde do Coração

coracaoApesar de ser composta essencialmente de gordura, é uma gordura benéfica saudável ao organismo, as vitaminas e ácidos gordos que lhe estão associados, como ómega-3 podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol e fornecer um equilíbrio energético. Tem no entanto que se ter em consideração a quantidade de consumo, pois o excesso também não trás benefícios.

Reduzir a inflamação

Ghee possui ácido butírico, que é um dos ácidos gordos de cadeia curta mais benéficos que o organismo necessita. Em investigações recentes, o ácido butírico tem demonstrado, ser e benéfico na redução da inflamação no organismo, particularmente no trato gastrointestinal, onde é recomendado como suplemento para algumas pessoas com colite ulcerosa.

Atividade Antioxidante

Os benefícios para a saúde dea vitamina A são amplamente divulgados e o poder dos carotenóides em termos de eliminação de radicais livres no organismo são amplamente comprovados.

Quando se adiciona, a capacidade antioxidante do ácido linoleico conjugado e ácido butírico com o poder da vitamina A da manteiga ghee, temos como resultado um alimento com uma poderosa acção anti-cancerisna que pode ajudar a reduzir stress oxidativo  do organismo.

Diferenças entre manteiga ghee e tradicional

ghee-vs-butter

Dicas de como utilizar manteiga de ghee

  • Usar como gordura para saltear alimentos
  • Use no tradicional pão com manteiga. Mas em pouca quantidade, pois tem um sabor mais intenso.
  • Use em qualquer receita que pede óleo de cozinha
  • Se assar legumes, pode derreter ghee e, em seguida, regue sobre os alimentos, como o azeite antes de assar.
  • A manteiga ghee pode ter mais sabor, misturada a ervas, aromatizada ou consumida pura, no lugar da manteiga.
  • Pode ser utilizada em bolos, tortas, biscoitos, pães e receitas em geral. Por ter uma textura menos pesada que a manteiga tradicional, ela deixa os bolos mais fofinhos e leves.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.