Limas ou limões, qual a diferença

Limas e limões são algumas das frutas cítricas mais populares do mundo.

Embora eles tenham muito em comum, eles também são distintamente diferentes.

Limas e limões são dois tipos de frutas que – embora geneticamente diferentes – estão intimamente relacionadas.

Limas ou limões

Limões e limas são dois tipos de frutas que – embora geneticamente diferentes – estão intimamente relacionadas.

Alguns especialistas acreditam que os limões foram criados como um híbrido de lima e cidra – uma fruta cítrica grande e grossa. No entanto, esta é apenas uma das muitas teorias de origem (1).

Tanto limões como limas – assim como laranjas, tangerinas, cidra e toranja – pertencem à categoria de frutas cítricas.

Limões e limas são cultivados em todo o mundo. No entanto, os limões – formalmente conhecidos como Citrus limon – são tipicamente cultivados em climas moderados, enquanto os limas – ou Citrus aurantifolia – crescem melhor em regiões tropicais e subtropicais (1).

Ambas as formas frescas e processadas de limões e limas são utilizadas em uma variedade de aplicações culinárias, medicinais e domésticas.

Estas duas frutas são bem conhecidas por seu sabor ácido e azedo e são apresentadas em uma variedade de aplicações culinárias em todo o mundo. Eles podem ser usados ​​na culinária, na conservação de alimentos ou simplesmente para dar sabor.

Os óleos essenciais de limões e limas são frequentemente usados ​​para fins cosméticos e medicinais. E também estão incluídos em muitos produtos de limpeza domésticos devido as suas propriedades de fragrância e antibacterianas.

Semelhanças

Embora limões e limas sejam frutas distintamente diferentes, eles compartilham muitas das mesmas características – especialmente quando se trata de seu valor nutricional e potenciais benefícios à saúde.

Nível nutricional

Em termos de conteúdo em macronutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras, os limões e as limas são essencialmente idênticos. Mas os limões tem uma vantagem insignificante no conteúdo de carboidratos e calorias.

Os limões fornecem mais vitamina C que as limas – mas ambos são ricos nesta vitamina e contribuem significativamente na dieta.

No geral, os limões oferecem uma quantidade ligeiramente maior de vitaminas e minerais, incluindo potássio, folato e vitamina B6.

Compartilhar certos benefícios de saúde

Práticas tradicionais de fitoterapia são conhecidas por utilizar frutas cítricas – como limões e limas – por seus benefícios medicinais (3).

A vitamina C – um dos principais nutrientes encontrados nessas frutas cítricas – bem conhecida por suas propriedades antioxidantes e desempenha um papel importante na manutenção de um sistema imunológico saudável (4).

As frutas cítricas também contêm muitos outros compostos vegetais com propriedades, anti-inflamatórias e antibacterianas conhecidas (3).

Vários estudos sugerem que esses compostos podem desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas e certos tipos de cancro, incluindo cancro de mama e de cólon (3567).

Um estudo em ratos observou que o ácido cítrico – um composto específico encontrado em frutas cítricas – tem um efeito protetor contra a inflamação no cérebro e no fígado (8).

No entanto, a pesquisa sobre os potenciais benefícios medicinais e farmacológicos de limões e limas está atualmente limitada a estudos em animais e em tubos de ensaio e mais pesquisas são necessárias.

Gosto e aparência diferentes

Apesar de limões e limas terem muitas semelhanças, têm também algumas diferenças distintas.

Diferenças Físicas

Talvez uma das diferenças mais óbvias entre limões e limas seja sua aparência.

Os limões geralmente são amarelos brilhantes, enquanto as limas são tipicamente de um tom verde claro. No entanto, certos tipos de limas ficaram amarelos à medida que amadurecem, tornando a distinção um pouco mais difícil.

As limas também são menores e mais redondas que os limões. Eles podem variar em tamanho, mas geralmente medem de 3 a 6 centímetros de diâmetro.

Em comparação, os limões tendem a ter 7 a 12 centímetros de diâmetro e têm uma forma mais oval ou oblonga.

Diferenças de sabor

Em termos de sabor, essas duas frutas cítricas são semelhantes. Eles são ambos de sabor amargo, e comer qualquer fruta, por si só é susceptível de resultar na mesma expressão facial enrugada.

No entanto, os limas tendem ater um paladar um pouco doce, enquanto os limões são geralmente mais amargos, sendo mais ácidos que as limas.

Usos culinários diferentes

Quando se trata de cozinhar, ambas as frutas cítricas são usadas de maneira similar.

Ambos são excelentes adições para saladas, molhos, marinadas, bebidas e cocktails.

Como as limes são mais amargas, elas são geralmente reservadas para pratos salgados, enquanto a doçura dos limões se presta a aplicações mais amplas em pratos salgados e doces.

Esses dois tipos de frutas cítricas podem ser usados ​​com segurança numa variedade de cenários de culinária sem estragar o prato – mas é importante manter o equilíbrio do sabor doce amargo.

Seus benefícios

Aumenta o sistema imunológico:

Estas duas frutas cítricas são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que reforça o imunológico. É necessário consumir vitamina C na dieta, pois o organismo não a produz por conta própria. A vitamina C auxilia o sistema imunológico, atacando o ácido nucléico das células do vírus e também eliminando as bactérias. Um estudo de 2009 (9) mostrou que a vitamina C ajuda a reduzir a duração do resfriado comum.

Aumentar a absorção de ferro: 

O ferro mineral é vital porque ajuda o sangue a transportar oxigénio para as células e produz energia para o funcionamento normal das células. Tanto o ácido cítrico como a vitamina C encontrados nos limões e limas facilitam a absorção no organismo de ferro não-heme, que é o ferro encontrado nos alimentos à base de plantas.

Auxilia o Sistema Nervoso:

Limões e limas são ricos em potássio, o que é crucial para a saúde do sistema nervoso. Baixos níveis de potássio no sangue podem causar ansiedade e depressão. O sistema nervoso também precisa de uma quantidade adequada de potássio para enviar sinais sustentáveis ​​ao coração.

Ajuda a aliviar a obstipação:

O ácido cítrico das limas e limões ajudam na digestão porque interage com outras enzimas e ácidos que estimulam a secreção do suco gástrico e promovem a digestão. A produção de bile que o limão induz também pode fazer aumentar o peristaltismo intestinal.

Em resumo

lima e limãoLimões e limas são duas frutas cítricas populares que têm com uma variedade de opções para aplicações culinárias, medicinais e práticas.

As limas são pequenas, redondas e verdes, enquanto os limões são geralmente maiores, de formato oval e amarelo vivo.

Nutricionalmente, são quase idênticas e compartilham muitos dos mesmos benefícios e potenciais para a saúde.

Ambas as frutas são ácidas e azedas, mas as limas tendem a ser mais doces, enquanto as limões têm um sabor mais amargo. Essas diferenças de sabor normalmente impulsionam seus diferentes usos culinários.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.