Iogurte grego ou natural?

O iogurte grego é uma versão mais espessa e cremosa de iogurte natural.

Tornou-se um alimento cada vez mais popular, especialmente devido a sua forte publicidade mas também pelos apoiantes de uma uma alimentação mais saudável. Mas será este uma escolha mais saudável do que o iogurte natural?

iogurte natural

O que é o Iogurte Grego?

O iogurte grego ou tipo grego, é um iogurte que foi retirado o soro.

O soro de leite é a parte aquosa do leite. É visível quando o leite coalha, ou se separa em partes líquidas e contínuas.iogurte grego

Para remover o soro de leite e fazer iogurte grego, iogurte natural é suspenso sobre uma tigela e deixado a repousar.

É deixado por algumas horas, de modo que o soro líquido goteja, deixando para trás um iogurte grego grosso e cremoso.

Apesar de ser muito mais espesso e mais rico (devido a conter menos líquido), tem um gosto muito semelhante ao iogurte natural.

Em alguns países, como o Reino Unido, iogurte grego é muitas vezes chamado de iogurte de estilo grego.

Isto porque as leis de rotulagem dos alimentos nestes países não permitem que os produtos sejam rotulados como grego, a menos que tenham sido fabricados na Grécia.

Qual a diferença entre o Iogurte Grego e Natural?

O soro removido ao fazer iogurte grego contém lactose (açúcar do leite).

Assim, o processo de remoção não só muda a textura, mas também algumas das propriedades nutricionais.

Calorias

O iogurte grego possui 97 calorias em 100 gramas, e para quem quer perder peso tem que ser consumido com muita moderação.

Em cada 100g de iogurte natural há 61 calorias, quase metade das presentes no iogurte grego.

Proteínas

O iogurte grego possui cerca de 9g de proteínas, mais do que a versão tradicional. E pode ser mais indicado para quem pratica exercícios.

O iogurte natural contém aproximadamente 3g de proteínas em cada 100g, ficando atrás do iogurte grego.

 Cálcio

O iogurte grego com 200mg de cálcio, o iogurte grego é mais rico nesse nutriente iogurte_gregoquando comparado ao iogurte tradicional. Esta versão, o iogurte natural contém cerca de 140 mg do mineral apenas.

A recomendação diária deste nutriente é de 1000mg por dia. Quem procura boas fontes de cálcio pode consumir ambos os iogurtes, com a preferência para o grego.

Além de participar da contração muscular, o que o torna fundamental para praticantes de atividade física, o cálcio ajuda na prevenção da osteoporose assim como também beneficia a manutenção dos ossos e dos dentes.

Gorduras

O Iogurte grego: apresenta um maior teor tanto de gorduras totais (7,5g) como de gorduras saturadas (5,1g) quando relacionado com o iogurte natural.

No Iogurte natural tem apenas 4,1g de gorduras, sendo apenas 1,9g delas saturadas, o iogurte natural ganha essa comparação. Sem dúvida, a versão tradicional é a melhor opção para quem quer fugir do consumo de gorduras.

Açúcar

Há cerca de 15g de carboidratos no Iogurte grego “Essas quantidades de açúcares poderão ter um impacto negativo em pessoas com diabetes, resistência à insulina e obesidade, Nesses casos o iogurte natural seria a melhor opção.

Com cerca de 5g de carboidratos, mesmo a apresentação açucarada tem 11,5g do nutriente, quantidade também menor quando comparada com o iogurte grego.

Para quem quer optar com uma versão mais saudável e com menos açúcar deve optar pelo iogurte tradicional.

Sódio

A quantidade de sódio presente no iogurte grego (47mg) muito semelhante a do iogurte natural, que possui 46mg de sódio por porção. Sem grande diferença entre estes iogurtes no que se refere ao teor de sódio.

Quais os Benefícios do Iogurte Grego?

O iogurte grego é mais rico em proteínas, gorduras e calorias do que o iogurte natural. Também é menor em carboidratos e um pouco menor em cálcio.

Por se um alimento altamente nutritivo o iogurte grego pode oferecer alguns grandes benefícios para a saúde, tais como;

É mais alto em proteína

O iogurte grego contém 9 gramas de proteína por 100 gramas, o que equivale a três vezes a quantidade encontrada na mesma quantidade de iogurte natural (1,2).

Comer proteína suficiente tem sido associada a muitos benefícios para a saúde, incluindo melhor composição corporal, aumento da taxa metabólica e redução da fome (3,4,5,6).

A ingestão de uma fonte de proteína nas refeições e lanches, leva a sensação de saciedade por mais tempo, o que poderá ajudar a comer menos calorias (7,8,9).

Isso significa que o iogurte grego pode ser benéfico para as pessoas que pretendem perder peso.

É menor em carboidratos

iogurteIogurte grego é feito removendo o soro, que contém lactose (açúcar de leite).

Portanto, grama para grama, é menor em carboidratos.

Isso pode ser útil para as pessoas que estão tentando limitar o seu consumo de lactose ou seguir uma dieta mais baixa em carboidratos.

No entanto, se a sua preocupação é a ingestão de açúcar, esteja ciente que alguns iogurtes gregos com sabor podem conter açúcar adicionado.

Contém menos Lactoselactose-free

A lactose é o principal açúcar encontrado no leite. Algumas pessoas têm uma condição chamada intolerância à lactose, que é caracterizada pela incapacidade de digerir bem a lactose.

A maioria das pessoas com este problema pode tolerar pequenas quantidades de lactose em sua dieta.

No entanto, comer muita lactose pode resultar em sintomas digestivos desagradáveis, como inchaço , gases e dor.

Dado que o processo de fabricação de iogurte grego remove a maior parte de seu soro de leite contendo lactose, esta pode ser uma melhor escolha para as pessoas com intolerância à lactose.

É uma fonte de vitamina B12

Como o iogurte natural, o iogurte grego é uma fonte de vitamina B12.

A vitamina B12 é uma vitamina que deve fazer parte da sua dieta.

Ela está envolvida em muitas funções importantes no organismo, incluindo a produção de glóbulos vermelhos e um bom funcionamento do sistema nervoso e cérebro (10).

Produtos lácteos como o iogurte podem ser uma importante fonte de vitamina B12, especialmente para vegetarianos, que comem laticínios (11).

Benéfico para funcionamento do intestino e sua saúde

Assim como o iogurte natural, o iogurte grego pode conter bactérias boas que podem beneficiar a saúde, especialmente a saúde digestiva e intestinal (12 ,13).

Estas boas bactérias também são conhecidas como probióticos, e a principal acção delas é alterar o equilíbrio das bactérias do intestino.

Um melhor equilíbrio da flora intestinal tem sido associada a uma melhor digestão, a função imunológica e podem ajudar a prevenir ou a tratar uma série de doenças.

Para verificar se o seu iogurte contém probióticos, certifique-se de que o rótulo diga “contém culturas vivas e ativas”.

greek-yogurt

Todos os iogurtes gregos são os mesmos?

Eles podem conter ingredientes adicionais

Uma das principais características do iogurte grego é a sua textura espessa e cremosa.

Alguns fabricantes para encurtam o tempo de processamento de retirar o soro do leite adicionam espessantes, como proteína de soro de leite em pó ou amido. Isto pode resultar num produto que contém ingredientes adicionais, tais como concentrados de soro de leite e amido de milho modificado.

Além disso, alguns iogurtes gregos contêm aromatizantes adicionados, o que pode aumentar seu teor de açúcar.

Estado vegetariano

Tecnicamente, todo o iogurte grego deve ser vegetariano-amigável. No entanto, algumas empresas adicionar gelatina (um colágeno animal) para melhorar a sua textura.

Para ter certeza de que seu produto é vegetariano, verifique o rótulo nutricional.

Deve escolher Iogurte grego ou natural?

Tanto o iogurte natural quanto o grego podem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada.

No entanto, o iogurte grego contém mais proteínas e menos lactose do que o iogurte regular.

Isto significa que se a intenção é aumentar o índice de proteína de sua dieta ou segue uma dieta low-carb, o iogurte grego pode ser uma escolha melhor.

Dito isto, todos os iogurtes podem conter ingredientes adicionados, incluindo açúcar.

Para escolher o mais saudável iogurte grego, não se esqueça ler o rotulo e de escolher um que tenha culturas vivas activas (próbioticos).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.