Hortelã, um alimento funcional

Hortelã
Hortelã – Nutrição Integrativa

Sabia que…. existem pelo menos 25 a 30 espécies de hortelã conhecidas. Hortelã-verde, hortelã-pimenta, hortelã limão ou bergamota, hortelã-ananás e pennyroyal são as espécies mais cultivadas e conhecidas. As suas propriedades auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da saúde corporal e bem estar.

Pensa-se que a hortelã seja originaria da bacia mediterrânea, onde era valorizada como base para perfumes, para dar sabor a alimentos e para produtos medicinais. Os romanos trouxeram a hortelã para toda a Europa.

Por que razão deve comer Hortelã

A hortelã contém compostos fenólicos que têm uma forte atividade antioxidante. As suas muitas vitaminas e minerais incluem a vitamina A, o cálcio, o folato, o potássio e o fósforo. Muito popular para problemas intestinais, incluindo gases, indigesto, cólicas, diarreia, vómitos, síndrome do intestino irritável e intoxicação por alimentos. Também tem sido usada para infecções respiratórias e problemas menstruais, para referir apenas alguns dos seus benefícios.

Remédios caseiros

A hortelã-pimenta tem sido usada para ajudar na digestão há milhares de anos. É também um remédio popular para muitos problemas intestinais, incluido gases, indigestão, cólicas, diarreias, vómitos, síndrome de intestino irritável e intoxicação por alimentos. Existem muitos sprays e inaladores no mercado que contêm hortelã e são promovidos para aliviar inflamações na garganta, constipações, tosses, congestão nasal e inflamações da boca.

Um dos mais comuns e prático é no uso das picadas de inseto em crianças, amassa-se as folhas da hortelã e aplica-se sobre a picada que ajudará a aliviar a dor e a diminuir o inchaço.

Dicas na utilização

  • Selecione as folhas mais tenras e vivaças. Não terem ter aspecto de murchas e velhas pois tendem a ser amargas e com gosto “amadeirado”.
  • Conserve as folhas de hortelã frescas num saco de plastico no frigorifico por não mais de dois ou três dias.
  • As folhas novas retiradas das pontas dos caules são as que têm o melhor sabor.
  • É optima para adicionar a saladas, dar sabor a molhos, água, chá e marinados.
  • Refrescante para acompanhar na sopa, carne, salada, peixe, aves, guisados, pratos com chocolates e sobremesas de limão.

    água com hortelã
    água com hortelã

A hortelã é altamente utilizada na aromoterapia no aumento da confiança, inibição de pensamentos negativos, medo e egoismo.  Contudo, o seu uso em excesso pode também causar alguns efeitos colaterais, por isso recomenda-se que tenha orientação e indicação por profissional credenciado.

Além de alguns usos medicinais, pode também é utilizada na composição de cosméticos, sendo utilizada principalmente na ajudar ao rejuvenescimento da pele e ainda gera um frescura agradável. Suas propriedades adstringentes evitam o aparecimento de borbulhas e pontos negros tendo ainda a função clareadora da pele e, quando é bochechada, deixa o hálito fresco.

Utilize esta planta herbácea na sua alimentação e desfrute de momentos refrescantes !…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.