Habitualmente utilizado na cozinha portuguesa deixar de temperar os alimentos com alho é para algumas pessoas uma das maiores dificuldades que encontra para quem segue uma dieta baixa em FODMAPs.

Mas não terá de ser e saiba como pode desfrutar do seu sabor sem comprometer a sua saúde caso esteja a fazer uma dieta baixa em FODMAPs ou sinta que o alho o deixa a “trabalhar” no estômago depois de comer.

A realidade é que cozinhar sem alho seria uma culinária menos saborosa. Mas não tem que ser, mesmo por aqueles que seguem a fase mais restritiva da dieta low-FODMAPs. A receita é totalmente validada pelos pesquisadores e nutricionistas e compatível com a ciência mais atualizada da Monash University em relação aos FODMAPs.

alho

Ao avaliar o alho, a equipa de pesquisadores da Monash University, verificou que este alimento era rico em frutanos e era um disruptor digestivo significativo. E não é preciso sofrer de síndrome do cólon irritável (SII), ou seguir uma dieta baixa em FODMAPs para ter conhecido alguém que  afirme que alho e cebola (ambos ricos em frutanos) ficam a “trabalhar” no estômago causando mau estar, azia ou regurgitação.

Muitas destas pessoas estavam realmente reagindo aos FODMAPs, mas simplesmente não sabiam disso.  Para todos (incluindo aqueles que tem SII) tem como alternativa, o azeite infundido com alho. Isto porque os frutanos agressores não são solúveis em óleo. O que significa que todo esse sabor de alho pode ser infundido no azeite/óleo sem efeitos negativos para quem evita os FODMAPs.

Obtenha o sabor de alho em sua dieta baixa em FODMAP

Embora o alho em si não seja permitido durante a fase de eliminação, talvez possa pertencer ao grupo de pessoas que na fase de re-introdução não tenha problemas com os frutanos e possa rapidamente desfrutar de comer fora em restaurantes italianos e mexicanos e utilizar o alho nos seus cozinhados e temperos.

Para os restantes, tem que se ser um pouco mais criativo para poder desfrutar. O azeite infundido com alho é a excelente maneira de o fazer. Super fácil de fazer, poderá assim usa-lo na sua cozinha.

O único cuidado a ter é simplesmente manter no frigorífico em um recipiente hermético e usa-lo dentro de 3 dias, para que não exista o risco de crescimento de botulismo. Passado os 3 dias, recomendo que faça uma nova infusão ou congele uma parte usar mais tarde.

Óleo com baixo teor de Frutanos e infusão com alho

Este óleo é a maneira mais fácil de obter o sabor de alho em seus alimentos com baixo teor de FODMAP. E pode ser congelado para armazenamento mais longo, para que nunca precise ficar sem.

Informações sobre o tamanho da porção em baixo FODMAP: 2 Chávenas (480 ml); O tamanho das porções é de 4 colheres de chá (20 ml).

Rendimento: 24 porções – Tempo de preparação: 5 minutos – Tempo de cozimento: 10 minutos – Tempo total: 2 horas 15 minutos

INGREDIENTES:

  • 2 chávenas (480 ml) de azeite extra virgem, azeite 1 pressão com estação a frio, ou óleo vegetal, como linhaça, girassol, coco, gergelim ou canola.
  • 6 dentes grandes de alho fresco, descascados, inteiros ou cortados ao meio.

MODO DE FAZER:

  1. Prepare uma garrafa, recipiente ou frasco de armazenamento de vidro com uma tampa hermética. Lave com água fervida e seque bem; coloque de lado.
  2. Despeje o azeite em uma panela/tacho não de tamanho pequeno e aqueça em lume baixo apenas até aquecer ao toque, depois retire do lume. É importante não superaquecer o azeite, pois seu sabor e integridade se degradam. Não é necessário usar um termómetro, basta tocar e aquecer o óleo apenas até que esteja quente, não ferver.
  3. Para um sabor mais sutil ao alho, deixe os dentes inteiros; para um sabor mais forte do alho, corte pela metade os dentes.
  4. Adicione o alho ao azeite, apague o lume e deixe descansar por cerca de 2 horas.
  5. Coe para dentro de um recipiente limpo, certificando-se de remover todos os pedaços de alho; recomendo o uso de um fino filtro como uma gaze para que fique sem qualquer resido de alho.
  6. Sele o frascos e guarde no frigorífico, usando dentro de 3 dias ou congele por até 3 meses.

E pronto a usar, todo o sabor sem comprometer a sua dieta FODMAPS.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.