falafel-com-molho-de-gergelim

No Médio Oriente, os Falafel tradicionalmente, são bolinhos fritos de grão de bico com especiarias e ervas aromáticas. Nestes países, são vendidos por todas as ruas da cidade. São normalmente servidos com pão pita ou com molho de tahini.

Nesta receita, nesta receita os bolinhos de Falafel foram ao forno, em vez de os fritar. Esta é uma adaptação natural, confeccionados sem óleo e sem glúten, o que os torna uma refeição super saudável e nutritiva.

Ingredientes

Para o falafel:
500 g de grão-de-bico cozido
1 cebola roxa bem picada
2 dentes de alho bem picados
1 chávena de salsa fresca bem picada
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de coentro em pó ou 1/2 chávena de coentro bem picado
1 colher (sopa) rasa de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-síria
1 colher (sopa) rasa de farinha milho para ligar (às vezes não precisa)

Para o Molho

Pode fazer o seu próprio molho de tahine, que vai utilizar no molho de gergelim

Como fazer tahine caseiro

O tahine é uma pasta de gergelim 100% que é muito utilizado na culinária árabe.

Ingredientestahine

250 gramas gergelim branco

 Preparação
  1. Torre as sementes de gergelim no forno ou em uma frigideira pré aquecida.  Leva cerca de 5 minutos para dourar, mexendo sempre para não queimar.
  2. Leve o gergelim torrado ao processador ou liquidificador e bata até virar uma pasta. É necessário pausar e mexer de vez em quando.
Dicas

Se utilizar o liquidificador, que tem menos potência, desligue de tempos em tempos para que o aparelho não queime.

A cor do tahine pode ser mais clara ou escura, dependendo do quanto deixar torrar o gergelim.

Para o molho de gergelim:
3 colheres (sopa) de tahine
1 dente de alho ralado
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de suco de limão
Água gelada até adquirir consistência de molho

Preparação

Falafel:
Passe o grão de bico no processador até ficar uma massa granulada bem fina. Adicione a cebola, o alho, a salsa, o cominho, o coentro, o sal e a pimenta, e triture novamente até ficar uma massa mais lisa e muito homogênea. Ao final acrescente a farinha de milho para ligar, caso seja necessário.

Retire porções da massa com uma colher de sobremesa e forme bolinhas modelando-as com as mãos (vá pressionando a massa enquanto modela as bolinhas, para que não se desfaçam).

Pré aqueça o forno a 375 graus F (190 graus C). Coloque num tabuleiro as bolas de falafel, e deixe assar por 15 minutos. Se tiverem douradas, virar e deixar assar mais 15 minutos. Depois de totalmente dourados, retire-os do forno.

Molho de gergelim:
Junte o alho ralado com o sal. Junte o tahine e misture bem. Coloque o suco de limão e mexa até virar um creme. Adicione água até o molho ficar mais fluido, caso necessário.

Benefícios do gergelim

gergalimEspecialmente relacionado com a sua riqueza em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir a quantidade de colesterol, podendo ser adicionado nas refeições como saladas e sopas, para tratar prisão de ventre ou colesterol alto.

Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia.

Os benefícios do gergelim para emagrecer são diminuir o apetite e aumentar a saciedade por suavizar a absorção de carboidratos. Além disso, o gergelim vai também facilitar a digestão trazendo uma sensação de conforto no organismo.

Dica

Os falafel são bons para mergulhar em hummus e também em iogurte grego com coentros frescos e cebola picada. Eles também são bons para acompanhar, dentro do pão pita, ou ao lado de uma boa salada.

Rendimento: 50 unidades

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.