Diga adeus a celulite

com alimentos que ajudam

A celulite é um problema estético que incomoda e acaba com a auto-estima de qualquer mulher. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.

O que é a celulite?

A celulite são bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas na anca, coxas, nádegas e abdómen. Ela é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando aquele aspecto de “casca de laranja”. E ocorre por degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação.

celulite

As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme deposita-se em grandes feixes verticais. Esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando assim câmaras verticais. Esses septos, portanto, separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme.

O que pode causar a celulite?

Hereditariedade; o factor genético é importante.

Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;

Alterações hormonais. Níveis de estrogénio (hormona feminina) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormonas em circulação no organismo;

Também é importante analisar o estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

Como Tratar a Celulite?

Utilize esfoliantes, cremes apropriados e tratamentos estéticos. Porém, mais importante que isso, é a prática de atividade física, e, indispensavelmente, uma alimentação mais saudável. Através de uma alimentação equilibrada e saudável pode se prevenir e potencializar os tratamentos para eliminação da celulite.

Beber muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.

Incluir fibras na alimentação. As fibras reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.

Evitar comer alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por consequência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.

Evitar os alimentos enlatados, pois a maior parte deles contém muitos conservantes.

Consumir alimentos que Ajudam a Eliminar a Celulite

Diversos tratamentos estéticos prometem acabar com a celulite, mas eles serão pouco eficazes se não forem combinados a uma vida saudável.

Existem alimentos que podem ser consumidos regularmente para amenizar o problema. Alguns são ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir e ainda aceleram o resultado dos tratamentos.

Alimentos para Celulite:

Folhas verde-escuras:

Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

Oleaginosas:

Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidantes e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selénio.

Água de coco:

A água de coco reduz as toxinas que dão origem à celulite. Além disso, equilibra o organismo e traz uma série de benefícios para a saúde como um todo.

Maçã:

Quando a maçã é ingerida, forma-se um “gel” que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo.

Salmão, sardinha e atum:

Esses peixes são ricos em ómega 3 e em proteínas, ao mesmo tempo que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.

Abacaxi:

O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatória e por isso deve ser consumido por quem deseja eliminar a celulite.

Frutas vermelhas:

Ricas em vitamina C e A, ecombatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.

Chá verde:

O chá verde é conhecido pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja atenuada.

E os cremes, funcionam?

Há promessas das marcas de cosméticos que seus produtos eliminam a celulite. Porém, ficamos sempre na dúvida, até porque esse tipo de produto é normalmente muito caro.

Os cremes podem funcionar, mas não são todos. Depende dos ativos da fórmula, depende da concentração desses ativos e depende do grau da celulite que tem, porque nenhum creme vai fazer um milagre caso tenha muita celulite incorporada ou esta tenha uma origem genética.

A maior dificuldade é a penetração dos ativos de tratamento que, normalmente, não conseguem chegar na camada mais profunda, que é onde o problema está concentrado. Ou seja: O creme é um coadjuvante no tratamento.

É importante ressaltar que não adianta só meter um creme: é preciso meter da maneira correta, que deve ser em forma de uma massagem vigorosa, de baixo para cima, preferencialmente circular, com duração média de 10 minutos e duas vezes ao dia. A massagem vai estimular a circulação local e ajudar na destruição dos nódulos de gordura. A drenagem linfática e a massagem são muito eficientes. No entanto lembro que, o mais importante é o seu estilo de vida, ou seja, boa alimentação e exercício físico.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.