Detox, o que precisa saber

detox_the_body1A desintoxicação ou como muito conhecido o detox, são muito populares em suplementos, alimentos ou programas de dieta. Estas dietas afirmam limpar o organismo e eliminar toxinas prejudiciais ao organismo. Mas, quais são os seus benefícios? quantas vezes se deve fazer?

A realidade é que a palavra detox passou a estar na moda e é associada a um conceito de saudável e emagrecimento. Mas mais do que receitas de sumos, a desintoxicação do organismo pode levar a uma melhoria do estado de saúde e qualidade de vida. Veja como…

O que é um Detox?

Dietas de desintoxicação são geralmente intervenções dietéticas de curto prazo destinadas a eliminar as toxinas do corpo.

A típica dieta de desintoxicação envolve um período de jejum, seguido por uma dieta rigorosa de frutas, legumes, sumos de frutas e água. E por vezes uma desintoxicação também inclui ervas, chás, suplementos e para alguma pessoas até mesmo uma limpeza do colon ou enemas.

Intenção é,

  • Descansar os órgãos pelo jejum.
  • Estimular o fígado para se livrar de toxinas.
  • Promover a eliminação de toxinas através das fezes, urina e suor.
  • Melhorar a circulação.
  • Fornecer o organismo com nutrientes saudáveis.

Apesar de ainda não haver muitos estudos científicos que comprovem a eficácia deste tipo de dieta, a pratica leva a concluir serem benéficas em ajudar nos vários problemas de saúde, incluindo no excesso de peso, problemas digestivos, doenças auto-imunes, inflamação, alergias, inchaço e fadiga crónica.

A forma mais comuns de Detox

Há muitas maneiras de fazer uma dieta de desintoxicação, que vão desde totais jejuns de fome, a suplementos de produtos naturais, sumos de modificações alimentares mais simples ou alterações alimentares.

A maioria das dietas de detox envolver pelo menos um dos seguintes: 

  • Jejum de 1-3 dias. 
  • Beber frutas e sumos de vegetais frescos, smoothies, água e chá. 
  • Beber apenas líquidos específicos, tais como água salgada ou sumo de limão. 
  • alimentos com capacidade de eliminação em metais pesados, contaminantes e alérgenos. 
  • Tomar suplementos ou ervas. 
  • Evitar todos os alimentos alérgicos, e então lentamente reintroduzi-los. 
  • Uso de laxantes, limpeza do cólon (hidroterapia) ou enemas.
  • Actividade física regular. 
  • Eliminar completamente álcool, café, tabaco e açúcar refinado 

As dietas de desintoxicação variam em intensidade e duração.

Do ponto de vista da homotoxicologia

O conceito defendido pelo médico alemão Dr Hans-Heinrich Reckeweg, com enfoque integrado da medicina. A homotoxicologia é o estudo da influência das homotoxinas (homo = ser humano, toxina = veneno) no organismo humano.

Para a homotoxicologia, as doenças são resultado de uma reação do organismo a uma intoxicação. As cargas tóxicas (homotoxinas) podem bloquear o organismo na sua capacidade natural de se auto-sanar. Capacidade inata do nosso organismo retirar do sistema o que não lhe faz falta para seu funcionamento, e que por acumulação de toxinas, leva a alterações organicas e por vezes a médio ou longo prazo, a doença.

Essas cargas toxicas podem ser causadas pela exposição a produtos químicos tóxicos no ambiente, estilo de vida ou dieta. Estes incluem poluentes, produtos químicos sintéticos, metais pesados e outros compostos nocivos, tais como alguns aditivos alimentares. Consumo excessivo de medicamentos ou alimentação inadequada. 

Principais órgãos de desintoxicação

O fígado e os rins são os principais órgãos de desintoxicação, de modo que desintoxicar significa ativar os órgãos de desintoxicação. Embora a pele possua certa capacidade de desintoxicação, sua função principal é a proteção frente à homotoxinas e a excreção destas. Assim mesmo, as mucosas têm uma função similar.

o sistema linfático do organismo tem um papel igualmente importante, pois é através desde que se transportam as toxinas no organismo levando aos órgãos principais de excreção.

A combinação de uma desintoxicação destes principais sistemas; gastrointestinal, urinário e linfático, levam não só a redução de possíveis intoxicações por sub carga toxica no organismo como também a uma melhor qualidade de vida e estado de saúde. 

Que as toxinas são eliminadas ?

O organismo tem a capacidade inata de ir retirando o excesso de toxinas que vai recebendo diariamente, através do fígado, fezes, urina e suor. No entanto quando existe uma sub carga ou um bloqueio a nível orgânico, que impede essa excreção natural ou o consumo de toxico é frequente. 

Detoxificação pelo sistema gastro-intestinal

O fígado desempenha um papel primordial na maioria dos processos metabólicos. Particularmente na biotransformação de moléculas activas e na eliminação de metabolitos tóxicos quer endógenos (internos) quer exógenos (externos).

No processo de biotransformação para inactivação e eliminação de toxinas, o fígado filtra essas moléculas do sangue e elimina-as directamente na secreção biliar ou, é semelhança dos fármacos de xenobióticos e metabolitos endógenos, prepara a sua eliminação recomendo aos mesmos mecanismos enzimáticos de biotransformação em metabolitos mais hidrofílicos elimináveis pelo rim. 

destox

Ou seja, a biotransformação é realizada em 2 etapas; a 1º etapa é a filtragem das moléculas do sangue e eliminadas através da secreção biliar. E dá-se a biotransformação de alguns metabolitos para a 2º etapa transformando-os para que sejam eliminados através do rim.

Detoxificação pelo sistema urinário

Os rins desintoxicam indiretamente e excretam.

Os rins são responsáveis pela concentração de minerais no volume de fluidos corporais. E também regulam a acidez, tem influência no potencial elétrico (equilíbrio eletrolítico) e mediante uma maior ou menor excreção de água regularão o volume de fluidos do corpo.

Na produção diária de urina os rins excretam diretamente homotoxinas hidrossolúveis que em sua maior parte são produtos finais do organismo, certas substâncias químicas e metais pesados. Embora um adulto produza em média 150 litros de urina primária, somente 1% deste volume (1,5 litro) é excretado como urina final cheia de substâncias indesejadas, sobretudo homotoxinas. O resto é reabsorvido e reciclado para manter em harmonia o equilíbrio mineral e eletrolítico.

A desintoxicação pode ajudar a …

1.Remova as toxinas do corpo.

Exposição a longo prazo a toxinas (poluentes ambientais, produtos químicos cancerígenos, conservantes, pesticidas, metais pesados e resíduos industriais) afeta nosso metabolismo, comportamento, sistema imunológico e leva a doença. Eles são armazenados em tecidos e células de todo o corpo, incluindo o cérebro.

2.Prevenir doenças crónicas. 

Toxinas ambientais são responsáveis por muitos tipos de cancro, doenças neurológicas, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais ….O organismo têm uma função de auto desintoxicação para lidar com esses perigos de sub carga, mas esses sistemas estão constantemente sobrecarregados ou bloqueados, levando a uma acumulação de a longo prazo pode traduzir-se numa patologia crónica ou degenerativa.

3.Melhorar a função do sistema imunológico.

Um sistema imunológico comprometido torna o organismo mais vulnerável a resfriados e gripes, afectar a qualidade de vida e produtividade. desintoxicação regular ajuda a fortalecer o funcionamento do sistema imunológico e combate a infecção.

4.Perder peso.

Toxinas afetam a capacidade natural do corpo para queimar gordura, levando ao ganho de peso. Diabetes, doença cardíaca e pressão arterial elevada estão diretamente ligadas a problemas de peso. Detox livra o corpo de toxinas armazenadas em células de gordura e aumenta o metabolismo.

5.Envelhecimento prematuro.

Detox reduz o corpo de radicais livres e metais pesados parcialmente responsáveis pelo envelhecimento. A desintoxicação ajuda a aumentar a absorção de nutrientes, incluindo antioxidantes e vitaminas que ajudam a combater o stress oxidativo.

6.Melhorar a qualidade de vida.

Simplificando, o organismo não funciona muito bem quando está carregado com toxinas. Pode levar a, ter dores nas articulações, dores de cabeça, distúrbios digestivos, problemas de sono e falta de energia. A depressão e memória pode ser melhorada como resultado de uma desintoxicação.

7.Aumento de energia.

Terá mais energia mental, física e emocional após a desintoxicação. As pessoas tendem a dormir melhor e precisa de menos.

8.Melhorar a qualidade da pele.

Dieta e toxinas ambientais afetam inegavelmente pele. O detox melhora o acne, e fortalece cabelos e unhas, e proporciona um brilho natural e saudável.

9.Clareza mental e emocional.

Quando os sistemas do corpo estão alinhados, ocorre também uma mudança  com o nosso estado mental e emocionais.

10.Restabelecer o equilíbrio para os sistemas do nosso corpo.

O sistema digestivo, nervoso e hormonais foram projetados para trabalhar em conjunto para alcançar uma saúde equilibrada. Quando sobrecarregados com toxinas e alimentos não saudáveis, estes sistemas não funcionam tão bem como deveriam e ficamos doentes. Detox pode restabelecer o equilíbrio e ajuda os nossos sistemas a funcionar corretamente novamente.

Quantas vezes se deve desintoxicar?

O ideal seria fazer no inicio de cada época, Primavera, Verão, Outono e Inverno mas se 4x ao ano parece lhe demais, tente pelo menos duas vezes por ano – Primavera e Outono. 

Na primavera proporcional uma desintoxicação de todas as gorduras em excesso e proteínas alimentares que se foram durante o inverno, ajudando aliviar o organismo de excessos cometidos. É  a  melhor temporada de perda de peso da natureza.

No outono após o aquecimento do verão e com a dilatação corpos por consequência do calor, o sangue, fígado e linfa estão prontos para eliminar as toxinas. Apesar da alimentação durante o verão ser, de um modo geral, mais leve e mais propicia as drenagens. Ao fazer um detox no início do outono estará também a prepara o seu sistema imunitário para se protegem de eventuais ataques.

No entanto qualquer é altura é boa para o fazer se, afinal de contas também limpamos a nossas casa regularmente. Fazer “uma limpeza” de 7-14 dias usando alimentos desintoxicantes sazonais, chás, sumos ou com apoio de suplementos é um bom princípio.

Alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo

detox_food

Limões

O limão ou o sumo de limão agua-com-limaoé um cítrico que ocupa o primeiro lugar na lista das frutas preventivas, pois graças a seu alto conteúdo  vitamínico e curativo, transforma-se  em um grande eliminador de bactérias e toxinas. Possui uma alta quantidade  de vitamina C, que potencializa as defesas do organismo, ajudando a evitar enfermidades.

Esprema ½ limão em cada copo de água morna e beba antes do pequeno almoço, em jejum. Irá ter os seguintes benefícios.

agua-morna-com-limao

Gengibre

Existem muitas receitas de sumos detox que incluem o gengibre, e a realidade é que esta raiz vem desde as antigas civilizações chinesas que lhe conferem um valor medicinal muito grande e mais recentemente a capacidade termogénica que pode ate auxiliar na perda de peso, mas também propriedades anti-inflamatórias que ajudam a desinchar o corpo e a desintoxicar o organismo de toxinas.

Muitas vezes usado em chá, pode ser adicionado às refeições, a água, sucos, iogurtes ou saladas, que também irá fazer bem. Com capacidade para ajudar a função do fígado, e tem algumas propriedades adstringentes, e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. 

Entre outras funções, a raiz asiática estimula a metabolização das toxinas e auxilia na utilização das gorduras como fonte de combustível, reduzindo seus efeitos nocivos sobre o fígado.

Brócolos

brócolos

Os brócolos são considerados um super-alimento, rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto na sua composição, são lhe também atribuídas propriedades anti-cancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Estes, isotiocianatos contidos nos brócolos ajudam a controlar a desintoxicação.

Ele especificamente trabalha com as enzimas do fígado para transformar as toxinas em algo que o corpo pode eliminar facilmente, devido à presença de fitonutrientes como glucoraphanin, gluconasturtiin e glucobrassicin. Quando consumido, se converte em sulforafano, um indutor do sistema de desintoxicação natural do corpo

Estes fitonutrientes têm um forte impacto sobre o processo de desintoxicação total, incluindo a ativação, neutralização e eliminação de contaminantes indesejáveis.

Eliminar as toxinas e resíduos do corpo é bom para a saúde geral.

Isso ajudará a aumentar os níveis de energia, aumentar a imunidade, melhorar o metabolismo, estimular a circulação e melhorar a digestão.

Maça

maça

Maçãs têm muita fibra e nutrientes que ajudam a estimular a produção de bílis, que o fígado utiliza para liberar toxinas.

A fibra solúvel das maçãs, a pectina, é útil na remoção de metais pesados e aditivos alimentares.

Excelente para acompanhar os sumos detox, e associar aos legumes. E além de ser desintoxicante, a maçã possui ao redor de 63 calorias, promove saciedade e retarda o esvaziamento gástrico, benéfico para a perda de peso.

Para além de ser uma das frutas que encontra disponível todas as épocas do ano.

e ainda…

Beterraba

Há tantos benefícios diferentes que, é fácil ver porque muitas vezes é considerada e mencionada como um super alimento.

beterrabaMuitos são os seus benefícios para o bom funcionamento do organismo e promoção da saúde.

Para além de ser rica em nitratos que ajudam na produção de óxido nítrico no sangue, tem também a betaína e metionina que ajudam no bom funcionamento do fígado e a beta-cianina ajudam no processo de desintoxicação do sangue e do fígado, protegendo assim as células do fígado.

O funcionamento adequado do fígado ajuda na desintegração adequada de gorduras do corpo que são formadas pelo consumo de álcool ou falta de ingestão de proteínas.

Fígado eficiente também ajuda na prevenção de náuseas e fadiga e proporciona um melhor processamento de excreção das toxinas acumuladas no organismo.

A Beterraba podem ser comida crua, grelhada, cozida ou assada. É boa para usar em sumos, saladas, sopas e molhos.

Azeite

O azeite deve ser a gordura de eleição para quem quer fazer uma dieta destox.

O azeite, especialmente o extra virgem, já provou seu potencial em trazer benefícios à saúde em vários aspectos e surpreende a cada dia com novas descobertas.

Incluí-lo na alimentação em quantidades moderadas e em conjunto com uma dieta equilibrada e adequada às suas necessidades pode melhorar a saúde como um todo.

As quantidades geralmente recomendadas são em torno de 2 a 3 colheres de sopa ao dia.

Chá verde

chá-verdeO chá verde é muitas vezes visto como um ótimo complemento para qualquer programa de desintoxicação por causa de seu alto valor antioxidante. Antioxidantes são úteis porque eles vão ajudar no combate aos radicais livres antes que possam fazer qualquer dano. Ótima bebida para beber diariamente só por esse fator.

O chá verde elimina toxinas de nosso organismo como poucos chás fazem. Ele possui flavonoides, carotenoides, catequinas, além de estimulantes como a cafeína e teofilina, um importante vasodilatador.

Chá de hibisco

O chá de hibisco para além de proporcionar vários benefícios para o emagrecimento tem uma acção diurética que auxilia a eliminação de toxinas.

Repolho

repolho

 

Tanto o repolho branco como o roxo são pouco calóricos e muito nutritivos.

Facil de utilizar em sumos, sopas e saladas, o repolho ajuda na completa eliminação de toxinas e excessos. Ajuda no alívio de distúrbios gastrointestinais e ajuda a melhorar a digestão.

Atua como um desintoxicante, o que significa que purifica o sangue e remove as toxinas, principalmente radicais livres e o ácido úrico, que são as principais causas de reumatismo, artrite, cálculos renais, doenças de pele e eczema. Este efeito desintoxicante de couve é devido ao elevado teor de Vitamina C e de enxofre.

Advertencia

O consumo de repolho,  pode afetar a absorção de iodo, o que prejudica especialmente os portadores de problemas de tiroide. Essas pessoas podem comer a hortaliça, mas sem exageros.

O repolho pode aumentar a metabolização hepática de alguns medicamentos, o que diminui a eficácia dos mesmos. E também diminui a eficácia da varfarina e outros anticoagulantes. As folhas são ricas em vitamina K, que tem propriedades anti-hemorrágicas (estimulam a coagulação).

Opções de Utilização

Salada detox com Repolho, alface, pepino e Chia

Ingredientes

  • 6 tomates cereja
  • ½ repolho fatiado em fatias finas
  • ¼ de cebola picadinha
  • ½ pepino cortado em fatias finas
  • 3 folhas de alface fatiadas em fatias finas
  • 1 colher de chá de oregãos
  • 1 colher de chá de sálvia
  • 1 colher de chá de alecrim
  • 1 colher de sopa de chia
  • Azeite extra virgem

Modo de preparação

Misture todos os ingrediente

Suco Detox com Água de Coco

Ingredientessumo-detox

  • 2 folhas de couve
  • 2 colheres (sopa) de suco do limão
  • 1 colher (sopa) de suco de gengibre
  • 300 ml de água de coco
  • 3 gotas de pimenta Tabasco

Modo de preparação

Misture todos os ingredientes no liquidificador. E é só beber

Suco Detox de Melancia com Gengibre

Ingredientes

  • 3 fatias de melancia sem pevides
  • 1 colher de chá de linhaça triturada
  • 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparação

Misture todos os ingredientes no liquidificador e é só beber

Eliminação de metais pesados

Há algumas evidências de estudos que indica que o coentro, uma alga chamada Chlorella,  pode ajudar a eliminar os metais tóxicos e poluentes orgânicos.

Para melhorar o efeito na eliminação de metais pesados, especialmente o mercúrio, o ideal é consumir o coentro juntamente com chlorella, uma alga que pode ser usada em forma de suplemento, diariamente.

A chlorella ajuda a eliminar substâncias tóxicas através do intestino, evitando que o mercúrio se acumule em outras partes do corpo.

Todas as substâncias, principalmente fármacos, alimentos industrializados e vegetais ricos em agrotóxicos precisam passar por alguns processos no nosso organismo para que tal substância tenha capacidade de eliminação.

Para melhores resultados

Para aumentar a capacidade de desintoxicação do nosso organismo e promover saúde e emagrecimento saudável e efetivos, é preciso praticar atividade física, diminuir a ingestão de medicamentos sem prescrição médica e consumir alimentos (de preferência orgânicos) que aumentem a capacidade de detoxificação do nosso organismo.
Adicione esses alimentos diariamente e siga as dicas acima diminuindo a ingestão de susbstâncias químicas e verifique como seu organismo funcionará melhor.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.