Cereais são uma comida fácil de pequeno almoço, conveniente para pessoas ocupadas.

Por trás de uma caixa colorida e ar saudável de cereais de pequeno-almoço, repleta de alegações nutricionais, há uma grande quantidade de açúcar. Parte é dispensável, por ser adicionado. O teor em açúcares pode superar 20 gramas por 100 gramas, o equivalente a quatro colheres de chá. Se ingerir 30 gramas de cereais, 6 são de açúcar. Dados estes teores elevados, também devido às frutas desidratadas, estes cereais não devem ser a escolha diária.

O que é o cereal de pequeno almoço ?

Cereal é feita a partir de grãos processados.

Muitas vezes, é comido com leite, iogurte e frutas.

Cereal é frequentemente enriquecidos com vitaminas e minerais. Isto significa que os nutrientes são adicionados para os tornar mais nutritivos.

Os cereais matinais são normalmente feitos:

Processamento: Os grãos são transformados em farinha e cozidos.

Mistura: A farinha é então misturada com ingredientes como açúcar, chocolate e água.

Extrusão: Muitos cereais de pequeno-almoço são produzidos via extrusão. Este é um processo de alta temperatura que utiliza uma máquina de moldar do cereal.

Secagem: Em seguida, o cereal é seco.

Moldagem: Por fim, o cereal é moldado em formas, tais como bolas, estrelas, laços ou rectângulos, em flocos ou desfiado. Os cereais podem também ser revestidos de chocolate, nesta altura. 

A maioria dos cereais são carregados com açúcar e hidratos refinados

Os cereais matinais são alguns dos alimentos processados mais consumidos que são ricos em açúcares adicionados. Na verdade, a maior parte deles têm açúcar indicado como o segundo ou terceiro ingrediente.

E em alguns casos pode aparecer disfarçado em nomes como; Sacarose, Maltose, Dextrose, Fructose, Lactose, maltodextrinas, Xarope de açúcar, Xarope de Agave, Xarope de milho, Xarope de arroz, Açúcar invertido, Açúcar mascavado, Melaço, Mel, Glicose, Sucralose ou Aspartame. Para tal, é conveniente antes de comprar ler o rotulo do produto.

Verifique se há adição de açúcar e procure mel, açúcar, xarope de glucose ou extrato de malte de cevada. Na informação nutricional, compare os teores em calorias, açúcares e gorduras por 100 gramas.

Parte dos hidratos de carbono dos cereais de pequeno-almoço provêm de farinhas refinadas e açúcares adicionados, como mel, xarope de glucose, açúcar e extrato de malte de cevada. Mas as frutas desidratadas são também um contributo importante para os teores excessivos de açúcar.

cereais de peq almoçoEm geral, os teores em fibra são interessantes. Além dos cereais integrais, quase todos combinam frutos secos (avelã e amêndoa, por exemplo), com frutos secados, como passas, banana, coco, maçã, ananás e papaia.

Aos frutos secos está associada a gordura: embora insaturada, melhor para a saúde, não se recomenda mais do que um punhado por dia. Os cereais de fruta e fibra são ainda fonte de vitaminas e minerais. Quanto ao sal, embora os teores sejam aceitáveis, merece crítica o facto de se tratar de um ingrediente adicionado.

Se gosta dos cereais ao pequeno almoço, quais os que escolher? 

Limite de Açúcar

O ideal é escolher um cereal de pequeno-almoço que contém menos de 5 gramas de açúcar por porção. Leia o rótulo dos alimentos para descobrir a quantidade de açúcar o produto contém.

Escolha os que têm maior teor em Fibras

Cereais que contêm pelo menos 3 gramas de fibra por porção são ideais. Comer bastante fibra pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Tenha em atenção as Porções

Cereais de pequeno almoço tendem a ser crocantes e saborosos, e pode ser muito fácil de consumir grandes quantidades de calorias. Medir o quanto está comer e use as informações de tamanho da dose na embalagem para sua orientação.

Leia a lista de Ingredientes, no rotulo da embalagem

Ignorar as alegações de saúde na parte da frente da caixa, muita informação pode ser apenas marketing. Mais importante é verificar a lista de ingredientes. Os dois ou três primeiros ingredientes são os mais importantes, pois o produto contém a maioria destes.

No entanto, os fabricantes de alimentos são, por vezes sorrateiras e pode usar truques para esconder a quantidade de açúcar que está em seus produtos.

Se o açúcar aparece no rotulo de ingredientes várias vezes com nomes diferentes, mesmo que não está nos três primeiros, esse produto é provavelmente muito rico em açúcar.

Adicione alguma proteína ao seu pequeno almoço

A proteína é o macronutriente importante. Ele aumenta a saciedade e reduz o apetite.

Isto deve-se a proteína influenciar os níveis de varias hormonais, tais como, a grelina que regula a sensação de fome e uma hormona chamada peptídeo YY, um péptido libertado por células do íleo e do cólon, em resposta à alimentação e que actua como redutor do apetite. 

Uma colher de sopa de nozes, sementes ou iogurte grego são boas escolhas para a proteína extra.

Opções para pequeno almoço saudável  

Farinha de aveia com passas e nozes.

Iogurte grego com nozes e frutas fatiadas.

Ovos mexidos com legumes.

O pequeno almoço é a mais importante refeição do dia,  e que deve ser rico em nutrientes para começar o dia com energia e vitalidade. Um Pequeno-almoço de alta proteína ajuda a reduzir a ansiedade e pode promover a perda de peso.

São diversos os estudos que demonstram a enorme importância do pequeno-almoço, principalmente para crianças e adolescentes, Não tomar o pequeno-almoço é, no fundo, prolongar esse período de jejum e de recurso corporal às reservas energéticas, sendo esse processo menos eficiente do que a obtenção da energia a partir dos alimentos. Isso provoca uma maior sensação de sonolência e fadiga, e a um menor desempenho cognitivo e físico, principalmente no período da manhã. Há ainda quem experimente dores de cabeça, agitação, má disposição geral e mesmo maior irritabilidade.

Olhe por sua saúde…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.