Berinjela Recheada com Arroz, Cogumelo e Nozes

Berinjela recheada com arroz integral é uma receita vegana muito fácil e rápida de fazer, que pode usar para complementar outros pratos ou simplesmente servir de refeição para almoço ou jantar.

beringelaBeringela ou Berinjela é um vegetal que faz parte da família Solanum. Pode ser encontrada em vários tamanhos e diferentes cores, como verde, violeta e branco. Berinjela se caracteriza por seu sabor amargo, suave e macio.

Beringela é um alimentos de baixa energia. 100 gramas do seu consumo dar cerca de 30 calorias. Além disso, As Beringelas contêm fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K, Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio.

Os cogumelos concedem um quinto sentido de sabor chamado ” unami” em japonês, cujo a tradução é “apetitoso” ou “substancial”.

Muito cogumelos culinários contém grandes quantidades de selénio (na verdade mais dos que qualquer outro produto). Os cogumelos também são uma boa fonte de vitaminas do complexo B como a riboflavina (B2) e ácido pantogénico.

nozes pecanEm geral, as nozes são uma boa fonte de gordura, fibra e proteína. A maior parte da gordura das nozes é a gordura monoinsaturada, mas tem também gordura poli-insaturada ómega-3 e ómega-6. No entanto, também ainda alguma gordura saturada.

Constituídas por 65% de gordura e pequenas quantidades de proteína (apenas cerca de 15%). São baixas em carboidratos, a maioria dos quais consistem de fibra. Para além disso  são ainda ricas em vitamina E e diversos minerais antioxidantes, principalmente o selénio, manganês e magnésio

Ingredientes

1/2 chávena de arroz
4 dentes de alho
7 colheres (sopa) de azeite
1 chávena de cogumelos
3 colheres (sopa) de nozes picadas
12 mini berinjelas
1/2 chávena de azeite (para regar)
Sal a gosto

Como fazer

Comece por alourar numa frigideira o alho picado com azeite. Enquanto isso passe o arroz por água, até a guardar ficar limpa e junte ao alho refogado. Adicione os cogumelos e deixe alourar. Cobra com a água e caldo de vegetais para dar mais sabor. Deixe cozer o arroz.

Quando cozido junte as nozes picadas.

Lave as berinjelas, tire o pedúnculo verde e separe em 2 metades. Retire lhe a polpa sem danificar a casca.

Corte em pedaços a polpa da berinjela ao junte ao arroz com cogumelos.

Recheie-as com o arroz, cogumelos e polpa coloque numa assadeira. Regue as berinjelas com o azeite. Leve ao micro-ondas (potência máxima) por 5 minutos ou ao formo até as berinjelas ficarem macias.

Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções

Bom apetite!..

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.