Beringela, um alimento funcional

 

beringelaSabia que….. os espanhóis chamavam à beringela “berengenas”, “as maçãs do amor”; enquanto que outros europeus lhe chamavam “mala insana”, “maçã louca”, porque achavam que causava insanidade?

Somente a 50 anos é que a beringela foi considerada aceitável para comer nos Estados Unidos, porque muitos acreditavam que comê-la causava insanidade, lepra e cancro.

A beringela, juntamente com as batatas, os tomates e pimentos, é um membro da família erva-moura. Nasce em trepadeiras numa planta parecida com o tomateiro e existe em muitas variedades, amplamente disponíveis, como a clássica (de forma oval e cor roxa), italiana (pequena e cor-de-malva com riscas brancas), japonesa (branca com riscas roxas), cor-de-rosa e verde. A beringela pode ter forma de ovo, forma oval ou forma de balão com uma extremidade em forma de pêra e tem um sabor um pouco amargo e textura esponjosa.

Por que deve comer Beringela

A beringela é rica em potássio, cobre folato, magnésio e fibras. Contem flavonóides e fenos tais como ácido cafeeiro e ácido clorogénico, que podem combater o cancro e bactérias nocivas e protegem as células de danos.

um estudo celular revelou que a beringela aciona as enzimas desintoxicastes e removem os xenobióticos (são compostos químicos estranhos a um organismo ou sistema biológico) e outras substancias químicas nocivas para o organismo.

Dicas e sugestões

  • Procure beringelas firmes, brilhantes com pele roxa escura. Evite as de pele rachada ou enrrugada e as castanhas, azuis ou amarelas.
  • As beringelas devem ser consumidas de imediato, mas podem manter-se na gaveta de legumes do frigorifico até uma semana.
  • Para amaciar a beringela e tirar-lhe parte do gosto amargo, salpique a beringela com um pouco de sal, deixe assentar por 30 minutos e depois lave para retirar o sal.
  • Pode ser cozinhada no forno, a vapor, estufada, frita ou salteada. está pronta quando se consegue espetar facilmente um garfo.
  • Faça um puré de beringela com sumo de limão, alho e azeite, como um creme de barrar pão, servir de molho ou acompanhamento no prato.

Experimente ! e viva com mais saúde…

Deixar uma resposta