Banana, amiga ou inimiga da saúde ?

Sabia que…. o nome desta fruta vém do árabe Banan que significa «dedo».

A Banana têm sido um alimento básico para as pessoas por muitos séculos e é considerada por muitos, um alimento muito “completo” em termo de nutrientes, capaz de proporcionar uma série de benefícios ao organismo.  Mas será que é mesmo tudo bom nesta fruta, muito utilizada para que gosta de desporto? Será ela indicada em caso de perda de peso ou problemas gastrointestinais…

Crê-se que o mais antigo cultivo da banana tem origem na Malásia há mais de 7000 anos. Existem mais de 100 variedades de bananas, mas a mais conhecida em todo o mundo é a banana maça.

Tipos de banana

tipos_banana

Banana Nanica

Também chamada de banana d’água, é o tipo mais popular, tem 87Kcl a cada 100g. É levemente laxante. Indicada para fazer bolos.

Banana da Terra

Esta variedade podem chegar a pesar até 500g, contendo 122Kcl a cada 100g. Esta é o tipo com mais quantidade de vitaminas A e C. Boa para cozinhar, assar ou fritar.

Banana Ouro

Com tamanho inferior a 10 cm, é das menores em tamanho, mas com maior número de calorias (158Kcl em cada 100g). Possui uma polpa doce e perfumada. É a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e batidos.

Banana Maça

Este tipo possui 100Kcl por cada 100g. Tem um perfume que lembra a maça, por isso o nome. Com uma polpa branca e macia esta variedade ajuda na a digestão, mas uma das suas características é prender o intestino. Excelente para comer ao natural e fazer purês.

Banana Prata

Tem a vantagem de ser uma das mais duráveis, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. Não é das mais calóricas (são 89Kcl a cada 100g) tem polpa consistente e pouco doce.  Ideal para preparação de batidos e comer ao natural.

Banana da Madeira

A Banana da Madeira é cultivada na ilha da Madeira, sendo a variedade cultivada, a Musa acuminata cavendish. Fruto de cor amarela, de comprimento relativamente pequeno e de sabor agradável e característico, muito doce.

Valor Nutricional

O seu valor nutricional pode variar constante a sua variedade.

  • Existem 105 calorias numa Banana (média).
  • Repartição das Calorias: 3% lipídos, 93% carbohidratos, 4% proteína.

Por que razão deve comer banana?

São muitos os seus benefícios para o organismo que se refletem na saúde.

banana_ benefíciosBananas são conhecidas como “bombas energéticas” com altos valores nutricionais.

Elas contêm muitas vitaminas, inclusive vitamina A, vitamina C, muitos componentes da família da vitamina B, potássio e três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose.

Também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que actua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

Banana verde

Quando a banana é verde, ela é rica em amido resistente. Quando amadurece, esse amido transforma se em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e acaba por ter baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao organismo.

O amido resistente, da banana verde, é um tipo de carboidrato indigerível. Por isso a biomassa de banana verde é muito saudável: o amido resistente não é digerido no estômago e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos.

Esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura. Ele também desempenha um efeito semelhante ao das fibras porque provoca a sensação de saciedade mais rapidamente e resulta em um maior controle da glicose no sangue.

A banana verde é fonte de prebióticos, que nutrem a flora microbiana intestinal. Que auxilia na manutenção e desenvolvimento dos microorganismo da flora intestinal, permitindo maior benefício a qualidade de vida e melhor saúde.

Porém, a banana não é somente nutritiva tem ainda outras mais valias…

Remédios caseiros

1. Alivia os sintomas da azia
A banana contém antioxidantes naturais que poderão aliviar a sua azia. Coma uma banana para sentir-se mais bem disposta.

2. Alívio dos incômodos da TPM
As vitaminas do complexo B que são encontradas na banana regulam os níveis de açúcar no sangue, o que afeta diretamente o humor. O potássio da fruta neutraliza os inchações e a retenção de líquido.

3. Para tratar de hemorroidas que sangram
Cozinhe no vapor duas bananas com casca até que elas fiquem macias. Coma-as com o estômago vazio, pela manhã e à noite, até que o problema alivie.

4. Melhorar a qualidade do seu sono
Bananas contém um grande estimulante de vitamina B6 que ajuda a manter o mecanismo de sono/vigília normal e saudável. Coma uma banana pequena todos os dias para melhorar a qualidade do seu sono.

5. Ajuda a combater anemia
A vitamina B encontrada na banana estimula a produção de hemoglobina e ajuda a prevenir e tratar a anemia.

6. Muitas culturas utilizam a casca da banana para eliminar verrugas e também para tratar picadas de mosquito. Tente esfregar a sua pele com a casca de uma banana depois de uma picada de mosquito para reduzir o inchaço, o prurido (comichão) e a irritação que muitas vezes ocorre depois de uma picada. O segredo pode estar no facto de as enzimas na pele ajudarem, a reduzir a inflamação.

7. Para tratar dos joanetes

A banana “é vista” como uma alternativa aos cremes e a antiga mezinha do vinagre. Para isso, esmague uma banana e passeá sobre a área afetada. Pode usar a casca para esfregar na pele, pois as suas enzimas actuam na inflamação. Há algumas pessoas que enrolam a parte interna da casca da banana no joanete e a deixam assim durante a noite.

Outras Utilizações

Para deixar de fumar
Banana pode ajudar a DEIXAR DE FUMAR. As vitaminas B12, B6 e os minerais potássio e magnésio existentes na banana, ajudam o organismo a superar os efeitos da abstinência de nicotina.

Para amaciar carnes
Se quiser amaciar a carne enquanto descongela, enrole-a em folhas de bananeira.

Melhorar os efeitos da ressaca
Após uma noitada com excesso de álcool, ferva duas cascas de banana com água. Espere, arrefecer e beba.

Substituta para a vitamina D
Pesquisas indicam que a falta de vitamina D (que é obtida pela exposição ao sol) contribui muito para a depressão.. Além de leite, peixe e abacate, a banana é uma boa fonte desse importante nutriente.

Hidratação da pele cansada
Para hidratar a pele do rosto, use uma pasta de banana.

Aqui está uma receita simples:
2 colheres de sopa de óleo de amêndoas
1 uma banana madura
1 gema de ovo

Amasse a banana com um garfo. Acrescente a gema do ovo e o óleo de amêndoas, misturando bem. Lave o rosto, coloque a mistura e deixe actuar por 20 minutos. Lave o rosto com água fria e seque bem.

Branquear os dentes
As pesquisas indicam que os minerais presentes na casca da banana, tais como potássio e bromina atuam como branqueamento dos dentes sem os danificar.

Corte a casca de uma banana em pequenos pedaços, esfregue a parte interna da casca nos seus dentes, em movimentos circulares por 2-3 minutos. Deixe actuar por 15 minutos (não coma nem beba nada, nem enxague a boca). Depois, enxágue bem. Repita todos os dias e, em poucas semanas, aparecerão ótimos resultados.

A banana pode ser consumida por diabéticos?

Há opiniões contraditórias sobre se as bananas são boas para diabéticos ou não. É verdade que as bananas são ricas em amido e açúcar: poderíamos esperar que causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, as bananas não elevam os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que outros alimentos.

Claro, assim como com quaisquer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, diabéticos devem monitorar com cuidado seus níveis de açúcar no sangue após o consumo.

Ou seja, o consumo de banana parece não ter qualquer efeito adverso grave, pelo menos quando consumido com moderação.

Quem não deve comer banana?

Mas com tantos benefícios será a banana realmente boa para todas as pessoas?

Para quem sofre de doença de crohn ou colite ulcerativa, é um alimento a eliminar da  dieta. A sua razão deve-se ao facto que a banana fazer parte da lista dos alimentos inflamatórios.

Alguns alimentos possuem substâncias irritantes, inflamatórias e isso podem gerar um processo inflamatório, pois o organismo envia sinal ao sistema imunológico de que é preciso atuar contra essas substâncias e eliminá-las. Ora, uma doença inflamatória intestinal é uma inflamação no intestino e, então, um alimento inflamatório pode até mesmo agravar essa situação.

Alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios

Os alimentos com fatores de inflamação negativo: são aqueles que fazem com que as células se inflamem e assim, não são capaz de eliminar as toxinas. Como o organismo tem como objetivo se proteger, responde causando mais inflamação, característica que faz surgir o aumento de peso, o inchaço e doenças crónicas.

Exemplos: pão, manteiga, aveia, batata, arroz cozido, pão de forma integral, ovo, peito de peru, bacon, carne de porco, carne de vaca, ricota, mussarela, leite desnatado, abacaxi, banana, maçã, ameixa, laranja, figo, mamão papaia, pera, morango, pêssego, melão, berinjela e leguminosas e sementes oleaginosas como lentilha, ervilha.

Alimentos com fatores de inflamação positivo: este grupo possui ação anti-inflamatória, o que significa que eles ajudam no combate de processos inflamatórios e ainda ajudam na perda de peso. Além do que, afastam o aparecimento de rugas, tendo um acção preventiva contra as doenças.

Exemplos: queijo cottage, camarão, salmão, atum, bacalhau, uva rubi, abacate, limão, acerola, goiaba, pimentão vermelho, cebola, couve, espinafre, alface, alho, beterraba, nabo, brócolos, tomate, repolho, soja, rabanete, leite de soja, azeite, sementes de linhaça, amêndoa sem sal, feijão e castanha do Pará.

Dicas e sugestões

  • Escolha bananas amarelas se pretende comê-las dentro de poucos dias
  • Use bananas completamente maduras, com manchas na casca, para fazer bolos, batidos, ou em receitas que especifiquem bananas esmagadas
  • Mantenha-as numa fruteira à temperatura ambiente. Ou para retardar o seu amadurecimento coloque-as no frigorifico, mas iram ficar com as casca preta.

Comas-as cruas, cozinhadas ou congeladas. As bananas podem ser adicionadas a produtos de padaria, a cereais quentes e frios, e sobremesas. É uma fruta, prática e fácil de usar em varias preparações culinárias.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.