Conhece as Bagas Incas

Já reparou no supermercado, na zona da fruta exótica numas caixinhas com pequenas bolas em tom dourado ou alaranjado…

São as bagas incas também conhecidas por Physalis, um fruto de origem dos Andes que começa a despertar interesse por suas características nutricionais, sendo consideradas como um super alimento.

 

bagas_incas

Originária dos Andes a Physalis peruviana L., conhecida em Portugal por fisális, nos Açores e em Cabo Verde, por capucha.

Phyalis também é conhecida por outros nomes, consoante o país, na Colômbia, é  como uchuva e no Japão, como hosuki. Assim como também como, Aztec Berry, cereja do Peru, groselha dos Barbados, Goldenberry, Inca Berry, cereja-do-chão, Poha Berry.

Em Ayurveda, esta planta é conhecido como Chirpoti, e é usado para tratar algumas doenças bem conhecidas e problemas de saúde. O fruto desta planta tem uma cor laranja característica e é coberto por folhas que se assemelham a luzes lanterna de papel japonesas.

Trata-se de um membro da família de plantas Solanaceae,  também relacionada a um outro grande número de plantas comestíveis, como batata, tomate, pepino, berinjela, também estes membros desta família de plantas.

Os frutos comestíveis que podem ser consumidos ao natural ou utilizados na preparação de doces, salada de frutas, geléias, bolos, molhos, etc. Usos medicinais: diurético, antisséptico, melhora das funções hepáticas e sedativo.

Valor nutricional das bagas incas

Para além do seu gosto peculiar, Physalis é uma boa fonte de nutrientes, minerais, vitaminas.

Com um sabor doce e azedo as bagas incas extremamente nutritivas e ricas em com seus compostos biodisponíveis que pode ser facilmente absorvidos.

O consumo de 140 grama desta fruta, 3,92 mg de vitamina B3, 1,4 mg de ferro, 15,4 mg de Vitamina C, 0,154 mg de vitamina B1, 15,68 g de hidrato de carbono, 56 mg de fósforo, 50 ug de vitamina A, 2,66 g de proteína e 0,056 mg de vitamina B2, 0,98 g de gordura total e 13 mg de cálcio.

Baixa em calorias

As bagas só tem cerca de 53 calorias por 100 gramas. 

Repartição das Calorias: 11% líp, 76% carbs, 13% prot. Com propriedades que ajudam a emagrecer. 

Por ser rica em fibras, a physalis ajuda a regular o funcionamento do intestino e a diminuir o apetite, dando a sensação de saciedade, auxiliando, assim, no processo de emagrecimento.

Benefícios das bagas incas

Têm um elevado poder antioxidante que fortalece o sistema imunitário, assim como também é rica em fibras, que vão regular o funcionamento do intestino e diminuir o apetite.

Os benefícios trazidos por suas propriedades não param por aí: além de nutritiva, a physalis tem poder terapêutico, devido a presença de uma substância denominada fisalina, que atua como anti-inflamatório.

Contêm vitaminas A, C, E, K, B1, B2, B3 e, assim como ácidos gordos e fitosteróis. quantidades vestigiais de cálcio e ferro.

As sementes de bagas incas são conhecidas por seu efeito levemente laxante, que promove um movimento intestinal saudável e impede a acumulação de toxinas no corpo.

Ricas em antioxidantes

Fruta rica em  antioxidantes incluindo polifenóis e carotenóides, que lhe confere a qualidade de um super alimento útil para as suas qualidades anti-inflamatórias e  as bagas também têm hepáticas e renais propriedades protectoras.

Investigação feita a este fruta descobriu ainda benefícios, no uso de extrato de bagas incas em casos de cancro, diabetes e hipertensão.

Protetor hepático e renal contra a fibrose

Pesquisas conduzidas em a raiz de Physalis apresentaram efeitos hepato-renal protectores contra a fibrose. A composição química da raiz da planta revela a presença de alcalóides, flavonóides e withanolides. Os resultados sugeriram uma administração segura, e melhoria da doença fibrose. Os resultados da pesquisa conclui que a Physalis conseguiu proteger o fígado e os rins contra a fibrose.

Actividade anti-cancerígena

Mas sua reivindicação como um super alimento não vem só do seu valor nutricional mas devido a sua rica composição em alcalóides, polifenóis, flavonóides e principalmente,  withanolides.

Withanolides são um grupo de esteróides que têm sido demonstrado em testes laboratoriais para suprimir as células cancerosas e actuar como um antioxidante. Estes esteróides estão também presentes em de somnifera ou ashwagandha.

Withanolides são também o que dá Ashwagandha seu valor como uma planta medicinal adaptogénica. considerável pesquisa foi conduzida sobre Ashwagandha, frequentemente denominado ginseng indiano, por causa de seus benefícios para o sistema endócrino.

Os withanolides em bagas Incas são considerados como tendo efeitos semelhantes, incluindo benefícios anti-cancerígenos.

A investigação sugere que em caso de tumores a presença de withanolides actua sobre a citocina de factor de necrose tumoral alfa (TNFα). O efeito supressor transforma em genes que aumentam a morte de células de cancro, denominado “apoptose”. E também ajudar a prevenir a metástase-a propagação do cancro em todo o corpo.

Funções Cardiovasculares

Physalis é rica em Vitamina B1 (Tiamina). Esta vitamina é responsável pela produção de acetilcolina, um neurotransmissor que transmite mensagens em direção aos músculos e nervos. A insuficiência de resultados vitamina B1 numa diminuição do neurotransmissor e provoca batimentos cardíacos irregulares. A sua deficiência severa pode causar insuficiência cardíaca congestiva.

Capacidade Cognitiva

Existem vários efeitos antioxidantes das bagas Physalis, alguns dos quais são derivados da enorme quantidade de vitamina C, também ajudam a eliminar o acúmulo de placa nas vias cognitivas, muitas vezes causados pelos radicais livres e estresse oxidativo.

Physalis tem sido relacionada com evitar certos distúrbios cognitivos, tais como doença de Alzheimer e demência. Physalis contém 15,4 mg de vitamina C, que é 17,11% do valor diário recomendado. Também pode aumentar a capacidade cognitiva em pessoas mais jovens, aumentar a memória, foco e capacidade de concentração.

Utilizações e curiosidades

  • A physalis também é utilizada como tirar o gosto em degustações de vinho
  • Em Paris é servida em restaurantes elegantes, coberta com chocolate
  • A fruta também pode ser encontrada em forma liofilizada
  • É normalmente usado na cozinha como decorativo de pratos e sobremesas devido ao aspecto fora do vulgar.
  • Pode ser usado em compotas e doces ou em licores.
  • bagas estão geralmente disponíveis na forma de um fruto seco, o que semelhante em aparência ao sultanas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.