As super algas: Clorela e Spirulina

super-algas-clorela-e-spirulinaEstas algas têm diferentes vantagens nutricionais e diferentes benefícios para a nossa saúde: possuem um teor proteico bastante considerável, e uma elevada quantidade de clorofila e de diferentes vitaminas e minerais. Apesar de ambas possuírem uma elevada quantidade de proteínas, a spirulina tem mais do que a clorela. A spirulina possui cerca de 60–70% do seu peso seco em proteínas de elevada biodisponibilidade, possuindo todos os aminoácidos essenciais, sendo ainda de muito fácil digestão.

A spirulina apesar de ser chamada de alga, não é uma verdadeira alga, mas sim uma cianobactéria ou alga –azul. Trata-se de uma bactéria um pouco diferente, pois tem clorofila e usa o sol como fonte energética.
As grandes vantagens da spirulina são a sua elevada riqueza em carotenoide, nomeadamente em ficocianina – o fitonutriente que lhe dá a cor azul e que tem revelado capacidades antioxidantes com efeitos benéficos para o organismo, nomeadamente melhoria do sistema imune, melhoria dos níveis de colesterol e diminuição do stress oxidativo. A spirulina é ainda rica noutro importante antioxidante chamado superóxido dismutase e possui ainda quantidades consideráveis de GLA, um ácido gordo com diferentes efeitos benéficos.

A clorela é também muito rica do ponto de vista nutricional, e apesar de possuir um teor proteico mais baixo que a spirulina, possui uma capacidade incrível para se unir a metais pesados e outras toxinas ambientais, nomeadamente dioxinas e alguns pesticidas. É por isso usada em muitos regimes desintoxicantes, atuando principalmente a nível do trato gastrointestinal, mas também a nível sistémico. Revela ainda capacidade de melhor o perfil lipídico.

Disponíveis nos supermercados e lojas são boas opções para juntar a sumos para pequeno almoços e lanches

Experimente!!! Coma verde …

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.