As bananas causam gases?

As bananas são uma fruta muito versátil, prática, saborosa e muito popular em todo o mundo.

São frequentemente consumidas após períodos de náusea, vómitos ou diarreia devido à sua natureza e sabor suave e mas também por sua capacidade de ajudar a reintroduzir nutrientes e eletrólitos quando há falta de apetite.

Como tal, as bananas fazem parte da dieta BRAT, (do inglês – Banana, Rice, Applesauce and Toast) que significa banana, arroz, compota de maçã e torrada. Esta dieta ajuda a tornar as fezes mais firmes e é considerada mais leve para o estômago durante os períodos sensíveis.

Há muito que as bananas são usada para ajudar a aliviar problemas digestivos e problemas intestinais como a diarreia e a obstipação em crianças. No entanto, algumas pessoas relatam que comer bananas faz com que experimentem efeitos colaterais indesejados, como gases e inchaço (1).

O inchaço é uma condição comum em que se sente distensão e pressão na parte inferior do abdómen devido a acumulação de gases nos intestinos (2).

Uma possível razão para esses efeitos colaterais é que a banana, é uma fruta que contém sorbitol, um poliol, álcool de açúcar natural. E que o organismo o metaboliza lentamente e pode causar um efeito laxativo quando consumido em grandes quantidades (3).

Açucares e fibras

As bananas são também ricas em fibras solúveis, um tipo de carboidrato que se dissolve na água e pode resultar no aumento da produção do gás (4).

Tanto o sorbitol quanto a fibra solúvel passam pelo intestino delgado durante o processo digestivo e ao terem dificuldade em serem assimiladas passam ao intestino grosso onde, as bactérias intestinais os transforma sobre a forma de fermentação e causa a libertação de gases.

Esses processo de transformação do sorbitol e a fibra solúvel produz hidrogénio, dióxido de carbono e gás metano, o que resulta no aumento da flatulência em algumas pessoas (56).

Comer grandes quantidades de fibra solúvel pode causar obstipação, distensão abdominal e gases, especialmente nas pessoas que podem ter problemas digestivos (78910).

Além disso, se habitualmente não ingere alimentos ricos em fibras, comer alimentos, como bananas, pode causar gases devido a sua quantidade. Uma banana média contém cerca de 3-5 gramas de fibra (11).

A fibra pode ajudar a mudar o microbioma intestinal, aumentando o número de bactérias que produzem gás como subproduto (12).

Como prevenir o gás da banana

Se acha que é sensível aos compostos das bananas, uma maneira de reduzir potencialmente seus efeitos indutores de gases é comer porções menores. Por exemplo, em vez de comer uma banana grande inteira de uma vez, coma um terço ou metade dela.

Algumas fontes sugerem que bananas verdes contém mais amido resistente do que bananas maduras. À medida que as bananas amadurecem, seu amido é transformado em açúcares simples, frutose, que são mais altas em açucares/FODMAPs. Como tal, comer bananas verde (banana com casca verde/amarela sem apresentação de pigmentos castanhos) pode ajudar a reduzir gases e inchaço (13).

Por último, existe maior probabilidade de sentir-se com gases e inchaço se não estiver habituado a fazer uma dieta rica em fibras.

Aumentando gradualmente a ingestão de fibras (por exemplo, ingerindo porções menores de banana), pode ajudar o sistema digestivo a se ajustar a uma ingestão maior de fibras.

Beber muita água também pode ajudar a minimizar quaisquer efeitos colaterais gastrointestinais indesejados derivado do aumento da ingestão de fibra alimentar, como obstipação (14).

banana verde

Diferença entre banana verde e madura

Como já dito anteriormente, a quantidade de amido da banana é a principal causa que pode tornar a digestão difícil para o estômago e acabar provocando gases intestinais. Contudo, as bananas maduras não têm o mesmo conteúdo nutricional que as bananas verdes. Conforme esta fruta vai amadurecendo, o amido vai se transformando em açúcar.

Na verdade, este é o motivo que explica o porquê das bananas verdes não serem tão doces quanto as amarelas. Portanto, como a quantidade de amido das bananas verdes é maior, estas tendem a causar obstipação, enquanto que as bananas amarelas, devido ao seu grande conteúdo em fibras e açúcar, contribuem com a criação de gases. Logo, é possível dizer que a banana causa gases, especialmente no caso das bananas amarelas ou mais maduras

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.