Arroz Selvagem com Espargos e Manga

O arroz selvagem com espargos e manga é uma receita vegana muito fácil e rápida de fazer, que pode usar para complementar outros pratos ou simplesmente servir de refeição para almoço ou jantar para os dias de verão.

arroz selvagem com espargos e manga
Créditos de fotografia cozinha travessa

Ingredientes

1 chávena de arroz selvagem e outra de arroz branco
2 litros de água
2 chávenas bem cheias de arroz branco pronto
6 espargos (usei dos congelados)
1 manga média
Cebola e alho picado
Cebolinha picada
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

Preparação:

Coloque ao lume a água até ferver e junte-lhe a chávena de arroz selvagem.

Quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Escorra e reserve.

Corte os espargos com uns 2 cm de espessura e a manga em cubos. Reserve.

Numa panela coloque o azeite, a cebola e o alho picados. Deixe refogar e misture os dois tipos de arroz: o selvagem e o normal (que já deve estar pronto). Adicione os espargos e os cubos de manga, adicione a cebolinha picada e está pronto.

Rendimento: 4 porções

O que é o arroz selvagem?

Oficialmente, este produto não é de facto um arroz, mas sim um tipo de erva aquática, bastante consumido entre os indígenas da América do Norte. Há também uma espécie originária da China, onde se consome o caule do arroz selvagem como se fosse um vegetal.

O arroz selvagem é cultivado em ambientes semi-aquáticos, normalmente em lagos rasos ou nas beiradas de rios de pouca movimentação. Por isso, e também por ainda ser um produto pouco consumido, o arroz selvagem tende a ter um custo mais elevado que o arroz branco ou o integral.

Mesmo assim, suas propriedades nutricionais são equivalentes às de outros grãos integrais e por isso é uma ótima alternativa para quem opta por refeições saudáveis.

Benefícios do arroz selvagem

O arroz selvagem é rico em proteínas, em aminoácido lisina e fibras, com baixo teor de gordura. assim como os outros tipos de arroz, é isento de glúten.

É ainda boa fonte de fósforo e potássio, e das vitaminas, como a tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3).

O arroz selvagem possui altas doses de vitaminas A, C e E, compostos essenciais para nossa saúde, que colaboram com um sistema imunológico forte e saudável.

O nível de antioxidantes chega a ser até 30 vezes maior que o do arroz branco e isso pode ajudar na prevenção de alguns tipos doenças crónicas.

Juntamente com o facto de que o arroz selvagem possui menos calorias que o arroz branco ou integral, fazem deste alimento um excelente aliado para quem deseja emagrecer com saúde.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.