Amendoim, um alimento funcional

Amendoim - Alimento funcional - Nutrição IntegrativaSabia que…. o amendoim não é verdadeiramente um fruto seco. Tecnicamente é uma leguminosa juntamente com os seus primos feijões e ervilhas, todos pertencentes à família Leguminosae. As leguminosas são sementes comestíveis contidas nas vagens.

Por que razão deve comer amendoins

Os cientistas da Universidade de Florida descobriram que os amendoins competem com as frutas nos seus níveis de antioxidantes. Estes investigadores identificaram elevadas concentrações de polifenóis, em particular ácido p-cumárico. Assá-los pode aumentar o nível de polifenóis, fazendo subir o conteúdo total de antioxidantes em 22%.

Os amendoins são uma excelente fonte de betasitosterol, conhecido por ter propriedades anticancerígenas. São também uma boa fonte de resveratrol, um antioxidante também encontrado na uva que pode ajudar a combater a doença cardíaca.

Nota: à que ter em consideração a quantidade a ingerir e a sua apresentação, uma vez que o amendoim salgado ou picante utilizado como aperitivo devido a quantidade de sal e piri piri perde os seus benefícios.

Sugestões de utilização

# Faça a sua própria manteiga de amendoim, o processo é fácil e rápido. E ainda tem a vantagem de tem a certeza que não tem acréscimo de gorduras trans e açucares. No entanto é necessário ter em consideração que é uma manteiga com alto teor calórico, logo, se não for ingerida de forma e em altura certa pode significar um aumento do aporte calórico, levando assim a um aumento de peso. Isto acontece porque o amendoim é uma oleaginosa, que tem muita gordura.

É importante saber, que apenas deve ingerir três colheres de sopa por dia, repartidas nos lanches e se possível com pão escuro, esperta, Kamut ou de cereais. Tenha em conta que cerca de 60 gramas, que equivalem as três colheres de sopa, têm 340 calorias”.

A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, porque fornece muita energia.

Para quem quer ganhar peso, o ideal é comer uma colher de pasta de amendoim a cada refeição ao longo do dia.

Como fazer manteiga de amendoim

A forma mais simples, depois de torrar os amendoins, colocar num liquidificador com adoçante, açúcar ou mel e deixar moer até ficar pasta.

# Deite amendoins picados na salada.

# Use óleo de amendoim para saltear legumes no Wok

# Experimente uma sandes de manteiga de amendoim e banana para variar o sabor.

Uma boa alternativa para os amantes de desporto !

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.