Para ajudar a curar ou que esteja a recupera de uma doença ou cirurgia, os alimentos e bebidas que consome podem ajudar ou atrapalhar sua recuperação.

Muitos alimentos, incluindo frutas, vegetais, gorduras saudáveis ​​e fontes de proteína, podem contribuir para a redução da inflamação, melhorar a função imunológica, promover a sanação e fornecer a energia necessária para que recupere rapidamente.

1. Vegetais com folhas verdes

Vegetais com folhas verdes como couve, espinafre, rúcula, mostarda e acelga são repletos de nutrientes que reduzem a inflamação, aumentam a função imunológica e melhoram a cicatrização de feridas, tornando-os a escolha perfeita para promover a recuperação.

As folhas verdes são ricas em vitamina C, manganês, magnésio, folato e pró-vitamina A, todos essenciais para a função imunológica e saúde geral (123).

Eles também são ricos em antioxidantes polifenóis que têm poderosas propriedades anti-inflamatórias e de suporte imunológico (34).

Na verdade, a pesquisa mostra que certos polifenóis, incluindo o antioxidante quercetina , que estão concentrados em vegetais de folhas verdes, podem ajudar a suprimir a produção de proteínas inflamatórias como TNF-alfa (5).

Além do mais, a vitamina C é essencial para a cicatrização de feridas, tornando as folhas verdes uma boa escolha ao se recuperar após a cirurgia (6).

2. Ovos

Após uma cirurgia, o organismo precisa de significativamente mais de proteína do que a atual dose diária recomendada (RDA) de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

A American Society for Enhanced Recovery recomenda 1,5–2 gr por kg de peso corporal após a cirurgia. Isso equivale a 105–135 gramas para uma pessoa de 68 kg ( 7 ).

Os ovos não são apenas uma excelente fonte de proteína altamente absorvível, fornecendo 6 gr por ovo grande (50 gramas), mas também nutrientes que apoiam a saúde imunológica e a cicatrização de feridas (8).

Ovos inteiros contêm vitaminas A e B12, bem como zinco, ferro e selénio, os quais desempenham papéis imunológicos vitais (1).

3. Salmão 

O salmão é rico em proteínas, vitaminas B, selénio, ferro, zinco e gorduras ómega-3 (9).

Além do mais, estudos mostram que as gorduras ómega-3 podem promover a cicatrização de feridas, aumentar a resposta imunológica e reduzir a inflamação quando tomadas na forma de suplemento (10).

Além disso, apenas 85 gr de salmão selvagem fornecem mais de 70% das suas necessidades diárias de selénio, um mineral que regula a inflamação e a resposta imunológica (11).

Embora comer salmão seja provavelmente seguro, deve conversar com seu médico antes de tomar suplementos de óleo de peixe, antes ou após a cirurgia. Pesquisas recentes indicam que esses suplementos não aumentam o risco de hemorragias, mas alguns cirurgiões desaconselham a toma de o óleo de peixe (12).

4. Bagas

pequeno-almoco-saudavel

As bagas estão repletas de nutrientes e compostos vegetais que podem ajudar a apoiar na recuperação do organismo.

Por exemplo, as bagas fornecem uma grande quantidade de vitamina C, que promove a cicatrização de feridas, estimulando a produção de colágeno – ou seja, contribui para a síntese, maturação, secreção e degradação do colágeno. (13).

Elas também são ricas em antioxidantes como as antocianinas, que são pigmentos vegetais que dão aos frutos a sua cor vibrante, além de fornecer efeitos anti-inflamatórios, antivirais e de suporte imunológico (14151617).

5. Frutos secos e sementes

Frutos secos e sementes como amêndoas, avelãs, nozes, sementes de girassol, chia e sementes de cânhamo são uma ótima opção para abastecer seu organismo durante o processo de recuperação. Esses alimentos fornecem proteínas de origem vegetal, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais que auxiliam na cura.

Por exemplo, nozes e sementes são uma boa fonte de zinco, vitamina E, manganês e magnésio. A vitamina E atua como um antioxidante em seu corpo, protegendo contra danos celulares. Também é fundamental para a saúde imunológica (18).

Em alguns estudos observa-se que níveis saudáveis ​​de vitamina E podem melhorar a função das células imunes protetoras, como as células NK (natural killers), que ajudam a combater infecções e doenças (192021).

6. Aves 

Com aminoácidos específicos, que são os blocos de construção das proteínas, desempenham papéis importantes na cicatrização de feridas e na função imunológica.

Aves, como frango e peru, contém glutamina e arginina, dois aminoácidos que podem auxiliar na recuperação e cura (22).

A glutamina fornece proteção celular durante períodos de stress, em casos de doenças e lesões, enquanto a arginina auxilia na produção de colágeno e na cicatrização de feridas (23).

Além disso, a arginina é rapidamente consumida durante os períodos de stress, lesões e doenças, tornando ainda mais importante a ingestão adequada deste aminoácido (23).

7. Vísceras

Os miúdos de carne ou vísceras são dos alimentos mais nutritivos que pode comer mas não são do agrado de muitos. Eles possuem muitos nutrientes de suporte imunológico, incluindo vitamina A, ferro, zinco, vitaminas B e cobre, que são necessários para a produção de tecido conjuntivo e colágeno (2425).

A vitamina A, que é essencial para a resposta imunológica adequada das células, ajuda a inibir as células inflamatórias e é crítica para a saúde da pele e cicatrização de feridas (26).

Além disso, as vísceras são uma excelente fonte de proteína, necessária para a recuperação após a cirurgia e doença.

8. Vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos como couve-flor, brócolos, couve-de-Bruxelas e couve são bem conhecidos por seus impressionantes benefícios à saúde. Eles podem ajudar na recuperação graças à sua grande variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Os vegetais crucíferos contêm glucosinolatos, compostos que o organismo converte em isotiocianatos. Foi demonstrado através de estudos, que os isotiocianatos promovem a saúde imunológica, suprimindo a inflamação, ativando as defesas imunológicas e induzindo a apoptose nas células infectadas (27).

Além disso, esses vegetais contém uma variedade de nutrientes que o organismo necessita durante a recuperação, como vitamina C e vitaminas B (28).

9. Marisco

Mariscos como ostras, mexilhões e amêijoas são carregados de nutrientes – especialmente zinco – que podem promover a recuperação.

O zinco é crucial para uma função imunológica saudável. Este mineral também pode ajudar a acelerar a recuperação e promover a cicatrização de feridas, tornando o marisco um ótimo alimento potencializar a recuperação de cirurgias (293031).

Apenas 6 ostras médias (59 gramas) fornecem mais de 300% do Valor Diário (DV) para o zinco (32).

10. Batata doce

Comer alimentos saudáveis ​​com alto teor de carboidratos, como batata-doce, é importante para a recuperação. Os carboidratos não só fornecem a energia de que as células precisam para a cura, mas também enzimas como hexoquinase e citrato sintase, que auxiliam na reparação de feridas (33).

Na verdade, a ingestão inadequada ou insuficiente de carboidratos pode prejudicar a cicatrização de feridas e retardar a recuperação (34).

Batatas-doces são fontes nutritivas de carboidratos repletas de compostos anti-inflamatórios, vitaminas e minerais – incluindo vitamina C, carotenóides e manganês – que podem otimizar a resposta imunológica e ajudar o organismo a se recuperar (35).

Outras formas de ajudar o organismo a se curar

Além de uma dieta saudável repleta de alimentos ricos em nutrientes, o estilo de vida pode também ajudar na cura.

O descanso é essencial durante a recuperação de uma doença, lesão ou cirurgia. Além disso, dormir o suficiente reforça o processo de reparação do organismo.

Na verdade, a falta de sono pode prejudicar a função imunológica e retardar a recuperação (3637).

A hidratação também é importante para todos os aspectos da cicatrização e recuperação, especialmente para o cuidado adequado das feridas. Além disso, doenças que envolvem febre e diarreia podem aumentar suas necessidades de hidratação (3839),

Além disso, deve evitar fumar e beber álcool quando esta em convalgencia ou a recuperar de uma doença ou lesões. Fumar e beber podem atrasar a recuperação, prejudicar a cicatrização de feridas e suprimir o sistema imunológico (40414243).

Deficiências de zinco e vitaminas B12 e A também podem dificultar a recuperação. 

Ajudar o seu organismo a recuperar de uma situação de dano ou doença não é nada mais facil que ter uma alimentação adequada e rica em nutrientes precursores da cicatrização, inflamação e sistema imunitário.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.