herpes

A alimentação para herpes poderá ter um papel importante no tratamento, ajudando a fortalecer o sistema imunitário e diminuindo tanto os sintomas de herpes, como a frequência com que o vírus da herpes se manifesta, em qualquer parte do corpo.

O que é herpes labial

Herpes labial é uma infecção contagiosa causada pelo vírus chamado Herpes simplex tipo 1, e se manifesta através de lesões como pequenas bolhas dolorosas na pele ao redor da boca, na parte exterior dos lábios do paciente. Passados alguns dias, as bolhas se rompem e dão lugar a pequenas crostas no local afetado.

O vírus é encontrado nas lesões, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais. A transmissão por objetos, como copos e talheres pode ocorrer, mas é menos comum, uma vez que o vírus sobrevive poucas horas fora de um organismo vivo. O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de 4 dias, em média.

Alimentos bons para herpes

Os alimentos para prevenir a herpes, normalmente, são aqueles que fortalecem o sistema imunitário, como o kiwi ou a sardinha, por exemplo, mas além disso é importante também aumentar o consumo de alimentos ricos em Lisina, que é um aminoácido encontrado no peixe e na gema de ovo, por exemplo. Isto porque a Lisina diminui a multiplicação do vírus da herpes, fazendo com que a ferida da herpes apareça menos vezes.

Alguns alimentos bons para combater a herpes estão resumidos na tabela:

Alimentação e herpesA suplementação nutricional de lisina, é uma alternativa de tratamento preventivo para herpes, quando a alimentação, rica nos alimentos recomendados para herpes que estão na tabela, não é suficiente para diminuir o aparecimento deste vírus.

Nestes casos, 500 mg por dia de Lisina, podem ser aconselhados pelo médico, para a supressão do vírus, ou de 1000 a 6000 mg por dia, para o tratamento de recorrências.

Alimentos para evitar 

Para evitar a herpes é importante reduzir ou eliminar da alimentação os alimentos ricos em arginina, que é um aminoácido encontrado, por exemplo, no iogurte ou no cacau, e que proporciona um desenvolvimento mais fácil do vírus da herpes.

A arginina está presente especialmente em alimentos ricos em proteínas, como queijo ou iogurte ou em outros alimentos como castanha-de-caju ou alimentos com arginina1feijão, por exemplo.

alimentos com arginina
alimentos com arginina

Além dos alimentos não recomendados, também é importante evitar fumar e apanhar muito sol, porque enfraquecem o sistema imune e fragilizam a pele promovendo a manifestação do vírus.

Existem alguns diferentes tipos de enfermidades que acometem a região da boca, sendo a herpes labial e a afta as mais comuns. Embora ambas sejam feridas na boca e tenham algumas características parecidas, como o incômodo que causam, as duas são patologias bastante diferentes.

Diferença entre herpes e afta

Uma é uma doença infecciosa e contagiosa, a outra não caracteriza uma infecção e não é transmissível. Para entender de uma vez por todas quais são as diferenças entre herpes labial e afta,

A afta é uma inflamação não contagiosa que acontece dentro da cavidade oral, em forma de úlceras, podendo atingir a parte interna da bochecha, a mucosa labial, a língua, a gengiva e os sulcos internos da boca. A ferida, única ou múltipla, é bastante dolorosa, de formato oval ou arredondado, com bordas bem delimitadas e o centro geralmente acinzentado.

Remédio caseiro

Um bom remédio caseiro para tratamento do herpes labial consiste em fortalecer a alimentação com 1 dente de alho por dia, especialmente quando surgem os primeiros sintomas.

Pomada caseira de erva-cidreira

A pomada  de erva-cidreira ajuda a aliviar os sintomas da herpes labial como dor, vermelhidão, comichão ou ardor e a cicatrizar a ferida, pois a erva-cidreira é anti-inflamatória e calmante.

Ingredientes

  • 20 g de erva-cidreira
  • 100 ml de óleo mineral

Modo de preparação

Colocar a erva-cidreira e óleo mineral numa panela em lume baixo por 5 a 10 minutos.  Coar quando estiver frio e administrar na ferida pelo menos 3 vezes ao dia, até ao desaparecimento dos sintomas e da ferida do herpes.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.