Alho, um alimento funcional

Sabia que … O alho começou por ser conhecido como a “rosa malcheirosa” ?

Considerado como um super alimento porque tem imensas virtudes curativas, proporciona importantes benefícios para a saúde. O alho é um alimento saudável, rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos) que deve fazer parte de uma dieta alimentar equilibrada e saudável

Porque razão deve comer alho

Embora o algo contenha muitos nutrientes, teria que comer uma grande quantidade para atingir um nível apreciável nutrição. Mas o que falta no alho em valor nutricional é mais do que compensado com os fitoquímicos que contribuem para à proteção do organismo, como a alicina, que combate às bactérias; a saponina, que limita a absorção do colesterol; e o ácido cumárico, preventivo contra o cancro, para referir apenas alguns benefícios.

A alicina é o componente responsável pelo odor característico do alho e é uma forma de defesa contra as agressões vindas do exterior; não estando presente no alho intacto produz-se apenas quando o alho é danificado, isto é, quando é cortado ou esmagado. A alicina carrega algumas vitaminas importantíssimas para o corpo humano, como a vitamina A, a B1, B2, C, além de uma série de outros minerais como o cálcio e o enxofre.

Existe ainda um composto no alho chamado ajoene, um antioxidante natural que tem capacidades de anti-coagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.  E que também ajuda a impedir a propagação do cancro de pele, quando aplicada a nível tópico.

Outros benefícios

A pesquisa cientifica mostrou que cozinhar o alho com carne, reduz substâncias químicas cancerígenas em carne cozida que se acredita estar ligado ao cancro de mama em mulheres que comem carne.

O Alho pode proteger contra o cancro do cólon, protegendo as células do cólon de toxinas que inibir o crescimento de células cancerígenas. O Selênio e a Vitamina C encontrado no alho, também são conhecidos por proteger contra o cancro de cólon. E investigações sugere ainda que pode diminuir os fatores que podem provocar úlceras e cancro do estômago.

Possui importantes propriedades medicinais que podem e devem ser investigadas na hora de combinar a dieta de todo dia à preocupação com a saúde. Pois tem sido aprovado em reduzir o colesterol LDL (ruim)e aumentar o colesterol HDL(bom) e reduzir a inflamação e dor no corpo, tornando-se benéfica para as pessoas com osteoartrite e artrite reumatóide, ou até mesmo como um agente anti-fúngico, que é eficaz para o tratamento de infecções fúngicas, tais como: a vaginite, e o pé de atleta.

Facto comprovado através de estudos científicos que o alho é extremamente benéfico para a saúde por isso inclui-o sempre que possível na sua alimentação.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.