Água com limão, tem ou não benefícios?

Limpar as toxinas do organismo parece uma ótima idéia. Quem não quer livrar seu organismo de poluentes e contaminantes?

Um dos métodos mais populares é o jejum ao longo de vários dias e outro é beber agua com limão em jejum. Muitos acreditam que a água com limão limpa o organismo e elimina as toxinas acumuladas. É precisamente por isso que a melhor altura do dia para beber água com limão é a manhã, já que o organismo acumula toxinas durante o dia mas também durante a noite.

água com limão

Mas será que a água com limão ajuda a “limpar” o organismo como muitos acreditam ? Haverá realmente algum benefício para a saúde ?

Para quem é seguidor de uma vida saudável e tem a preocupação com seu estado de saúde e segue um modo de vida preventivo. Já teve ter ouvido falar ou até experimentado, que beber água com limão logo em jejum deve ajudar a remover a acumulação de toxinas do organismo. Ou pelo então, bebe água com muita regularidade e desta forma aumenta o sabor, fornecendo muito menos calorias do que as bebidas adoçadas, como refrigerantes ou sumos de fruta.

É preciso desintoxicar?

Mas de acordo com a cientista de alimentos e ex-porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética Joy Dubost, RD, beber água com limão em jejum, não serve nenhum real propósito além de privar o corpo de nutrientes necessários. Na opinião da cientista, a melhor maneira de limpar o organismo é simplesmente beber muita água e obter fibra suficiente para manter sistema digestivo regular.

A idéia de que uma desintoxicação de água com limão pode “limpar” o corpo é falsa, diz Dubost. O corpo remove toxinas através do trato gastrointestinal. Para isso, precisa de fibra. A água de limão não contém a fibra necessária para que o corpo se autolimine.

Outra opinião tem quem segue a filosofia da medicina preventiva, e que defende que, as escolhas que se fazem em relação à sua rotina diária, ou constrói a resistência a doenças ou pode o levam a doença. E para estes, faz todo o sentido começar o dia, “acordando o organismo” o que leva também a activação metabólica e excreção, que promovem a desintoxicação orgânica.

Benefícios da desintoxicação

Beber água é bom. O benefício mais óbvio é o de se manter hidratado.

Infundir a água com limão não aumentará sua destreza. Mas acrescenta outros benefícios para a saúde, de acordo com Vandana Sheth, RDN, CDE e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

Se procura um truque fácil para melhorar sua vida e a saúde em geral, beber água com limão em jejum é uma rotina muito simples de fazer e vai ter efeitos tremendos sobre a saúde em geral. Não só o sabor refrescante ajuda a acordar de manhã como ajuda na digestão e finaliza os processos de desintoxicação naturais do organismo… E os limões são ricos com vitamina C, B, cálcio, ferro, magnésio, potássio, enzimas, antioxidantes e fibras.

Os defensores alegam que a bebida pode ajudar a melhorar o tom e a textura da pele , além de aumentar o humor e nível de energia. Perder peso (1) também está entre as razões para tentar.

Antioxidantes

Água de limão contém outras substâncias benéficas e é uma fonte de compostos vegetais chamados flavonóides.

Os flavonóides têm propriedades antioxidantes que ajudam as células dos danos celulares. E os flavonóides de frutas cítricas são frequentemente associados a benefícios para a circulação sanguínea, sensibilidade à insulina e outros aspectos da saúde metabólica (23, 4).

Os flavonóides do limão também têm o potencial de reduzir o stress e os danos oxidativos, pelo menos em ratos (5, 6). No entanto, estudos humanos são ainda necessários.

1. Melhora a digestão

Como a estrutura atômica do suco de limão é semelhante aos sucos digestivos encontrados no estômago, promove o fígado a produzir bile, o que ajuda a comida a se mover no trato gastrointestinal suavemente. Em estudos com animais, o ácido cítrico encontrado na água com limão também demonstrou proteger a função hepática e prevenir o dano oxidativo, ajudando a preservar a capacidade natural do fígado de desintoxicar. (7)

2. Ajuda o sistema imunológico

O sumo de limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia no combate a gripes e resfriados. Mas não é só a vitamina C que é importante para um bom funcionamento do sistema imunológico, o ferro é outro nutriente importante, e os limões melhoram a capacidade de absorver mais ferro dos alimentos que come (8).

3. Hidrata o corpo

É importante manter-se hidratado. Especialmente durante os meses do verão. Água pura é melhor, mas muitas pessoas não gostam de beber água e não a bebem em quantidade suficiente. E juntar sabor a água é uma excelente alternativa de se manter hidratado e fortalecer ingestão de  vitaminas e minerais.

4. Impulso de energia e humor

A água com limão dá um impulso imediato de energia e melhora o humor logo no início do dia. Quando os íons carregados negativamente, como os encontrados nos limões, entram no trato digestivo, o resultado é um aumento natural nos níveis de energia (9).

Além disso, descobriu-se que o cheiro de limão reduz os níveis de estresse e ajuda a melhorar o humor (10).

5. Promove uma pele rejuvenescida e saudável

Os limões são uma rica fonte de antioxidantes que previnem os danos dos radicais livres. Estes radicais livres são responsáveis ​​pelo envelhecimento prematuro da pele (11). A vitamina C ajuda a manter a elasticidade (pois promove a produção de colagénio) da pele para evitar a formação de rugas e a diminuição de manchas. Em um estudo recente publicado no  American Journal of Clinical Nutrition, consumir regularmente vitamina C levou a uma pele mais jovem e menos rugas (12).

6. Ajuda a perder peso

Embora a água com limão por si só, não seja um milagre na perda de peso, ela pode certamente ajudar a alcançar resultados mais rápidos e de longo prazo. Uma vez que, ficar bem hidratado é absolutamente crucial para qualquer dieta de perda de peso.

Estudo mostra que beber água com a refeição pode reduzir a sensação de fome, a saciedade e vontade de comer (13). De facto, um estudo publicado no  Journal of American Dietetic Association realmente demonstrou que beber 12 copos de água antes do pequeno almoço reduziu o número de calorias consumidas por incríveis 13%! (14).

7. Promove a função renal e combate a pedra nos rins

Pedras nos rins são formações minerais sólidas que se acumulam nos rins. Que apresentam como sintomatologia, as dor nas costas e abdominal, náuseas, vómitos e sangue na urina.

O tipo mais comum é constituído por uma substância chamada oxalato de cálcio e é tipicamente tratada com um composto chamado citrato. Acredita-se que o aumento da quantidade de citrato na urina impeça o cálcio de se ligar a outros compostos e formar pedras.

Felizmente, os limões são carregados com ácido cítrico, o que pode aumentar o volume de urina para ajudar a combater pedras nos rins e numerosos estudos em humanos descobriram que ela pode ajudar com sucesso no tratamento de pedras nos rins (15,16).

Um estudo conduzido na Duke University Medical Center tratou pacientes com terapia de limonada por quatro anos e descobriu que a formação de pedras nos rins despencou de quase uma pedra nos rins por ano para apenas 0,13 por ano (17). Beber bastante água também pode ajudar a promover a hidratação adequada para eliminar pedras nos rins e proporcionar alívio rápido.

Em resumo, o citrato restaura a capacidade da urina de prevenir a formação de cálculos renais.

8. Reduz a inflamação das articulações

Devido aos seus benefícios a nível renal e imunológico, a água com limão tem ainda a capacidade de promover a redução da inflamação no organismo através dos seus benefícios antioxidantes. E desta forma contribuir para minimização de processos inflamatórios articulares e em particular, casos de reumatismo gotoso, auxilia na remoção do ácido úrico uma das principais causas da inflamação das articulações nestas situações.

água com limão

Como fazer água com limão

Fazer água com limão é super simples. Demora menos de 5 minutos do seu tempo precioso da manhã. Basta apertar metade de um limão em água morna (ou à temperatura ambiente).

Ou colocar 1 limão em rodelas na garrafa de água e ir bebendo durante o dia.

Por que usar morna (ou à temperatura ambiente) em vez de água fria ou quente ?

Água quente ou fria leva a um maior gasto de energia para processar, então o primeiro copo da manhã deve estar morno ou em temperatura ambiente para acordar lentamente o organismo e ajudar a digestão.

Qualidades nutricionais

Nutrientes para um copo de água misturado com o sumo de meio limão (18).

  • Calorias: 9.
  • Açúcares: Menos de 1 grama.
  • Vitamina C: 25% do IDR.
  • Folato: 1% do IDR.
  • Potássio: 1% do IDR.

Um copo não parece fornecer muitos nutrientes, mas beber água com limão é uma bebida de baixa caloria e baixo teor de açúcar que pode aumentar sua ingestão de vitamina C.

Para comparação, se substituísse meio limão por meia laranja, dobraria as calorias e o açúcar da sua bebida (19).

Além disso, lembre-se de que o valor nutricional exato depende da quantidade de suco de limão que adiciona, bem como de quaisquer outros ingredientes.

Precauções

Enquanto a água com limão é uma das bebidas mais seguras que pode ingerir, no entanto quando em excesso, os ácidos do limão podem consumir o esmalte dos dentes. Para evitar isso, beba água com limão  antes de escovar os dentes.

Além disso, embora as alergias a frutas cítricas sejam incomuns, elas foram relatadas. Se sentir algum sintoma de alergia alimentar, como urticária, vermelhidão, comichão ou inchaço, interrompa imediatamente a utilização e consulte o seu médico.

Outras alternativas

A água de limão não é o único tipo de água infundida que as pessoas podem consumir e colher benefícios. Por exemplo, a água do pepino e a água da hortelã têm seu próprio conjunto de vantagens para a saúde.

Pepinos são ricos em potássio. O eletrólito ajuda a remover o sal da corrente sanguínea e, finalmente, mantém a pressão sanguínea a uma taxa ideal.

A água com sabor de menta é uma boa fonte de vitamina A e antioxidantes. A hortelã também é usada para ajudar a aliviar a indigestão.

Boa Saúde!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.