Abóbora, um alimento funcional

abóbora

 

Sabia que…. a abóbora mais pesada do mundo pesava 666 Kg?

Abóbora vem da palavra grega “pepon” ou “melão grande”. A meloa, abóbora preta e outros tipos de género cucurbina são também seus parentes. A idade das sementes de abóbora encontradas no México estimou-se em 7500 anos. Eram um dos principais suportes da cultura nativa america e, na verdade, era usadas pelos nativos não so como alimento, mas também para fazer tapetes e outros produtos a partir da sua casca.

Por que razão deve comer Abóbora

A abóbora é uma boa fonte de fibra, potássio, selénio, vitamina A, betacaroteno, alfacaroteno, betacriptoxantina e luteína. As sementes de abóbora são boa fonte de gorduras ómega-3 e uma excelente fonte de fitosteróis, que podem ser benéficos para as glândulas aumentadas da póstata. Na verdade, as suas sementes são usadas há mais de 100 anos para esse beneficio. Os fitosteróis vegetais também são úteis para baixar o colesterol.

A abóbora é um dos remédios chineses usados para aliviar algumas complicações e doenças crónicas causas pela diabetes. comer sementes cruas de abóbora quando se começa a sentir náuseas, ajuda a aliviar o enjoo de movimento.

Estudo de caso controlado japonês envolvendo 133 participantes com uma historia de diabetes mellitus revelou que os indivíduos que comiam uma boa porção de abóboras tinham um melhor controlo da glicose no sangue. E dietas ricas em ácidos gordos ómega-3, como os que se encontram nas sementes de abóbora, podem ser benéficas para quem sofre de asma.

Dicas e sugestões

  • Faça as suas próprias pevides, retire todas as sementes e fios (guarde as sementes para torrar mais tarde). Para torrar, lave-as primeiro muito bem e depois espalhe-as sobre uma folha de papel vegetal. Torre a 190°C durante 20-30 minutos ate ficarem secas; deixe arrefecer e sirva. Tempere com sal se desejar.
  • Coza em água ou a vapor: corte a abóbora em nacos grandes, lave-os coloque-os numa panela grande com cerca de uma chávena de água (a agua não tem de cobrir os nacos), tape e coza durante 20-30 minutaste ficar tenra, ou coza a vapor durante 12 minutos.
  • No formo: depois de ter cortado a abóbora ao meio e lavado com agua fria, coloque o lado do corte para baixo sobre uma folha de papel vegetal grande e leve a assar a 180°C durante 1 hora até ficar tenra.
  • Faça uma sopa simples com puré de abóbora, cenoura, cebola cortada, alho-francês, aipo e salsa picados.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.